Olá pessoal, estou fazendo um projeto no qual estou controlando dois motores dc e um motor de passo. Para controlar os motores DC estou usando uma ponte H l298n e para o motor de passo um driver tb6560. Para a ponte h o gnd do arduino deve ser conectado ao negativo da fonte em conjunto com o gnd da ponte, porém para o tb6560 eu tenho que conectar o EN-, CW- e CLK- no gnd do arduino mas não é recomendado que esteja interligado com o negativo da fonte.

(neste link fala que nao deveria estar interligado o En-, clk- e cw- no negativo da fonte, apenas do microcontrolador)

https://www.instructables.com/id/Using-a-Single-Axis-TB6560-Stepper...

Então Eu fiz a conexão da ponte H com o negativo da fonte e o gnd do arduino. depois juntei o En- CLk- e Cw- no gnd do arduino também ( o que não era o recomendado, já que o gnd do arduino tb estava junto com o negativo da fonte) e funcionou todos os motores. Só que eu também estou usando uma raspberry pra comandar o arduino via UART, e na hora que eu conectei os pinos TX e RX e o gnd, o motor dc parou de funcionar e depois de alguns segundos a ponte H queimou. Alguma ideia do que pode ser e como eu posso fazer as ligações corretamente?

Exibições: 774

Responder esta

Respostas a este tópico

Enquanto a raspberry não estava conectada funcionou, mas ao conectar os motores dc pararam de funcionar e em seguida a ponte h queimou

A fonte 24v também está ligada no tb6560, esqueci de desenhar

Bom dia, 

Como alimentou o Raspberry Pi ?

um carregador de celular ligado na tomada

Boa noite RMF,

notei pelo seu esquema, que vc não alimentou o l298n com 5V, então estou supondo, 

que vc usou o jumper do modulo para usar o regulador interno.

Veja que o regulador interno é um LM7805, e que suporta no limite 25V, e 24V está muito

perto deste limite, e sempre que trabalhamos com estes dispositivos, 

nunca devemos trabalhar proximo à limites.

Isto pode ter provocado a abertura do LM7805, e a falta de 5v para o chip l298, e que não tenha

danificado o mesmo, mas pode ter curtocircuitado o LM7805, e então jogado 24V no chip l298,

e danificado-o completamente.

Vc pode testar mudando a posição do jumper de 5V e fornecer 5V para o modulo e tentar usa-lo novamente.

RV

Mineirin, o tb6560 possui entrada para até 24v, e ele não queimou. o que queimou foi o l298n que suporta até 35v. Como regulador de tensão estou usando o  Xl6009 e apenas para alimentar o microcontrolador

Rafael, 

Você esta usando um regulador elevador de tensão ??

Tem algo errado nisso :

O Módulo XL6009 Regulador de Tensão Step Up Ajustável DC-DC é um circuito eletrônico capaz de converter uma tensão DC mais baixa recebida em sua entrada em uma tensão mais alta em sua saída. O módulo é baseado no regulador XL6009 que funciona com uma tensão de entrada na faixa de 2 a 24V com tensões de saída na faixa de 3.5 a 32V com uma corrente máxima de até 4A, a tensão pode ser ajustada através de um trimpot presente na placa.

Boa noite RMF, 

você  realmente leu o que escrevi?

Não falei nada sobre TB6560.

Tratei só do L928.

Voce está usando este modulo de L298?  :   

 

ou montou um circuito com o chip L298?

RV

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço