Amigos,

tenho um motor de irrigação de 1 CV que é controlado por uma contactora modelo PDWM04.

Até agora só ligava este motor usando a botoeira. Porém, após muito estudar e aprender sobre o arduino estou montando a automação da ligação da bomba e o uso de válvulas solenóides.

Já tenho o programa do arduino pronto, no qual uso um RTC para enviar o horário para o arduino.

Tenho a ligação das válvulas pronta com o uso de um transformador de 220v para 24v e relés.

Porém  meu problema agora é enviar a ordem para a contactora ligar. A saída do arduino já está protegida e tenho um relé de estado sólido controlando um sinal de 220v. Meu dilema é como fazer a ligação da contactora? minha base de conhecimento de contactoras é muito pequeno e estou estudando muito. Quem puder me ajudar, que já conheça algo semelhante, favor postem.

 

Este vídeo abaixo mostra minha dúvida.

Aguardo para discussões.

Deem uma olhada:

https://www.youtube.com/watch?v=heu_2vQluSU

Exibições: 14314

Responder esta

Respostas a este tópico

Sidney Alves Bastos O NEGOCIO É O SEGUINTE:

Desmonta tudo.Calma vou tentar desenhar e ja te mando.

 Sidney Alves Bastos ai ta o esquema da montagem...ta real.O desenho saiu feio...rsrrs.

Qualquer duvida me da um toc...no caso do rele vc sabe que tem que proteger mas caso não saiba liga-lo ao arduino me fala que eu te mostro.

Caso haja interesse segue um link para construção de um shield para o rele no arduino.

http://fritzing.org/projects/acionamento-de-um-rele-com-o-arduino/

RELAY BREAKOUT


http://fritzing.org/projects/relay-breakout/

Feio, é lindo!

Vou estudar em detalhes.

Então, sobre a proteção do arduino, ja me ensinaram. Tranquilo.

no desenho, para um motor de 1cv, vc teria idéia de qual seria o tamanho dijuntor?

depois que sai do dijuntor, o cabo entra no L1 e também é ligado ao A1, certo? o desenho do A2 em baixo não significa que ele vai no A2 também, não é?

Onde está Solenoide 220v devo ligar as cargas ou é outro relé?

Então com estas ligações conseguirei ligar e desligar a bomba?

Rapaz, está 80% claro. Ta quase.

 

Blz  Sidney Alves Bastos estuda ai certinho e caso não entenda me fale que posto certinho para vc,.

Vou dormir agora, pq a patroa ja ta brava e fazer mamadeira para meu bebezinho..rsrrs

De manha ja vejo e te respondo as duvidas.

Abraços

 Sidney Alves Bastos conseguiu meu amigo...?

Sobre o disjuntor pode ser um de 10 A.

Aguardo.

Fredman,

hoje foi o niver da filhota. Um aninho. Num deu pra pegar. Mas amanhã vou fazer as adaptações. Vou comprar os disjuntores. Tem que ser um pra fase e um pro neutro, não é?

Vc viu que legal o que o alexandre fez? ficou show. Vou usar para o sinal ou um relé comum ou um de estado sólido. Vou testar isso amanhã. Mas durante a manhã de hoje eu comprei as ultimas peças da parte hidráulica.

Quero colocar o sistema em teste de resistência esta semana e semana que vem. Assim vou refinando os problemas e construir algo bem robusto.

até

Valeu  Sidney Alves Bastos !! O meu filhote fez um aninho no dia 28..Parabens para a filhota..tamos no mesmo barco..kkkk.

Bom cvc tem que usar e disjuntores sim.Ficou show msmo que o Alexandre fez,,,o cara é fera em edicao de imagem,,,rsrrs...juntou o meu e o dele e ficou show.

Bom manda ai pra mim o projeto para mim colocar em teste aqui tambem...to ansiosimo.

Abraços e bom domingo.

E hehheh  Alexandre Becker Silveira ja vi que manja de ediçao de imagem....Otimo...gostei..Parabens! Corretissimo.

ta bem bacana, é isso mesmo que vocês postaram. vai ficar bem bolado o projeto!

abraço a todos!

Fredman e Alexandre,

ainda não montei o esquema que passaram. Vou fazer isso hoje, prometo. Mas me surgiu uma dúvida. A contactora vai funcionar enquanto tiver energia no relé? isso significa que quando eu cortar a alimentação ele vai desligar?

Será assim o funcionamento?

 Sidney Alves Bastos como assim?

Se o rele for desligado não acionara, porem tem como tambem so dar um pulso no rele e manter a contatora ligado.

Mas me manda certinho sua duvida.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço