dá pra ligar arduino numa bateria de carro diretamente?

falaê negada! ganhei uma bateria de carro do meu velho e nao tenho como usar ela, será que da de conectar ela diretamente no meu arduino atmega1280?

Exibições: 4121

Responder esta

Respostas a este tópico

depende da voltagem da bateria, tem de ser igual á indicada pelo fabricante do arduino atmega 1280

12V, 10A, vai te sobrar uma bela peça de carvão na mão. 

Você só poderá usar a bateria tendo um redutor de tensão e corrente. 

A alimentação para o Arduino deve ser 5V, acho que no máximo 500 mA.

Olá,

Pode sim, desde que a bateria seja ligada ao conector P4 da placa, pois este está ligado ao CI regulador de tensão, tendo inclusive um diodo para proteger contra inversão de polaridade.

Abraço.

Mas com essa corrente toda da bateria o regulador acho que não aguenta. 

Luis, só pra tentar esclarecer uma coisa que muita gente parece ter dúvida aqui no fórum:

 

Quando uma fonte ou bateria tem especificação de XX Volts / YY Amperes, significa que ela fornece XX Volts, e que garante esse nível de tensão até o consumo de YY Amperes. Não significa que uma fonte que forneça 12V/ 20A na sua especificação, irá fornecer ao circuito que irá alimentar 20 Amperes, mesmo porque a corrente depende da carga que está sendo ligada à fonte.

No exemplo acima, uma fonte garante fornecer 12V para uma carga com resistencia minima de 0,6 ohm ( pela lei de Ohm I = V/R), caso a carga ligada tenha uma resistência menor, a corrente seria superior a 20A e a tensão da fonte seria menor que 12 Volts.

 

Claro, isso tudo considerando que as fontes ou baterias forneçam exatamente sua especificação.

 

Espero ter ajudado

 

abraço a todos

Bem explicado. 

Bom dia,
gostaria de fazer um circuito parecido com esse .
Porém todos os meus sensores estão ligados no Arduíno. Só queria ligar o Arduíno numa bateria de 12V. E colocar essa bateria para carregar quando a carga estivesse baixa, para isso a conectaria na bateria do carro.

Por exemplo se a bateria estiver a 15% da carga, começa a carregar.

Alguém teria o esquemático ou alguma noção de como fazer isso? Tenho procurado, mas tudo esta muito confuso.

Para conectar a bateria ao Arduino pensei em ligar um Regulador De Tensão Ajustável Lm2596 e conectar diretamente ao jack ou conectar no usb. Acho melhor o jack né?

Esquenta muito?

A bateria que estou falando é essa http://img.olx.com.br/images/93/932707005258827.jpg

Obrigada.

Escrevi errado, a alimentação é de até 20 volts.

mas ai o lance n é amperagem n... pelo que eu sei, poderia usar uma amperagem que for que n seja MENOS do que o preciso... o lance de se usar uma bateria com uma amperagem ALTA seria vc conecat alguma coisa que PUXE uma quantidade maior que ele aguentaria, ai sim teria pro, mas so ALIMENTAR e usar num cuircuito obdescendo as condições, n tem problema algum...

isso falando de 12V

mas se usar os 20V ai realmente n vai dar certo...

se tiver errado, fiquem a vontade...

O site oficial diz:

The board can operate on an external supply of 6 to 20 volts. If supplied with less than 7V, however, the 5V pin may supply less than five volts and the board may be unstable. If using more than 12V, the voltage regulator may overheat and damage the board. The recommended range is 7 to 12 volts.

Pode, porém se vc não deve ultrapassar 40ma por pino digital em 5V, o regulador do arduino nao consegue fornecer mta corrente, se vc tiver mta carga eh melhor usar um regulador externo. o arduino pode ficar instavel e reiniciar, tome cuidado com circuitos automotivos pq qdo o motor esta ligado o alternador carrega a bateria com uma tensao maior que a tensao nominal da bateria, ou seja, ele pode chegar fornecer mais de 20V eai certamente vai fritar.

O ideal eh vc trabalhar nos 12V msm. use um regulador q nao eh caro e garanta a proteção pra placa. e cuidado pq algum curto no circuito do carro pode incendiar o veiculo...

valeu pelas respostas galera

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço