Criando um monitor de variações bruscas de temperatura

Boa tarde amigos.

Gostaria de implementar em meu projeto, uma forma de medir uma variação brusca de temperatura dentro de um intervalo muito curto de tempo.

O projeto consiste em estabilizar a temperatura de um elemento, e se caso houver uma variação muito rápida da temperatura, por exemplo 1 grau positivo ou negativo em um curto espaço de tempo, acender um Led.

O que pretendo com isso:

Utilizar um elemento Peltier para controlar a temperatura de um densímetro.(Já possuo o projeto de controle da Peltier).

Quando a temperatura do densímetro chegar onde pretendo (setpoint), e alguem colocar uma amostra no densímetro, o que vai acontecer é o desvio brusco da temperatura no sensor, causando novamente uma busca do equilibrio pelo sistema de controle.....isso causa um problema sério, pois tudo já estava em equilibrio térmico e saiu !!! Leva tempo pra tudo voltar ao set point. 

O que quero:

Se caso a temperatura chegar onde pretendo e ficar lá sem variações bruscas (chegar ao set point lentamente), o programa segue normalmente. Mas se por acaso houver uma variação brusca da temperatura, como alguém colocando uma amostra, o programa vai travar o PWM  (ou acender um Led)  por tempo suficiente para entrar novamente em estado de equilibrio do set point e tudo voltar ao normal.

O que preciso é isso, monitorar a temperatura por todo o tempo, e se caso houver uma mudança brusca de temperatura em um curto espaço de tempo, o programa gerar um aviso.

Vou usar esse aviso em uma função para travar o PWM que controla a Peltier no valor que estiver para não tirar o sistema do equilibrio que levou um tempão pra chegar.... O aparelho vai " entender " que essa variação brusca é uma "amostra" e vai manter o PWM no valor que estiver. Após algum tempo determinado, o sistema "destrava " o PWM e tudo segue como antes.

Vou postar o código de controle da Peltier em breve para todos.

Agradeço se puderem ajudar.

Exibições: 190

Responder esta

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço