Como deixar o pino RST do ESP-01 flutuando e poder dar um um reset(GND) programaticamente

Pessoal,

Tenho uma dúvida que talvez seja muito simples.

Eu reparei que os módulos ESP-01 que tenho testado de vez em quando precisam ser resetados, para funcionarem melhor - principalmente para se conectar ou reconectar.

Eu fiz da seguinte forma:

Coloquei um botão de reset com o pino RST do ESP-01 flutuando e quando eu aperto o botão, é feito contato com o GND. Isso faz um reset no ESP-01 e facilita a conexão com o Arduino (ou com o conversor USB se eu estiver queimando o firmware)

Eu gostaria de fazer essa operação de reset via software, com o Arduino;

Deixar o pino RST do ESP-01 conectado a algum pino do Arduino e, ao iniciar o sketch Arduino, eu envio GND momentaneamente.

Vamos supor que eu use o código abaixo:

#define RST 5  //ligo o RST do ESP-01 ao pino 5 do Arduino

setup() {

  pinMode(RST, OUTPUT);

  digitalWrite(RST,LOW);       //envio GND ao RST ??

  delay(200);                        //delay 200millis

  digitalWrite(RST,HIGH);      //envio 5V ao RST ????

}

loop() {

  ...

}

Bom, isso NÃO é o que eu quero - imagino.

O código acima, pelo que eu saiba, vai mandar LOW e após 200mls vai mandar HIGH. Ou seja, o pino RST vai ficar ativado com 5V.

O que eu quero é deixa-lo flutuando, mas não sei como faze-lo.

Alguém pode me dizer como devo fazer isso ?

Grato !!

 

Exibições: 2263

Responder esta

Respostas a este tópico

O Arduino esta conectado na serial do ESP8266 ?

mande um comando de reset para o ESP8266  AT+RST

Aguarde alguns segundos (Timeout) e volte a conversar com o ESP8266. 

Olá José Gustavo,

É o que faço hoje. Mas eu quero saber como deixar o RST do ESP-01. Flutuando ou com voltagem ?

Tudo já explicado em 


Módulo ESP8266 ESP-201 - descrição e uso:
http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

RST (EXT_RSTB / Pino 32 do Chip) :

Esse é o pino de Reset do Chip ESP8266EX. Esse pino já tem um resistor interno de pull-up, por isso, não é necessário conectar algum resistor. Para resetar o chip (reboot) , use um nivel baixo - conecte o pino ao terra (um pulso apenas).

Importante !

CHIP_EN (CH_PD / Pino 7 do Chip):

Como o nome já diz, Chip enable, isto é ativação do Chip. Para o funcionamento normal do módulo, esse pino deverá  ter um nível alto (3,3V). Como esse pino já tem um resistor interno de pull-up, não há necessdade de conectar algum resistor. Para desligar o chip (power down), conecte esse pino ao terra.

Apesar do Datasheet informar que o pino tem um resistor de pull-up, ao testar o meu módulo ESP-201, constatei que o pino CHP_EN estava sempre com zero Volts. Por isso, para ativar o módulo, precisei conectar um resistor de 10K ohms ao +3,3V. 

 

Oi OC, boa tarde,

seque conforme conversamos, o desenho com a solução que funcionou com o seu ESP8266 e

usando o code que escreveu.

Rui

Oi Rui.

O desenho da ligação do pino 5 com o RST do ESP-01 eu entendi, apliquei-o ontem a noite e está funcionando, com exceção de que há um botão no meio, ou seja, funciona das duas formas.

Já o desenho do pino 9, é o INPUT_PULLUP ?


O arduino que eu estou utilizando é o ProMIni ATMega328

Desenho do ProMini

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço