Boas pessoal, tenho estudado bastante sobre Arduino e Eletrónica mas ainda tenho muitas, muitas duvidas.

Neste momento a minha principal dúvida antes de iniciar o meu projeto Alimentador Canino (ainda estou a espera que o material chegue) é como vou alimentar o meu projeto.

Como a intenção e que o projeto funcione quando não estiver ninguém em casa e isso pode durar alguns dias, gostava de saber como alimentar esse tempo o meu projeto.

Relembrando, o meu projeto terá 2 motores que irão funcionar 2 vezes por dia durante alguns segundos (deve andar a volta de 30seg). Ou seja cada motor deve rodar cerca de 1 min por dia. Terá também um LCD 16x2 e possivelmente um buzzer para marcar o inicio do funcionamento.

Já pensei fazer uma espécie de ventoinha eólica para carregar baterias recarregáveis, não sei se é possivel.

Gostava que me dessem umas luzes sobre como alimentar o meu projeto.

PS: Criei este tópico para o outro não ficar muito confuso e para no futuro alguem com a mesma duvida ter mais facilidade na pesquisa.

Exibições: 2683

Responder esta

Respostas a este tópico

Então alguém consegue ajudar a alimentar o meu arduino e dois motores de 5v com a corrente cá de casa?

Já tive a ver transformadores com Input 220/240v e Output 5v de 2A, mas preciso de alimentar o arduino e os motores separadamente.  

Como posso fazer isso? 

Rui, segue um exemplo, aproximado, de como poderá ligar o arduino, os módulos e os motores.

Perfeito, exemplo mais facil de entender era impossível. 

A minha confusão nesse esquema tinha a ver com as ligações serem em serie ou em paralelo visto que em serie ele ia dividir os 5v pelos componentes.

Segundo o seu esquema vou necessitar de dois modulos l298n?

Rui, a maioria dos módulos com o L298n suporta dois motores comuns ou um de passo. Então, sim, para dois motores de passo são necessários dois módulos, mas se você comprou dois motores daquele anuncio que me mostrou, não precisa comprar outro driver. No anuncio do ebay que você me mostrou ja vem um driver junto com o motor (ULN2003).

Recomendo montar e fazer funcionar um motor para testar o torque e a velocidade. Assim evita de comprar componentes desnecessários. Além de ainda poder usar o que você ja tem.

Todos os componentes serão ligados em 5V. Não há necessidade de transistor.

Também gosto do Fritzing pela facilidade e agilidade para montar os esquemas.

Uma duvida que surgiu, os pinos Power do arduino só permitem +/- de 40mA a 200mA certo?

No esquema acima eu estava a colocar 2A no arduino, está correto?

Olá Rui,

2A (dois amperes) é a corrente máxima fornecida pela fonte, mas não quer dizer que o equipamento receberá 2A. Se o Arduino consome apenas 200mA é essa a corrente que ele receberá, mesmo a fonte fornecendo 2A. Em teoria, sua fonte aguentaria 10 arduinos ligados ao mesmo tempo. Com esse esquema ai será consumido aproximadamente 1,5A.

Grande Leonardo muito obrigado mais uma vez :D

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço