Circuito simples de acionamento duplo de lâmpada

Caros amigos,

Estou com a seguinte dúvida. Criei um circuito aparentemente simples para acionamento de um relê 5V. A principal característica do circuito é que, para acender a lâmpada, o usuário possa acionar um interruptor físico (B) ou acionar (A) que seria um switch lógico controlado por um outro dispositivo para acender a lâmpada (F).

Segue imagem:

Onde:

A é o switch lógico;

B é o interruptor mecânico;

C é um transistor (testei parte do circuito na prática com um BD142);

D é uma fonte DC 5V;

E é a tensão de saída do circuito lógico acionador do transistor;

F é a lâmpada 220VAC;

G é o relê 5V;

H é uma fonte 220VAC 60Hz (Ignorem o fato do ícone ser DC);

Essa foto é de um software Android simulador de circuitos eletrônicos EveryCircuit Free. No software ele funcionou perfeitamente, a minha preocupação é se na vida real seria necessário algum diodo na saída ou entrada do transistor para proteger ele de algum possível retorno de corrente caso somente B seja acionado. Como sou leigo, fiquei com essa preocupação, pois já vi casos de retorno de corrente caso algo no circuito esteja feito errado.

Vale lembrar que o circuito deve acender a lâmpada caso B ou C seja acionado ou os dois.

O que vocês acham? Está tudo correto? É preciso algum diodo ou algum outro componente em algum lugar?

Obrigado desde já

Exibições: 1825

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi ART, boa tarde.

Sugiro fazer as mudanças no seu circuito conforme este desenho:

1. Diodo em paralelo com a bobina do relé. Protege o transistor de indução da FCEM.

2. Não é necessário a utilização da energia do outro dispositivo, já que o contato A já faz parte dele.

Rui

P.S, Parece que a imagem não esta sendo vista.  Não sei porque, mas click nela que ela abre.

Oi Rui,

Eu já tinha visto esse diodo num circuito anterior que montei há muito tempo nesse site: http://www.rogercom.com/pparalela/introducao.htm (circuito 3), mas nunca soube a real necessidade dele. Pelo que vi na internet, FCEM é força contra eletromotriz, uma interferência da qual nunca soube a existência kkkkk, ainda bem que postei o circuito aqui.

O 3.3v na verdade iria vir de uma placa Bluetooth fora desse circuito, ela seria alimentada pelos mesmos 5V mas a saída lógica para ativar o transistor sairia de uma DIGITAL OUT dela em 3.3V, por isso isolei. O interruptor físico retratado perto dos 3.3V não é físico, na verdade é lógico, só o B é físico. Desse jeito fica correto?

O fato da imagem não aparecer é um bug do sistema de postagem do LDG, ao postar a imagem, é só ir no Editor HTML e remover o parametro ?width=x do src da imagem.

Muito obrigado!

A ligação entre os 5vdc e os 220vac não me parece correta...

Oi ATR,

o alerta do ROD é muito importante, apesar de não esta incorreto, existem localidades em que a rede é Fase/Fase, ou também ,sua ligação não prever o acerto de que lado da rede(Fase ou Neutro )

está ligado no rele, tornado-se perigoso para pessoas, ou danificando o seu circuito.

Rui

Entendi

O programa generaliza os aterramentos, o que irei fazer na verdade é usar o negativo proveniente da fonte 5V e essa fonte irá usar o neutro dos 220V, protegendo assim o circuito. De qualquer forma em toda ligação eu faço testes com ponta de prova para verificar pólo vivo.

Obrigado aos dois pelo alerta

Arthur,

Como o Rui comenta abaixo, seu circuito passa a ser de rabo quente neste caso, rsrsrs, porque hoje poderia ser neutro, e amanha alguém inverter a entrada AC por qualquer motivo, e o GND ficaria vivo, podendo oferecer riscos físicos graves a quem sem querer toca-se o GND vivo e terra, e uma serie de outros motivos que obrigam a recomendar que deixe o GND desacoplado da etapa de potencia.

Abs.

A parte negativa você diz?

Olá Arthur,

Você deve fazer uma alteração importante.

Na sua descrição você informa que desconsideremos que a tensão de potencia esteja marcada como CC porque na realidade será AC, então note que a linha que une o circuito de comando, não deve estar ligado ao circuito de potencia, e sim isolado totalmente, GND do circuito "frio" isolado do Neutro do circuito "quente" Se precisar mais informação avise.

Veja o vídeo que fiz a pouco baseado em seu circuito simulado no Proteus, segue o desenho também anexo aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=5Ye5tbjXO8Q&feature=youtu.be

Abs.

Oi ATR,

este seu circuito com o Gnd na alimentação de 5V,

me remeteu aos primórdios de meu aprendizado em eletrônica.

Tinha um radio que era chamado de "rabo quente",

pois tinha um lado da "tomada"ligado no chassis dele.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/mundo-das-valvulas/651-com...

Rui

Olá Carlos,

Fiz as devidas alterações no circuito. Ressalto que a parte 3.3V precisa ser independente pois é uma placa bluetooth a parte que gera um sinal digital lógico de saída de 3.3V para ativar o transistor.

Eu só não entendi porque o programa que eu uso requer que eu coloque aqueles aterramentos ali para a simulação nele funcionar, achei que ligar os negativos seria suficiente.

Muito obrigado!

Olá Arthur,

ok, entendi sobre o 3.3V, é que eu que tomei como base o desenho do Rui e não o seu.

Quantos aos simuladores, note, são simuladores, servem? Sim, mas não ao ponto de usar de maneira confiável, tem deficiências serias em relação aos circuitos reais, por isso use com moderação.

Por favor, entenda que minha proposta foi para ajudar, todos aqui ajudamos uns aos outros, é o espirito deste fórum, em nenhum momento foi minha intenção dizer que sei mais ou menos que outros, já que como dizia o velho Sócrates ex jogador de futebol falecido, Só sei que não sei nada, ou era outro Sócrates?

kkkkkkkkkkk.

Grande abraço! 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço