Topico

Fiz a ligação desse topico com o big easy driver. Porém quando acionei o chip saiu sua "alma". rsrs

Tenho outros aqui e gostaria de saber o que esta tendo de errado.

Exibições: 1648

Responder esta

Respostas a este tópico

Rafael , esta tudo certo - fonte, ligações e motor !

Véio, o seu programa esta errado ! 

Alterei apenas os pinos step e dir, para funcionar no Grbl. coloquei no pino 2 e 5." 

Corrija !

int stepPin = 2; 
int dirPin=5;

José. Eu removi o grbl e upei esse programa para testar também alterei fisicamente os pinos de entrada, so para testar mesmo. Porem continua do mesmo jeito driver esquenta motor nada de girar e isso com os 5 drivers que estou em mãos.

Envie uma foto da sua montagem.

Já trocou o motor? Testou com outro motor? 

testei com 3 diferentes. jaja posto

Oi RMG, boa tarde.

Como caiu a conexão, vou te explicar porque o seu big easy driver deve estar esquentando.

Você disse que sua fonte é de 24V DC.

O seu motor funciona com +- 3V a 5V nas bobinas.

Quando a corrente atinge 1,5 A nas bobinas do motor, terá a mesma corrente através do CI.

Como 24V - 5V = 19V,  e com uma corrente de 1,5A  pela lei de Ohm. o seu CI esta dissipando (W = V* I)

19*1,5 = 28,5W.

Na minha opinião esta dissipação é muito grande para este CI e ele precisa de um bom dissipador para não danificar.

É claro que ao ajustar o potenciômetro, você diminuí a corrente, mas mesmo assim ainda acho que

com uma fonte de 24V, você precisa de um dissipador no CI.

Qdo o motor fica parado, dependendo da configuração que definiu, a corrente fica passando pelas

bobinas dele. E quando está em movimento, dependendo da configuração, esta corrente pode ser menor.

Uma ação que pode fazer para reduzir esta dissipação, é diminuir a sua fonte de alimentação de 24V para 12V,

mas ainda assim precisará de um dissipador.

Rui

Entendo Rui, porem mesmo com os 24v de alimentação o motor deveria funcionar correto? não entendo do por que não funciona. Poderia me passar um passo a passo para eu poder testar os motores, manualmente efetuando disparos de pulsos eletricos direto nos terminais dos motores?

Rui bom dia, 

O driver do motor usa PWM. 

Na especificação que eu achei do motor, a tensão recomendada é de 24V. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço