Olá amigos, trabalho na indústria têxtil e estou montando uma placa de controle para uma máquina atadora para tecelagem. Esta máquina é um pouco antiga, ano 95 e atualmente está difícil encontrar a placa de controle no mercado.

Esta máquina tem uma fonte separada que fornece 55Vcc e nesta parte eu não posso mexer.

Ela tem um motor CC de 36V/3A com controle de velocidade.

Estou pensando em montar uma placa com o garagino incorporado.

A dúvida é como baixar a tensão de forma eficiente para alimentar o motor e o garagino.

Exibições: 2535

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim, se for fazer fora fica caro mesmo, a saída mais barata seria se algum técnico em eletrônica da equipe de manutenção da empresa fizesse a placa, pois a mesma não é das mais complicadas. Um bom técnico faria isto facilmente se pudesse se dedicar a tarefa.

Luiz Henrique, minha sugestão seria primeiramente fazer um diagrama da placa.

E depois desenvolver a sua placa com os melhoramentos que deseja. 

Desenvolvi um método fotográfico que facilita o desenho do diagrama, usando Photoshop.

Dá trabalho, mas pode talvez facilitar na criação do diagrama. 

Se quiser, mande as fotos de cima da placa e da parte debaixo, que eu monto a sequencia fotográfica. 

(tem que iluminar bem a placa, para que todos componentes fiquem visíveis). 

Algumas fotos do procedimento de engenharia reversa:

https://www.flickr.com/photos/jgustavoam/sets/72157638878341744/

Isso mesmo. Vou me dedicar esses dias a criar a placa. Vou fazer algumas medições na placa original e depois vou tentar criar uma mais moderna microcontrolada.
Assim que tiver um protótipo, vou postar aqui.
Obrigado a todos.

Luiz.

Já trabalhei em indústria textil e sei que um parque as vezes (dependendo do produto: meias por exemplo...) fazem uso de centenas (ou milhares) de máquinas, portanto:

- Não acredito que isso será feito.

Porque?

Por um motivo muito simples, chamo de a "Síndrome da lição esquecida".

Leia o link para entender: 

http://labdegaragem.com/forum/topics/a-li-o-esquecida

Seu projeto não foi o primeiro e nem será o último a passar por isso. Daqui umas 50 placas, vc. terá lucrado mais do que um apartamento e nunca abrirá mão disso para que um estranho possa fornecer a solução (copiada de você mesmo) para seus empregadores, é assim que irá pensar, e portanto guardará para sí a "galinha dos ovos de pano".

Fazendo isso, estando dentro da empresa, quando for dispensado, terá que entregar isso para seus patrões (é a lei), e todo mundo sairá perdendo (só os capitalistas ganham).

A Apple quase "entregou" o sistema operacional dos MACs para a Microsoft uma vez.

Vai pensando...e boa sorte.

Olá amigos,

estive meio afastado devido a excesso de trabalho, porém, fui obrigado a continuar o projeto porque a placa da máquina queimou.

Estamos esperando alguns componentes chegarem, e neste meio tempo estou desenvolvendo outra placa.

Fiz um protótipo simples somente para a máquina funcionar.

Como eu disse anteriormente, a alimentação da placa é em torno de 55Vcc e o motor é de 36Vcc/3A.

Para o motor, vou usar os mesmos 55Vcc e vou controlar com PWM.

Tentei usar uma fonte de 36Vcc para alimentar o motor, porém estava perdendo força em baixa velocidade.

Estou precisando baixar a tensão de 55Vcc para alimentar o atmega328p.

Alguém conhece algum regulador no mercado que consegue baixar de 55Vcc para 20Vcc ou 15Vcc?

Pensei em utilizar o TL783c, mas, não sei se este CI é comum no mercado.

Depois vou postar os detalhes do que já foi feito.

 

Foto do protótipo utilizando um arduino uno chinês (queimou durante os testes).

Foto Protótipo

LHC, boa tarde.

voce já pensou em usar estes 55Vcc para alimentar uma fonte switch,

e do outro lado da fonte voce terá os 5V para alimentar o seu arduino?

Algo similar a isto?

Rui

Não conheço esta fonte, teria algum link?

preciso embutir tudo numa placa, como no protótipo.

LHC, postei um esquema de exemplo.

Rui

Vou dar uma estudada nesta fonte.

Depois posto os resultados.

Vou tentar encontrar o CI.

O transformador dá pra retirar de fontes ATX.

Rui também dá para fazer com o LM2576HV.

Mas deve ser a série HV que suporta até 60V na entrada.

Eu pensei neste também, porém eu achei a tensão de entrada muito próxima da tensão da fonte.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço