Armazenando dados de Arduino Mega com SD Card e Real Time Clock

Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida talvez um tanto superficial para alguns, porém sou essencialmente leigo em relação a eletrônicos.

Estou montando um sistema de monitoramento de umidade de solo com Arduino Mega e sensores analógicos resistivos YL-69, os quais deixarei registrando a umidade por cerca de um mês. Para tal vou utilizar um módulo de adaptador microSD, e aí que me bateu uma dúvida quando procurei a respeito de vídeos na internet.

Vi que falam que o arduino não é nativo de real time clock, portanto se eu quiser registrar o momento, com hora e data, em que cada valor foi registrado, iria ter que usar um RTC a parte. É realmente necessário? Pois quando conecto o mega em meu computador, aparece a opção "Show timestamp" no monitor serial, que me mostra o momento exato de cada medição. Isso só aparece pelo mega estar conectado ao computador, e este sim, possuir o RTC? No momento em que eu armazenar meus dados com o mega desconectado ao computador, essa opção nao seria mais possível? 

Pois nas printscreens dos tutorais que vejo (vida de silício, Filipe Flop) o monitor serial deles não possui essa opção (show time stamp). Será que o novo software possui essa opção? Ou o RTC não depende do software mas puramente do hardware? 

Vi também que se eu usasse um módulo datalogger direto ao invés de Adaptador SD + RTC já teria tudo que eu preciso, pelo datalogger já vir com RTC embutido. Mas fiquei com certo receio, pois não encontrei na internet tantos fóruns e vídeos ensinando a mexer bem com o datalogger, nem muitos scrips tranquilos de usar.

Desculpe a possível ignorância, novamente, sou bem iniciante ao assunto.

Att, 

Matheus

Exibições: 184

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde MS,

realmente o mega não tem um RTC nativo.

A opção do serial monitor de imprime a hora, é do relógio do PC.

Se você vai usar durante um mes somente, e se não precisar de exatidão do horário,

pode usar a função millis(), ou ainda a biblioteca OneTimer.h.

Mas lembre-se que se faltar energia, ao restabelecer, a hora voltará invalida, e será necessário acerta-la .

RV

Obrigado pela resposta! Uma dúvida, você falou que no caso de não precisar de exatidão posso usar a função millis. Eu até tinha observado ela, e pensei em usá-la para que, quando eu abrisse no excel, aplicasse-a em uma equação de maneira que adicionados a hora inicial, me desse a hora da medição. O problema é que não sei o quão preciso ele mediria isso (se houver um erro de 5%, em um mês resultaria em 36 horas de erro. Quanto à essa biblioteca One Timer, ela substituiria o RTC? eu procurei mas não achei nenhum vídeo de alguém usando, poderia me resumir sua utilidade e nível de dificuldade em usá-la? 

Quanto a falta de energia, realmente o RTC torna a ideia muito mais viável, pois se a energia for cortada sem meu conhecimento, o método que citei acima se tornaria totalmente inválido e eu nem ficaria sabendo. A precisão exata não é necessária, mas eu vou precisar bater os dias de chuva com minhas medições de umidade, então é exigido pelo menos alguma precisão sim (se meus sensores indicarem umidade baixa em dia chuvoso ou vice-versa, isso seria bem ruim).

Sugiro vc realmente usar um RTC,

Se for usar, recomendo o DS3231, pois o DS1307 é mais impreciso.

RV

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço