[RESOLVIDO] Arduino Resetando Aletoriamente - Trabalho de conclusão de curso

Olá amigos, gostaria de contar com a ajuda de vocês pois estou com um problema em meu trabalho de conclusão.

É o seguinte meu projeto consiste em controlar uma subestação de abastecimento para pequenos distritos (até 300 pessoas) através da utilização da plataforma Arduino juntamente com o software de supervisão ScadaBR, ou seja, a principal intenção do projeto e diminuir os custos finais para a empresa que cuida desse tipo de serviço, já que nesses tipos de locais o controle ocorre por comandos elétricos e sem nenhum tipo de monitoramento, já que muito das vezes os funcionários não se encontram no local.

Estou utilizando um Arduino UNO, Ethernet Shield W5100, Modulo Relé 5v de 8 canais que esta sendo alimentado por uma fonte externa de 5v (já foi testado outra fonte), um sensor ultrassônico HC-SR04, lâmpadas, botões e contatores para a parte de potência. A parte de comando está totalmente separada da parte de potência, sem risco de interferência

Bem, vamos ao que importa, meu projeto está funcionamento corretamente, apenas em momentos bem aleatórios o Arduino insiste em resetar, já realizei vários testes tais como:

- Tirei partes do código que não afetavam o funcionamento do sistema apenas para teste;

- Removi toda parte de comunicação;

- Alterei partes do código sem alterar a lógica para testar;

- Testei outro ethernet shield novo, e sem ethernet shield;

- Toda parte elétrica foi conferida e está tudo correto;

- Trocamos os contatores;

Ainda existem mais testes que foram realizados que não me recordo.

Estou postando o código e algumas fotos para vocês entenderem melhor o projeto. Desde já agradeço a ajuda.

Link do código: http://pastebin.com/hQvSy41r

Exibições: 3257

Responder esta

Respostas a este tópico

Uma causa frequente de reset no arduino são as strings e arrays quando o limites deles é ultrapassado. Por exemplo, colocar 20 bytes em um array que só tem 15 posições disponíveis. Isso costuma travar ou resetar o arduino.

Entendo Francesco, mas creio que não seja meu caso, no sketch principal não utilizo strings nem arrays, a não ser que seja utilizado nas bibliotecas de modbus, porém já removi a parte da comunicação e o problema persistiu. Obrigado pela ajuda amigo.

Boa noite,

Troque os contatores por SSR, acredito que este seja o problema, EMI gerada pela bobina dos contatores.

Salvo que o Arduino estiver em uma caixa metalica e aterrada vai ter problemas sempre, tente colocar SSR.

SSR AQUI LINK

Boa sorte.

Abs.

CK

A gaiola de Faraday  o proposito da caixa metalica neh.

Sim seria algo similar.

Bom dia Carlos, obrigado pela atenção

Pelo o que a maioria do pessoal me falou, quase certeza que é EMI gerada pelas bobinas dos contatores, hoje vou refazer o sistema de aterramento do arduino, trocar o modo de alimentação do módulo relé, e por ultimo colocar filtros RC em paralelo a bobina do contator, caso não resolva partirei para sua dica. Fico agradecido.

Matheus,

De nada e disponha, problema similares ocorreram com um colegas garagistas, e foram resolvidos sempre desta forma, ou isolando o Arduino da EMI ou usando SSR, lembrando que os SSR devem ir montados em dissipadores de acordo a potencia de operação, muito fácil de encontrar no mercado.

Segue um link de um vídeo de um colega garagista que ajudei na implantação de irrigação um horta, note que não existe proteção alguma e os componentes não são afetados pelo uso dos SSR.

Segue também link do meu canal no Youtube.

Protótipo sem acabamento funcionando

MEU CANAL AQUI

Não se esqueça de dar um feedback  sobre os resultados, porque sempre são valiosos para toda comunidade.

Boa sorte!

Abs.

CK

Pode deixar, assim que conseguir sanar o problema eu posto aqui, obrigado pela ajuda.

Quando sobrar um tempo vou dar uma olhada no seu canal e no vídeo citado.

Nesse video qual SSR e motor foi usado?

Meu caso eh com pneumatica e usei eletromecanico Omron MY2N como barreira, apenas um eu uso.

Akira,

o projeto não é meu, ajudei o colega aqui no LDG com o programa e o uso dos SSR pelo mesmo problema relatado aqui neste topico, isso ja faz um bom tempo, mas no vídeo se vê claramente que são dois SSR de 25A cada, e duas bombas WEG de 1HP.

Abs.

CK

Seus olhos sao treinados, Kwiek por isso vc ve facilmente.

Use fontes separadas. Uma para o Arduino e outra para o modulo de relés e para os relés. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço