Análise de circuito - Arduino, LM35, Peltier, Ventoinhas

Olá pessoal, bom dia.

Pretendo construir uma pequena caixa térmica com monitoramento da temperatura usando Arduíno e PID para refrigerar um outro dispositivo eletrônico.

A caixa será de alumínio com revestimento de um isolante térmico. A ideia será utilizar uma placa peltier com uma ventoinha e dissipador de calor na parte externa da caixa.

Colocarei outra ventoinha dentro da caixa para criar uma corrente de ar a fim de evitar condensação. Internamento usarei também uma pequena caixa com sílica. Os dois sensores serão posicionados um fora da caixa e outro dentro da caixa. Usarei um shield LCD mas este ainda não está presente no esquema.

Pesquisei várias soluções na web e a partir delas montei um circuito.

Vou utilizar uma fonte de PC para alimentar a placa arduíno, peltier e ventoinhas.

Tenho muitas dúvidas em dimensionar os componentes e gostaria da ajuda de vocês.

Com o objetivo de proteger o Arduíno eu adicionei opto acopladores na comunicação com as ventoinhas (fan). Não usei opto acoplador na comunicação com a Peltier mas gostaria da opinião de vocês se isto seria desejável.

Segue anexo um PDF do esquema.

Abraços e desde já obrigado!

Wellerson

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Nossa, legal demais o seu equipamento !

Poderia enviar o link desse filtro especial ?

E do sistema motorizado? Tenho muita curiosidade nesse assunto. 

Monte um protótipo do esquema 2, Se não funcionar nos avise, que a gente dá um jeito!

Apesar de não necessário, eu colocaria um resistor de 10K no GATE do FET da placa Peltier. Só como proteção. 

Você já tem os sensores LM35 ? Se não tiver comprado ainda, sugiro os sensores DS18B20. Acho que são mais precisos.

O transistor BC548 não vai aguentar ligar o cooler. (ligação sem relé).

Use um FET ligado 'a um acoplador ótico ou então um transistor NPN tipo BD135.

https://www.fairchildsemi.com/datasheets/BD/BD135.pdf

Gustavo,

Não consigo responder em cima do seu pedido sobre o filtro especial e do sistema motorizado!

Estou respondendo neste!

Bom, sobre os sensores eu já comprei o LM35. Se o DS18B20 é mais preciso eu vou procurar na St Efigênia. Tenho que comprar os outros componentes mesmo! 

O filtro que substitui na Canon é este aqui:

http://www.imaginginfinity.com/astrodonfilters.html

Eu comprei o filtro e enviei minha câmera para uma loja especializada em Brasília para efetuar a troca.

Se desejar, o passo a passo da modificação da câmera pode ser visto aqui:

http://dslrmodifications.com/rebelmod450d1.html

Sobre o sistema motorizado do tripé eu não tenho o esquema dele mas um sistema similar é este aqui:

http://soundstepper.sourceforge.net/index_ptb.html

O tripé que eu uso é este aqui:

Orion Atlas EQ-G

Vou comprar os componentes e montar um protótipo do esquema V2 mas com o resistor 10K no gate do FET!

Valeu, Gustavo!!!

Beleza !  Legal demais.

Obrigado pelos Links.

Muito interessantes !

Oi WL, boa tarde,

Como acontece sempre, tudo que "pifa" na família, vem pra minha mão pra reparar,

com adega "eletrônica" não foi diferente.

Já tive que reparar 2, e tive que entender bem o funcionamento dos controles e das pastilha.

Realmente o consumo da pastilha é alto, e os ventiladores dela deverão estar ligado, tanto o 

de exaustão do calor, quanto o de distribuir o frio, enquanto o  Peltier receber voltagem, portanto,

todos 3 circuito podem ser comandados por um mesmo componente, seja rele ou transistor.

Vou anexar aqui o esquema de adega que usei para reparar.

Como você já tem o principal, que é o fornecimento de "alta corrente", fica somente a necessidade do

controle do fornecimento.

O uso de FET para controlar esta corrente faz sentido, mas veja como voce protegerá o pino de saída do

arduino , pois no FET você terá 12V com alta corrente, e caso ele dê defeito, por exemplo,

entre em curto o dreno com o gate, pode jogar 12V no pino do arduino.

Rui

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Olá, RV, boa tarde!

Se eu utilizar um opto acoplador antes do FET não me daria segurança caso o FET queimasse?

Grato por sua ajuda.

Wellerson

Wellerson , já testou a placa Peltier TEC 12706 ? 

Ela refrigera bem com 12 V ? Mediu o consumo dela ?

Eu usaria um opto acoplador na entrada do FET (para segurança) da placa Peltier. 

http://hackerstore.nl/PDFs/TEC1-12706.pdf

Exemplo de ligação :

http://forum.arduino.cc/index.php?topic=18313.0

Pode usar o mesmo circuito para os ventiladores ! Com um FET menor.

Olá Gustavo.

Eu testei a Peltier TEC1-12706 em 12V sem isolamento térmico em uma temperatura ambiente de 25°C e consegui baixar a temperatura a 1,2°C. Não medi a corrente durante este teste.

Seu esquema é interessante! Muito obrigado!

Abração,

Wellerson

Achei essa polarização mais interessante ! Pode usar o mesmo IRFZ44.

E tem um led para indicar que a placa peltier esta ligada.

Exemplo:

http://www.elitesecurity.org/t476068-0-Optoizolovani-NPN-izlazi-za-...

E será preciso de um dissipador para esse FET. 

Teria que calcular as dimensões dele .

No caso dos sensores de temperatura , eu usaria dois -  um para medir a temperatura ambiente e um para medir a temperatura da caixa refrigeradora . 

Eu usaria o DS18B20 - muito fácil de usar com Arduino 

http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/DS18B20.pdf

Não precisa ser a prova dagua, mas pode usar esse projeto>

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-sen...

O lado quente da placa Peltier fica colado no cooler de PC, não é ?

Os coolers podem usar de 200 a 300 mA. É pouca corrente...

E um outro ventilador fica preso no lado frio ?

Vai usar isopor como isolante térmico ? A caixa precisa ser hermeticamente fechada. 

Vi que ela tem um botões externos - deve ser para foco e disparo .

Eu usaria um remote shutter release - eu tenho um desses.

http://www.dx.com/pt/p/aputure-remote-shutter-releases-cord-cable-f...

Ou então controlar o tempo através do Arduino !

Gustavo, é isto mesmo. Um cooler ficará do lado de fora colado em um dissipador que estará junto à placa Peltier. A parte fria da peltier ficará presa à caixa de alumínio.

Eu cobrirei todo o alumínio com placa de EVA de 50mm. O outro cooler, o interno, ficará na lateral da caixa para que o ar frio circule e não se condense. Colocarei também uma caixa de plástico com sílica gel dentro da caixa refrigerada para deixar o ar mais seco.

A caixa ficará totalmente fechada.

A operação da câmera é toda feita pelo computador através de cabo USB. Por um software eu controlo tudo, exposição, ISO, Foco. Não mexo na câmera para nada depois que é ligada.

Estou seguindo este modelo de projeto:

http://www.myastroscience.com/#!dslrcoolerbox/cvzf

Abração e grato pelas dicas! ;)

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