Boa noite.

Planejo montar um alimentador automático para peixes usando tudo que o Arduíno pode oferecer. Esse protótipo deve ser capaz de alimentar um poço médio.

Irei utilizar um Reservatório com cerca de 10~15 kg de ração para peixe.Haverá um encanamento na diagonal em direção ao poço, inicialmente estou pensando em cerca de 50mm.

Neste haverá uma válvula borboleta controlando a passagem da ração. Sob o eixo da vávula, terei um servo motor conectado a válvula sendo controlado por um arduino. 

A dúvida é o seguinte, qual servo motor terá torque suficiente para girar sem problemas suportando o peso do reservatório.

Também preciso de uma solução viável para a hora, pois preciso que seja feita em certos horários. Pois se fizesse essa programação somente no arduino, caso faltasse energia iria desandar tudo.

Obrigado

Exibições: 4557

Responder esta

Respostas a este tópico

Toda contribuição é válida!

Valeu Carlos Kwiek!

Eu estou adorando o alto nível da discussão. Como um trabalho colaborativo assim nos inspira.

Eu vou fazer um protótipo com rosca e válvula. Assim testamos na prática a ideia.

Eu estou surpreso com a repercussão do tópico! É de se inspirar hehe.

Estou voltado mais pro lado da válvula. Acho que tenho que testar mesmo pra ver na real.

      Olá Henrique!

      Não sei se o seu projeto é para alimentar um pequeno tanque, portanto bastaria que a ração caísse por gravidade ou se seria para um tanque grande (piscicultura ou pesqueiro ) onde seja necessário arremessar a mesma a uma distância razoável. Mais vou deixar algumas considerações.

      No primeiro caso os alimentadores poderiam ser uma pequena comporta dupla ou discos giratórios ( tipos gavetas), seriam suficiente para permitir a passagem e dosagem da ração. Já no segundo caso além da comporta seria necessário um dispositivo de lançamento da ração, como um disco que arremesse a ração para o meio do tanque. Nós dois casos a quantidade será controlada pelas vezes que se aciona o alimentador.

      Para o controle do processo é  preciso pensar nos sensores: para o nível da ração, para monitorar a abertura e fechamento da comporta, para acionar o motor da comporta e se for o segundo caso para o acionamento do motor de dispersão da ração.

     Obs.: o fechamento por comporta pode ser o mais indicado, pois impedi que outros amais consumam a ração, já que um sistema por parafuso não fecharia por completo o dispender. 

Espero tem colaborado, com o projeto.

Abraços!

Edson, meu protótipo é para um tanque de médio porte. Então poderia explicar melhor esse "primeiro caso"?

    Olá!

     Eu não tenho nenhum desenho pronto, mas veja esses videos que dará pra ter uma ideia do que eu quero dizer: https://www.youtube.com/watch?v=xVuncttSo28,  https://www.youtube.com/watch?v=4xwCRNrtKvo. São duas máquinas que dosam a quantidade do material através de compartimentos que se movem com entrada e saída contra postos ou seja, em pontos diferentes, impedindo que o material passe por ela de uma só vez.

     Se precisar de algo mais estou as ordens!

Abraços

Edson , dosadores muito legais !

Simples e eficientes. 

Pessoal, estou pensando em utilizar o servo motor sm-4315r.

Ele possui um torque de 14,5kg quando opera com 4,8v e 15,4kg com 6v. Eu sei que o arduino disponibiliza 5v, mas a dúvida é a seguinte:

Esse 5v são livres ou o arduino usa parte disso. Sendo assim eu conseguiria utilizar esse servo com 4,8v sem rele?

HC, boa noite.

Se os 5V a que voce refere for nos pinos do arduino, depende de como esta voltagem chega ao arduino.

Mas de qualquer forma, acredito que um motor pra produzir +- 15Kgf, vai consumir muita corrente.

Portanto a sua fonte de fornecimento de 5v devera'  "aguentar"  esta corrente + uns 20% de tolerancia.

(Este teclado nao tem acentos).

Rui

Essas especificações de servo motor são uma bomba! 

Não informam o consumo de corrente. 

https://www.sparkfun.com/datasheets/Robotics/servo-360_e.pdf

Não ligue esse motor diretamente no Arduino - irá queima-lo.

Quando chegar, ligue o motor em uma fonte de 5V com alguns amperes e meça o consumo.

Depois selecione o transistor (ou FET) adequado .

Para alimentar os peixes o ideal é um sistema é o mais simples possível.

Atualmente existem dois sistemas comerciais de arraçoamento automático.

O primeiro é com um soprador de ar, tem gente que faz usando o soprador de aspirador de pó.

O segundo método é com disco de arremesso o que é mais simples, a distancia e  a quantidade pode ser regulado pelo velocidade e tempo o rotor é ativado. Eu acho esse mais simples de fazer e gasta bem menos energia. Seria similar a imagem a seguir

Já que você ira trabalhar com um volume de 15 kg você pode colocar um sensor de carga para controlar a quantidade a ser arremessada.

Outra coisa é importante, já que os peixes são exotérmicos é você colocar um sensor de temperatura a prova d'agua para ele não  tratar os peixes no dia que a agua estiver abaixo de 15ºC ou acima de 30ºC, esta é uma recomendação técnica.

Resultado de imagem para semeadora adubadora a lanço

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço