Boa noite, pessoal, estou utilizando um arduino conectado a uma fonte externa de 12V e gostaria de saber se conseguirei alimentar este servo motor pelo pino de 5V do arduino ou terei de usar alimentação externa para ele? Não consegui achar na internet o quanto de corrente esse servo consome.
Obrigado.

Exibições: 4830

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Calvin ,bom dia.

Encontrei esta informação:  A corrente é de 100ma qdo alimentado entre 3,0v e 7,2 v. 

Rui

  • Product Model MG995/945/996 products size 40.7 * 19.7 * 42.9mm Weight 55g
  • Work to torque 13KG/cm reaction speed 53-62R / M use temperature -30 ~ +60 ° Dead-set 4 microseconds plug type JR FUTABA general rotation angle up to 180 degrees
  • Servo type analog servos operating current of 100mA voltage of 3-7.2V
  • Structural material metal copper teeth, coreless motor, double ball bearing no load
  • Operating speed of 0.20 seconds / 60 degrees (4.8V); 0.16 seconds / 60 degrees (6.0V)

Bom dia Calvin,

de acordo ao exposto pelo Rui você não vai poder alimentar o servo diretamente desde o Arduino, neste caso devera usar um transistor, ou um opto acoplador por exemplo sob risco de queimar a porta de sua placa caso ligue direto nela, lembrando que as fontes, (Servo e Arduino) devem estar sempre no mesmo potencial GND (Unir os GND) 

Aqui, (link abaixo) você poderá obter toda informação que precisa sobre os diversos modelos de placas Arduino.

http://www.arduino.cc/en/Main/Products

Boa sorte!

Olá,

Acho que tem um pequeno equívoco ai, pois uma coisa é a alimentação do servo e outra coisa é o sinal de controle do mesmo.

O servo tem 3 terminais VCC, GND e Signal, o VCC e GND são os pinos de alimentação e esses drenam a corrente necessária da fonte, o pino Signal é o pino de controle que recebe pulsos em PWM e serve de referência para posicionar o eixo do servo, o sinal do pino Signal está referenciado ao GND e não drena corrente significativa, podendo ser ligado diretamente aos pinos de um microcontrolador ou outro circuito de controle.

A alimentação do servo deve vir de uma fonte de CC com tensão entre 3,0V e 7,2V e capacidade de fornecer ao menos 100mA como mostrado pelo Rui.

O pino 5V do arduino pode receber alimentação por dois meios. Ou pela entrada USB ou pelo regulador NCP1117ST50T3G  via o conector Vin.

A alimentação via USB pode em tese fornecer até 500mA a toda a placa (total do consumo idividual do mcu, pinos de saída/entrada, circuitos auxiliares e o que estiver ligado ao pino 5V e 3V3), se esse valor for ultrapassado o fusível eletrônico abre o circuito e aplaca deve ser desligada para que volte a funcionar.

A alimentação via Vin pode em tese fornecer até 800mA a toda a placa (mesma observação em relação aos consumidores quando alimentado via USB), se esse valor for ultrapassado o regulador começa a limitar a corrente e tensão de saída. Observe que a fonte ligada no pino Vin deve ser capaz de fornecer essa corrente com folga.

Portanto, é possível alimentar o servo diretamente na saída 5V do arduino, mas eu não recomendo devido ao aquecimento do CI regulador de tensão e possíveis resets indesejados do arduino devido a baixa qualidade dos capacitores eletrolíticos de fitro de algumas placas xing-ling. Se mesmo assim desejar alimentar o servo com o 5V da placa, ligue um capacitor eletrolítico de 1000uF e um capacitor cerâmico de 100nF entre os pinos 5V e GND do servo, assim evita-se os problemas com resets no arduino. 

Abraço.

Bem,,

Agora fiquei na duvida se a pergunta era sobre o controle do servo ou sobre sua alimentação, peço desculpas se introduzi alguma confusão, a intenção é o contrario, mas com o esclarecimento do Wiechert acho que fica mais claro agora.

 Boa sorte!

Estou pensando em usar um LM78 para regular a saída do pino Vin do arduino de 12(que é o da fonte) para 5V ao invés de usar o pino de 5V do próprio arduino, é uma boa solução?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço