Amigos, nunca tinha parado para pensar no seguinte caso. Se um modulo rele com os 8 reles estiverem acionados, como fica a corrente do arduino? Se o arduino pode enviar no máximo 40ma, e se cada transistor do modulo rele usa digamos 20 ma, não vai haver problema com o arduino em não entregar essa corrente toda?

Exibições: 587

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá JCC,

Cada porta pode drenar no máximo 40mA, e com esse consumo estaria no chamado máximo absoluto determinado pelo fabricante, mas note que se bem cada porta suporta isso, no conjunto no caso do UNO por exemplo, a corrente total não pode ultrapassar os 100mA aproximadamente.

No caso dos módulos reles de 8 entradas 8 saídas, que geralmente estão isolados com optoacopladores, e não transistores cujo consumo poderia ser menor, mas voltando ao que interessa, caso o modulo seja usado para ativar os reles sequencialmente para criar efeitos por exemplo, não haveria problemas, já que cada rele comuta de forma independente, mas caso tenha aplicações que exigissem ligar todos os reles ao mesmo tempo, seria aconselhável o uso de uma fonte externa é claro, com um driver do tipo ULN2003 ou /08 por exemplo, que são Trs  darlington encapsulados em um CI.

Abs.

 

Bom dia JCC.

Alem da boa orientação do CK, encontrei neste artigo, mais uma orientação para sua dúvida.

http://www.automalabs.com.br/modulo-de-reles/

Rui

Rui, muito obrigado. Era isso de que eu precisava. Valeu amigo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço