Pessoal queria pedir uma dica, estou usando um MEGA 2560 alimentado com 12v, porém ele está aquecendo MUITO, não dá pra encostar a mão se coloco dentro da caixa, eu usava ele com 7v e tb aquecia muito, o que estou usando agora é um cooler mas gostaria de saber se há uma forma de contornar isso...

vi que alimentar direto 5v pelo Vin seria uma alternativa, pois não utilizaria o regulador interno, mas é muito sensível, e precisaria de uma outra fonte reguladora, uso nos acessórios uma fonte regulada em 5,5v isso poderia queimar o controlador se alimentado com 5,5v no Vin?

Exibições: 1100

Responder esta

Respostas a este tópico

O mega esta sozinho ou tem algum shield ou circuito conectado?

olá tem um shield ethernet e um circuito com 2 lm555 o restante está em uma fonte secundária

Uma boa ideia, é colocar um 7809 para reduzir de 12v para 9v e entrar os 9v no vi, que vai reduzir para 5v.

Os 2 vão esquentar, mas dentro do aceitavel e não sobrecarregar o regulador do Uno para reduzir de 12v para 5 gerando muito calor.

[]´s

Jota

Também acho o melhor seria usar 7 V na entrada do Arduino.

E manter esse ventilador ligado...

Eu acho que ele não devia estar esquentando tanto, tem alguma coisa consumindo bastante corrente no teu circuito. Meça a corrente com um multímetro e veja se está dentro do esperado. Não sei qual regulador o mega usa, mas os reguladores da linha 78xx não são muito eficientes, eles esquentam mesmo, mas só quando o consumo de corrente passa de 500mAh e a 12 volts esse é um consumo bem alto, daria algo como 6 watts de potência.

concordo contigo, tem alguma coisa drenando muita corrente no arduino seria interessante dar uma verificada nisto por que tu pode até resolver o problema de aquecimento do regulador mas pode arrebentar  com o uC com o passar do tempo.

Use um conversor step down como o tl2575 e não se preocupe mais com calor.. Pode seguir os valores de componentes sugeridos no datasheet.

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tl2575-05.pdf

Cara, tenho um uno que aquece muito quando conectado pela alimentação externa, sem nenhum shield conectado.

A opção que uso é a entrada usb que não aquece de maneira alguma!!!!

Estou fazendo uma automação na minha casa e resolvi montar um arduino (montei o arduino severino), faço todos os testes no meu uno e depois que esta tudo certo repasso para a minha central onde está o arduino que montei junto com ethernet shield, sensores etc...

O meu projeto já está rodando à 3 meses sem interrupção, sem travar  e sem aquecimento algum.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço