{SOLUCIONADO} [AGRADECIMENTOS]Medir altura de um elevador em metros.

Olá Galera,

     Um amigo por quem tenho grande estima, trouxe para falar comigo um amigo de faculdade dele que tá concluindo curso e tá pra fazer TCC.

     O TCC dele é medir a altura em que um elevador se encontra do chão em metros.

      Inicialmente achei a proposta muito facil,  bastaria colocar sensores nos andares e cada vez que o elevador pasasse por eles, daria o andar e por conseguinte a altura.

      Mas ai veio o balde de água fria,  a proposta é medir o deslocamente do elevador, indicando em um visor, metro a metro quando o elevador se desloca subindo ou descendo,  logo, em um predio real, teria que ter sensor pra caramba pra indicar metro a metro.

       Proposta B,  colocar um sensor ultrasonico pra medir a distancia do chão até o elevador e dar o resultado, BALDE DE ÁGUA FRIA 2.0 -  o sensor ultrasonico do arduino só mede até 4 metros, dai numa maquete daria perfeito,  mas o trabalho dele é em um elevador real,  e ai o sensor ultrasonico foi descartado.

       Proposta C,  colocar um sensor de pulsor na roldada do cabo do elevador, ele contaria numero de voltas e a gente transformaria em metros. BALDE DE ÁGUA FRIA 3.0-  O pessoal da segurança do predio não nos deixou ter acesso.

        Proposta D, Parti então para o sensor BMP085 que possui a função altimetro(mandei vir no inicio do ano uma porrada de trekinho pra o arduino da china e tinha esse sensor pra aprender a usa no meio da minha bagunça).  montei um altimetro.   BALDE DE ÁGUA FRIA 4.0-  o resultado foi sofrível,  ele oscila pra caramba,  fiz até a estabilização com leitura de média, mas mesmo assim ele oscila demais, até com ele parado ele fica indicando que o elevador tá subindo e descendo,   resultado , não deu! e acabaram minhas ideias !!!

        Resumindo,  tô precisando da ajuda de vocês, tomei o desafio como pessoal,  e tô querendo ajudar o carinha de verdade.

    

        O lance é medir a altura em que o elevador esta em relação ao chão,  a precisão não precisa ser algo absurdo,  algo como uns 3 a 5 cm ( eu disse centimetro e não milimetros ok)  daria de bom tamanho.

      Então galera, podem me ajudar ?

Exibições: 5861

Responder esta

Respostas a este tópico

amigo, e se a velocidade do elevador variar por exemplo quando ele está vazio ou quando ele estiver lotado? Como vc resolveria isso? Há garantia de que a velocidade é constante em qualquer deslocamento? De que maneira vc irá lidar com a aceleração e frenagem? A velocidade máxima é atingida após quanto tempo? A frenagem é acionada antes de quantos metros?

Eu não acho que é por aí não. São tantas variáveis a serem consideradas que a simples correlação tempo x altura fica totalmente inviável.

foi o que eu disse  imhugo se quiser um valor real assim nao da mas se quiser "simular" um valor de altura ai da independente da aceleraçao do elevador pois se ele demorar mais pra chegar no andar (ou menos) sera um tempo "toleravel"

como eh tcc acho que daria mas quem vai ter q falar q si ou nao eh o dono do tcc 

penso que justamente por ser tcc é que teria que ter um grau de confiabilidade mínimo. 

Outros problemas que me surgiram na cabeça: exatamente em que momento o arduino irá considerar o início da contagem de tempo? Quando apertar o botão do andar? Quando as portas do elevador se fecharem? Quando o deslocamento da cabine iniciar? Como se dará o gatilho para iniciar a contagem?

Qual o gatilho usado para parar a contagem? Como saber se o elevador chegou no andar correto? E se numa viagem em que o elevador fizer a "viagem" do térreo até o último andar, porém parar várias vezes no meio do caminho para descer/entrar gente? COmo lidar com isso?

Definitivamente, a simples correlação tempo de deslocamento x altura não tem como ser usada. O carinha vai tomar bomba no curso se fizer assim no tcc.

Puxa quantas perguntas!!!
Geralmente quando fecha a port a do elevador ele ja comeca a subir ou descer inicio p a contagem do tempo . Caso houver acionamento de um botao ( quinto andar por exemplo)calcula aonde esta o elevador e para onde vai contasse o tempo caso houver parada nesse meio caminho pelo fato de haver o acionamento do botao externo do andar para a contagem desde a abertura da porta ate o fechamento de mesma entao reinicia a contagem

rs, não estou querendo ser chato não, mas sei que estou sendo...

a pergunta final que vc deve se fazer é: tem como deixar esse equipamento proposto por vc ficar funcionando ininterruptamente e, depois de alguns minutos/horas/dias de uso do elevador, ainda assim confiar naquilo que o visor te indica?

Se vc disser que SIM, parabéns, sua técnica é viável.

Desde de que tenha um contato indicando o valor 0 , intermediario e max. da sim mas sinceramente eu nao comercializaria isso faria na roda do elevador um sensor de pulsos mas um estudo mais profundo da ideia seria viavel

Agora que tocou no assunto, fica a pergunta que provavelmente a banca fará durante a apresentação:

Qual a motivação do projeto, qual o real benefício em saber a altura atual da cabine em metros já que ao usuário o que importa realmente é saber em que andar ele está? 

AO INHUGO, 

   Cara, super obrigado pelo apoio, vou dar uma assistida no video que você postou e depois digo qualquer coisa,   era pra ter feito os testes com os radios e com o barometro hoje, mas tive uma reunião surpresa no trabalho e me prenderam o dia todo,  amanha meto a cara.

AO JOSE MIGUEL,

   José,  eu tô tentando ajudar um amigo, de um grande amigo meu, como tenho mais tempo de estrada e como tô sempre tentando ajudar as pessoas, as vezes fica mais facil pra mim obter ajuda do que pra ele que tá começando agora,  logo, assim como falei antes não quero armengos pra o rapaz,  a ideia é fazer um trabalho técnico e científico.

AO WIECHERT,

   Cara, sinceramente não sei que porra! de tesão é que essa galera tem em criar elevadores pra TCCs,  só aqui no LDG já vi uns trocentos topicos sobre o assunto, inclusive ajudei alguns, se buscar no youtube vai achar outros trocentos,  realmente não sei que merda de tesão é esse.

   Não perguntei diretamente, mas ouvi alguma coisa sobre demonstração de altura para elevadores panorâmicos e turísticos,  ou seja, imagine-se em um elevador em um predio altíssimo com visão panorâmica,  a ideia de um display mostrando a que altura a pessoa se encontra alem do andar pode ser essa a justificativa, acho que isso justifica o lance que ele quer botar o troço pra falar, mas isso eu já resolvi com um modulo wtv020, ou seja, o bicho alem de mostrar metro a metro em um display, a cada numero determinado de metros escolhido tem uma voz que fala "você esta nesse momento a xx metros de altura".

    Como dito, a parte de botar pra falar eu já fiz, falta mostrar o deslocamento metro a metro, só que como vai rolar uma demostração em um predio menor da propria faculdade, o professor pediu a demonstração de medição a cada 5cm.

   Pra que não faço a menor ideia.

Pessoal, 

Permitam abrir um parenteses ao tópico.

Quando iniciou este assunto, lembrei imediatamente da história abaixo:

http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/jokes/barometro.html

e acho que o resultado aqui foi quase este. Todos aqui fizeram um ótimo brainstorm, com várias ideias, claro que em todo brainstom, nem todas as ideias são aplicáveis. ( o Weider respondeu super bem e educadamente a todos).

Mas, gostaria de levantar um ponto... vejo muitos TCCs por aqui, alguns cheios de técnicas e de conhecimento, mas qual seria nossa reação em respostas criativas e pouco convencionais?

Eu talvez não arriscaria num TCC... pode ser que me custasse um ano se o professor não entendesse o espírito da coisa, mas

 

imaginem, há dez anos atras mais ou menos, um cara numa reunião deu uma ideia:

e se a gente pegasse um carro que fosse fotografando 360 graus, cidades inteiras, e disponibilizasse na internet??

Muita gente iria achar impossível... 

Pelo que eu estou acompanhando, parece que no caso da questão do tópico, a resposta esperada,  aquela que não necessitaria de um juiz... curiosamente é a mesma da história, não acham? (BMP085)

Concordo contigo...

Por isso quando me perguntavam: "Será que dará certo?"

Eu respondia: "Não sei...vamos tentar e descobrir!" ^^

Como alguns dizem: "A melhor parte de uma festa é esperar por ela."

Então, vamos curtir o brainstorm e testar as possibilidades "disponíveis', até mesmo para aprendermos sobre o que "não" dará muito certo.

Depois se a festa será boa ou não, vamos descobrir. rsrs

bom dia amigo! eu fiz dois projetos aqui no instituto federal de alagoas mais ou menos desse tipo. no primeiro utilizei um super lazer que custa mais ou mesno 80,00 e um LDR. e no segudo utilizei um laser comu e varios LDR.  talvez sirva para essa pesquisa, só preciso fazer algumas alterações para ver se funciona. só é necessário saber onde o elevador esta ou precisa medir todo o deslocamento?

assim que vc responder vou fazer as modificações e posso ate postar um video ok.

Desde quando iniciou o topico eu tinha a solução,mas resolvei manter para ver as novas idéias.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço