Olá, saudações a todos. Estou tentando fazer um projeto de um propulsor iônico, como o de satélites, só que este utiliza o gás atmosférico+Baterias como combustível. Me inspirei nas armas chamadas de "railguns", ou armas de trilhos, que usam propriedades eletromagnéticas para alavancar um objeto que curto-circuitasse trilhos condutores conectados a um banco de capacitores, transformando a energia elétrica armazenada em cinética. Então pensei em usar contínuamente esse "railgun", e ao invés de projéteis, alimentar continuamente com ar ionizado entre os terminais dos trilhos, o gás condutor fecharia o circuito e seria impulsionado, como toda ação provoca uma reação de mesmo módulo e sentido oposto, então o sistema propulsor seria impulsionado também. A dúvida é: um diodo de alta tensão de ruptura(ou grupo de diodos em série) poderia bloquear a tensão dos eletrodos ionizadores para a bateria de alimentação da corrente propulsora, porém permitindo a passagem da corrente? Ou seja, permitir apenas a produção de uma tensão ionizante entre os terminais, por meio de um ionizador de ions negativos, porém o diodo bloquearia essa tensão na bateria de 12 volts, uma LIPO, por exemplo. E aí, colegas, alguém se habilita a testar?

Exibições: 593

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Imagens
Anexos

Talvez o Dr. Spock...

Faltou o flyback que transforma os 12V em alta tesão.

  'Eiju

Perfeito, eu não explicitei muito o circuito de alta tensão para dar ênfase na dúvida do diodo. Mas vc está certo! Obrigado.

Os diodos deixam passar corrente em somente 1 sentido, nesta situação, ocorre uma queda de tensão em torno de 0,7V.

O diodo não permite a corrente no sentido oposto e portanto a tensão entre os terminais será máxima, praticamente como um circuito aberto.

Certo, Celso. No caso, a corrente da bateria de 12v poderá passar pelo gás ionizado sem que a alta tensão afete a bateria? No caso, o diodo conduzindo polarizado com a corrente fluindo da bateria e passando pelo arco voltaico e voltando pro terra.
Anexos

Correto.

Lembre-se que o diodo possui limitação da tensão em seus terminais.

1N4007 por exemplo suporta apenas 1000 Volts entre seus terminais.

Obrigado, Celso. Dúvida respondida! Com relação aos diodos, se vc observar a segunda imagem eu coloquei estimativas para diodos em série para aumentar a tensão de ruptura, e diodos em paralelo para aumentar a corrente suportada.

Dommy,

Caracas  20.000 V e 40 A =  Cara!  0,8 MW !

Se tiver apagão no nordeste eu entrego.. Foi o Donny.

Rui

Hehehe ;)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço