Galera, to trabalhando num shield para trifasicos.

Problema é que não sei muito sobre dispositivos de comando, e esse contactor aí da foto caiu na minha mão, mas não sei como ligar um motor a ele.

Sei que 3 fios vêm da rede elétrica, 3 saem para o motor (um esmiril) e um fase serve de comando, mas não sei o que ligar aonde. 

A idéia é essa:

Arduino -> opto-acoplador -> rele-shield -> comando do contactor.

O esquema do opto-acoplador e do rele shield está quase pronto, pretendo comecar a soldar os componentes hoje, mas não sei como ligar o contactor, é praticamente só isso que falta.

Se alguem souber como ligar o contactor como se faz normalmente, direto na rede elétrica, seria de grande ajuda.  O modelo é WEG CWM9-10E, com rele de sobrecarga JR28-13.

Muito obrigado!

Exibições: 66414

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Não esqueça de ajustar o relé térmico (disco azul) para a corrente nominal do motor, caso seja fora da faixa útil do relé, este deverá ser substituído!

Deve estar faltando um dos cabos de alimentação da bobina, e tem que ver se a tensão de alimentação da bobina é igual a tensão de linha, senão  também vai precisar do neutro.

 J011y R0g3r Ai Esta o Esquema de ligação correto: Qualquer duvida é so dar um Toque.Desculpe a demora.Considerei alimentação 220 V do motor e da bobina. Abraços e boa sorte e repasse os resultados obtidos.

Já tá quase o msm esquema q eu fiz, valeu!

Só que o esmiril é trifásico, nesse caso é só ligar os polos diretamente ao disjuntor (A3) e ao motor (T3)?

Tem que passar as três fases pelo contator.

A alimentação da bobina tem que estar adequada a tensão que vc vai liga-lo, lembrando que a tensão entre duas fases é 1.73 maior que entre uma fase e neutro.

No desenho acima serve se vc tiver um contator de 220V e uma tensão de 127V entre fase e neutro.

Não me enganei, a tensão de fase da rede tem que ser de 127V, pois na figura são usadas duas fases pra ligar o contator, totalizando 220V.

Fora isso, a explicação esta impecável.

 J011y R0g3 

É o seguinte:

Alimentação: L1, L2 2 L3 ( no contator) no desenho coloquei as 2 fases nas laterais e no seu caso acrescenta mais uma fase no meio (L3)

Saida : T1, T2 e T3  (rele termico) no desenho coloquei as 2 fases nas laterais e no seu caso acrescenta mais uma fase no meio (T3)

Observe se a alimentação da bobina do contator é 220V, caso contrario devera colocar no A1 um neutro e não uma fase como coloquei.Pode acontecer tambem de existir alimentação de 24 V.

Em vez de usar um disjuntor bipolar, use um disjuntor tripolar, haja visto que vai trabalhar com trifasico.

OBS: VERIFIQUE se realmente o Esmeril é trifasico, pois ter 3 fios nem sempre diz que é TRI, podendo ser tambem ser combinações de fios para troca de tensões.

Ao contrario do que o Yure Vieira diz, no desenho tanto a alimentação do contator como do motor esta para 220  V.

Qualquer duvida me comunique pois trabalho com projeto, montagens e manutenções de painéis industriais, esse é meu dia a dia.

Pode me mandar emai se precisar: fredmantec@yahoo.com.br.

J011y R0g3 TA AI O ESQUEMA TRIFASICO COM RELE FALTA DE FASE.

Fredman,

ficou maravilhoso esse esquema. Parabens.

Obrigado Sidney Alves Bastos no que eu manjo gosto de caprichar e repassar e ensinar os outros...Paixão pura...rsrrsrs,,,

Ah queria saber daquele projeto antigo nosso.

Abraços amigo.

Testado e aprovado! Dá uma olhada: coloquei um Garagino ligado a 3 transistores. Os transistores acionam os relays comuns e estes acionam os contactores com relays trifasicos. Show de bola! Assim que tiver um tempo vou colocar os diagramas pra vcs, valeu!

https://youtu.be/8XbnBA2zVKE

Agora que to vendo com calma, olha L1 ligado em A1 ali em cima, a esquerda... Meu amigo ligou uma coisa diferente: da chave para A2, e não para 95. Daí já não sei se é método de ligaćão ou pq o esquema q fizemos aqui é trifásico, mas tá valendo msm assim, rele shield trifásico a caminho :D

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço