Boa noite pessoal, estou montando um sistema de contagem de ovos simples e não com a complexidade desse representado na imagem, porém me deparei com um problema. Inicialmente pensei em utilizar sensores infravermelhos dispostos horizontalmente, contudo, por falta de conhecimento de minha parte ou por limitação do sensor que tenho acredito que não funcionaria.

MOTIVO: Conforme a foto mostra em algumas situações os ovos passam de forma paralela o que geraria uma interrupção contínua do sinal, efetuando somente uma contagem sendo que na verdade passaram dois ou mais ovos em conjunto. Nesse tipo de sistema o sensor detecta individualmente cada ovo independente, se passa sozinho ou "grudado" com mais algum ovo. Alguém poderia me ajudar?

Exibições: 2453

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado José Gustavo vou tentar implementar dessa forma.

Olá Matheus,

    Como colocado pelo Rui,  as vezes a questão esta na mudança do paradigma do problema.

    As vezes estamos atacando em um lado, enquanto a solução pode ser encontrado em outro.

    Bem,  alheio ao video e as imagens, eu vou dizer como eu faria um contador de ovos.

    Ao inves de me preocupar com a questão de sensores multiplos e elaborados eu mudaria apenas a esteira.

    Ou seja,  eu colocaria um redutor que permitisse em um determinado lugar apenas a passem de um ovo de cada vez.

    Se a questão fosse desempenho, poderia ser aumentada a velocidade da esteira.

    Dai passando em um dado ponto apenas um ovo por vez fica facil,  existem dezenas de formas de fazer a contagem desse modo,  desde contagem mecânica (microswitch)  a optica,  por sonar,  etc. etc. etc.   tem forma pra caramba.

Boa tarde Weider, primeiramente obrigado pela ajuda. Eu já consegui desenvolver um sistema mecânico que afunila os ovos e faz com que passe um a um na esteira, o problema é que mesmo passando um porvez, alguns ainda passam bem colados, o grande problema é se isso não geraria apenas uma contagem sendo que pode estar dois ovos juntos.

Matheus, há alguns posts atrás, o Rui já te deu uma idéia de como fazer para manter os ovos em fila e separados para que não sejam contados como um só: faça os ovos caírem numa esteira mais rápida após serem enfileirados. Dessa forma, como a velocidade é maior, os ovos ganharão um espaço entre eles

Pessoal, bom dia,

esta é só pra divertir.

Ontem estávamos tomando umas, e, depois de varias umas, eu discutia com o meu

cunhado (eng. Mecanico), 

sobre este tópico.

E ele veio com a grande ideia (ato comum entre os engs.), 

Misturar chips de RFID na ração das galinhas, assim os ovos já saem cadastrados com o chip

fazendo parte da casca do ovo facilitando muito a contagem.

Olha aí uma solução prática. kkkkkkkkkkkk

Rui

Essa idéia é de boteco mesmo, kkkkk !

Olá Matheus,

    A ideia do imhugo parafraseando nosso ilustre rui pode ser até legal,  mas não garantirá que os ovos vão lhe obedecer, visto que no exemplo citado se utiliza uma esteira plana, dai com a veelocidade os ovos podem rolar.

    A solução que proponho para o espaçamento esta exatamente na imagem que você postou acima,  voce notou que para fazer o transporte de algo tão delicado quanto ovos,  utilizar uma esteira plana possibilitando rolamentos é algo perigoso? logo, a solução utilizada na imagem acima são canaletas de borracha na propria esteira,

   Ou seja,  não sei se você já possui a esteira tipo borracha plana, se sim,  é bastante colocar essas mesmas canaletas da imagem acima feitas de borracha cilindrica 180ª, isso existe no mercado,  com isso seus ovos serão transportados com muito mais segurança e você obtera mecânicamente a separação que deseja,  ou seja dois em um,  mais segurança e mais praticidade.

   Como eu disse no começo, nem sempre a solução esta na eletrônica, as vezes um simples detalhe na mecânica resolve bem melhor.

No meu entender, soluções mecânicas são mais vulneráveis à problemas.

Soluções eletrônicas são mais duráveis. 

Trabalho com manutenção a 36 anos, he he. 

O problema é que a maioria das esteiras é desse tipo e não teria como colocar essas barras.

Anexos

Cara, 

    Vou te dar uma sugestão mecânica, e em honra ao nosso mestre Jose gustavo uma eletronica ok.

    A  sugestão mecânica utilizando sua propria imagem é essa aqui:

     Ou seja, é sua esteira, porem, com pedaços de borracha meia lua, vulcanizados na esteira,  no exemplo eu ate´coloco os exemplos espaçados demais, porque sua imagem tava assim, e pra aproximalos ia dar muito mais trabalho na computação grafica,  ma como pode ser visto,  mecanicamente dá sim,   até porque sei que essa esteira gira, e essa forma de disposição dos separaroderes de borracha não impede o movimento, basta colocar eles de forma que apens um ovo caixa em cada vão.

   Agora a ideia eletrônica:

    A minha ideia eletrônica, sem usar espaçadores, seria utilizando o sensor tipo Sharp:

Ele é um medidor de distancia que a depender do modelo mede com precisão.

Como faria o sketch:

  Eu criaria um sketch onde o sensor mediria inicialmente dele até a esteira e isso seria 0.  (tipo 70mm)

  Depois botaria pra ele medir variações senoidais, ou seja,  ele teria que pegar uma baixa, uma alta e outra baixa,  dai ele interpretaria que cada pico desses corresponde a um ovo e somaria mais um,

   Dessa forma por mais proximo que os ovos estejam,  ele continuaria formando uma senoide, visto que a que dois ovos proximos, corresponde a uma senoide de baixa, alta, baixa, alta e baixa novamente que é o fim do segundo ovo.

   Espero que tenha dado pra entender.

Um milhão de borrachinhas que se soltarão com o tempo. 

Brincadeira Weider !

Oi WD, bom dia,

gostei da ideia, Eu vi que estes são ovos de codornas.Que bom kkkk,

e dá pra usar esta ideia sua com os ovos das galinhas também.

Talvez com um formato triangular, para o ovo escorregar da borracha.

Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço