Primeiramente muito bom dia, pessoal.É meu primeiro tópico aqui.Estou fazendo um projeto para testes, gostaria da ajuda de alguém com conhecimento em eletrônica.

Tenho um dínamo manual que produz 220v e de 200 a 300mA.Nele eu quero ligar duas lanternas de 4 pilhas AAA cada, de forma que os leds não pisquem, mas iluminem constantemente.E além disso, ligar neste circuito, eletrodos para eletrólise.Ou seja, preciso de baixar a voltagem e amperagem para que os leds não queimem e aumentar a amperagem para a eletrólise, mesmo que diminua a voltagem.

Como posso fazer isso?

Exibições: 678

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia,

o projeto que pretende fazer não é de difícil solução, e se resolve com a lei básica da eletricidade, a lei de ohms, sugiro então que leia, veja vídeos, e farta informação didática que esta disponível na internet, coloque a palavra chave no google, lei de ohm e lhe ira aparecer milhares de tutoriais em forma de texto, e imagem.

Creio que não seria interessante você fazer este projeto apenas seguindo uma indicação de ligar uma coisa com outra coisa e continuar desconhecendo a base e porque isso ocorre.

Por outra parte, o corpo humano pode sofrer danos físicos graves, inclusive até a morte, caso receba descargas elétricas, todo cuidado é pouco neste caso, leia este artigo http://super.abril.com.br/ciencia/voltagem-maxima-ser-humano-suport... já serve para ter uma ideia.

Deixo claro que esta é apenas a minha opinião pessoal, não do fórum, por tanto nada  impede que outros possam lhe ajudar de outra forma se opinarem diferente.

Boa sorte.

Um abraço!

Sugiro que compre um carregador de celular e alimente suas lanternas com a saída de 5V. Sei que o ideal é 6V porém o custo será bem barato e simples de implementar.

Uma fonte chaveada, que é o caso dos carregadores de celular, possuí eficiência muito boa, economizando potencia fornecida pelo dínamo e a saída será regulada evitando queimar os leds. Não sei o que pretende fazer em relação a eletrolise, poderia fornecer mais detalhes?

Espero ter ajudado.

Boa sorte,

  'Eiju

Oi Igor, bom dia.

Pelo que entendi na sua descrição, o seu dinamo gera 220v AC.

Se estiver correto, voce sabe qual a frequencia deste AC?

Se for 60Hz, voce pode usar transformadores para obter as voltagens que precisa.

Se for CC, pode usar um conversor CC/AC e obter a voltagem AC, e depois obter as varias voltagens que necessita.

Lembrando que desprezado as perdas, qdo voce baixa a tensão, "pode" aumentar a corrente de consumo.

Digo "pode", pois depende do circuito que gera esta fonte de energia ex:  transformador/retificador/ etc.

Rui

Igor bom dia,

primeiro desculpe a minha primeira resposta, mas leia seu primeiro post e vai entender o porque da minha resposta, a impressão primaria era de uma pessoa que sem ter noção básica queria fazer algo apenas através de indicações, e minha preocupação maior era com o risco que poderia correr, já que a tensão e corrente do seu dínamo são suficientes para provocar acidentes se mal manipulado, depois de ver suas respostas percebi o contrario, se tivesse colocado no primeiro post todo assunto minha resposta teria sido outra com certeza.

Esclarecido isso, vamos ao que lhe interessa, conforme o Rui disse, e você indaga, um Trafo e circuito poderia resolver o assunto de rebaixar a tensão e aumentar a corrente, toda vez que você precisa de uma tensão baixa em CC e uma corrente maior que a do dínamo.

Mas isso depende do meu ponto de vista, da viabilidade econômica em investir, do tamanho que o projeto pode chegar a ter, entre outras varias coisas.

A ideia seria mandar fazer um Trafo na http://www.transformadoreslider.com.br/  por exemplo, ou veja se não existe algo pronto que lhe atenda, eles fabricam e enviam para todo brasil, eu mando fazer trafos para minha empresa lá. Não deixe de ver também http://www.tecnotrafo.ind.br/index.php pode ser que eles tenham a solução ou parte dela.

Na minha empresa www.cinedigital-brasil.com.br  uso transformador para lâmpadas xênon, esses trafos recebem no primário 220V ou 380V, na saída os secundários entregam 6VAC cada um, (No meu caso são três, no seu caso seria um só pri./sec.) logo a tensão do secundario alimenta um tiristor (3 no meu caso) que é chaveado por uma placa que chaveia os tiristores pelos gates, conseguindo na saída a CC desejada, baixa, ( No meu caso 24Vcc com o conjunto de 3 tiristores) e na saída obtenho 24Vcc e 100 amperes, (Tiristor SKKT 57B Semikron) que resulta em uma potencia de 2400W que a lâmpada xênon precisa para iluminar uma tela de cinema, o primário e o secundário do Trafo tem a relação exata para que abaixe a tensão, corrente baixa no primário, e forneça uma baixa tensão mas corrente alta no secundário, graças é claro a relação de expiras do Trafo.

Não sei se o comentário possa ajudar em algo, mas essa é a intenção, se precisar alguma informação estou a disposição.

Boa sorte no seu projeto.

Abs. 

De nada Igor,

mantenha a persistência e não deixe de ir postando sim o andamento do seu projeto até obter resultados, se precisar de algo que possa ser útil conte comigo, tenho certeza que com a ajuda de todos aqui também, pessoas sempre dispostas a colaborar.

Abs.

Oi Igor, porque varia tanto a voltagem?

Já pensou em usar um alternador automibilistico?

Olá Igor,

A faixa de tensão 80~400 VAC é bem grande e não tenho certesa de que a fonte de celular funciona de 90~250 VAC. Não sei se você teria como melhorar um pouco a faixa de tensão de entrada.

As fontes de celular que gosto de usar são as da Samsung que fornecem 2 A, consumindo na entrada até 300 mA,

Sugeri a fonte de celular pois elas são chaveadas e possuem eficiencia maior aproveitando a potencia fornecida.

Fazendo alguns cálculos, caso a entrada esteja a 100 VAC, fornecendo 200 mA, teremos 20 Watts. Caso a perda na conversão seja de 50%, teremos 10 Watts na saída significando que se estiver regulado a 5 Volts, terá a corrente de 2 A.

Para acender as lanternas, dependendo da potencia dos leds, 10W (5 volts X 2 amperes) é bastante potencia. Eu tenho uma lampada de led na minha sala de 12W, equivalente a uma lampada de 60W.

Creio que é mais do que o suficiente para acender a lanterna e para os olhos de gato.

Só precisa saber se 5 Volts é o suficiente para fazer a tal da eletrolise.

Acho que vale a pena fazer o teste, o que acha?

  'Eiju

Olá Igor,

Eu estava certo de que minha sugestão iria funcionar. Esse carregador custa menos de 30 reais, é compacto e vende em todo lugar. Não valeria a pena fazer um teste?

Em todo caso, um gerador de 12V de 2 a 3 amperes é praticamente um alternador de carro, junto com seus reguladores de tensão.

Boa sorte.

  'Eiju

Se obtenção de energia vinda de hidrogênio proveniente de hidrólise de água compensasse, será que não teríamos a solução para as nossas demandas energéticas?
Creio que vc vá gastar bem mais energia do que a energia resultante.
Hidrogênio barato vem de petróleo. Por isso que quase ninguém consegue viabilizar projetos baseados em hidrogênio como fonte de energia.

Outro problema é o perigo disso tudo vir a explodir. Mexer com hidrogênio é perigosíssimo .

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço