Boa madrugada ^^

Sou totalmente leigo nessa area de arduino, no entanto, estou querendo montar um sistema de gerenciamento para meu quarto.

Tenho as seguintes peças:

Arduino mega

ethernet shield

roteador wifi

rele controlador de cargas grandes 110/220[lampadas]

rele para abrir portão eletronico.[nada a ver com meu quarto]

emissor e receptor infra vermelho para controlar o ar-condicionado

Queria saber se alguem tem alguma dica?

Eu vi alguns materiais aqui no LdG mais nada do que precisava...

Obrigado.

Exibições: 3087

Responder esta

Respostas a este tópico

Olha eu eu não sou nenhuma expert, mas to fazendo um material para acionar tomadas a partir da serial, nada muito profissional e nem cheguei a passar pro ethernet shield ainda, pq to esperando o meu chegar, mas o projeto em pauta abrange até o uso de câmeras, alarme, enfim, acho que vc entendeu. Posso te passar a parte das tomadas (que é bem básica), mas os comandos ainda são via serial então pra funcionar pelo ethernet shield vc vai ter que adaptar, mas assim que eu tiver com o meu, acho que próxima semana, vou estar começando essa parte e posto por aqui.

obs: Eu uso um shield de relê que é pra evitar trabalho, mas tenho umas coisas aqui pra vc montar o circuito sem o shield.

Meu blog: Cola no Código (Nele tem a um projeto pra tomada, lampada, travas eletrônicas .. Da pra ligar uma infinidade de coisas com o mesmo esquema, só trocar o "periférico"). obs: aqui eu uso o shield relê.

Arduino & CIA -  aqui vc consegue todo o circuito sem uso de shield relê.

Espero que ajude um pouco.

Vou aguardar você, estou precisando mesmo é da parte de serial...

Ja que você vai montar tanta coisas.

O que eu preciso comprar para abrir e fechar o meu portão eletrico?

[um componente a parte, ou da pra gambiarrar com um controle]

----------------------------

E sobre o infra vermelho, eu ia comprar um led emissor e receptor, você tambem tem um shied mais simplificado pra me recomendar...

Eu to pensando em fazer minha coisas apenas com bluetooth e Ethernet via android, até pensei em usar infra vermelho, mas no meu caso não vale muito apena, porem pretendo estudar essa parte mais pra frente.

Pro portão elétrico o principal é ter um motor capas de lidar com o portão e que funcione de acordo com o jeito que vc quer que seu porão abra, a comunicação da pra fazer com ethernet numa boa (não me pergunte como, ainda estou estudando essa parte! rs.). Pro enquanto eu só sei lidar com trava elétrica.

Vou arrumar um conjunto de vídeos e tutorias pelos quais eu estudo e tento te passar, mas de agora eu te indico as vídeos aulas do laboratório de garagem, foram as melhores aulas que eu assisti, mas começa com as do laboratório de garagem que é pra vc pegar uma base boa e simples primeiro.

TRECHO REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

Para o portão, me deram a sugestão de dar um "curto", no controle, visto que é isso que o botão faz...

Eu pensei em fazer por bluetooth, mais pensei na comodidade. A distancia de alcance é muito pequena, e se quero fazer a automação de varias coisas, não vai rolar, pq a pessoa vai ter que se deslocar para onde o bluetooth pega...

Vou ligar um moldem wireless e pronto... So falta aprender como mandar comando seriais hehe

pra lidar com a serial é facil, só usar a Seria.read(); (para ler o que entra pela serial) e Serial.print("Texto"); ou Serial.println("Texto") (pra escrever na serial)

 

exemplo: 

Tenta fazer este circuito abaixo e rodar o código de cima que vc entende melhor como funciona.

ou esse:

Ta a parte da serial ate que eu intendi com essa sua explicação rapida...

Você teria alguma coisa simples assim, para o seguinte caso.

Meu arduino ta junto com a ethernet shield, que esta ligada por cabo ethernet a um roteador wireless, que vai estar ligado a um android.

Essa parte de mandar a seria do android para o ethernet e voltar uma respota, você sabia me dar uma direção?

Ate por que não vi necessidade dessa serial nesse exemplo hehe.

Grato pela sua ajuda.

Olha, como eu te disse antes, ainda não tenho um Ethernet shield ai a base que tenho é muito pouca.. Ainda colhendo informações...

Assim que eu tiver alguma coisa fixa e que faça sentido pra mim na pratica te informo, caso você consiga as respostas antes posta aqui, pode ser que me adiante bastante coisa na hora dos estudos.

TRECHO REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

Esta tudo ficando mais claro junto com o que busquei...

Vou demorar a por na pratica, visto que meus componentes foram despachados hoje da dx. 

Mais creio que logo em teoria, pelo menos, ja vou estar por dentro e vou manter contato com você hehe

Obrigado.

acho que esse vídeo aqui vai te ajudar a trabalhar com o ethernet e a serial.

http://www.youtube.com/watch?v=PiC8J0N_ZG0

Bom dia

Estou querendo fazer o mesmo, controlar várias coisas da minha casa só que pelo smartphone android e ethernet shield w5100.

Conheci o arduino tem pouco tempo e desde então venho fazendo alguns testes apesar do meu tempo estar muito curto ainda consegui montar esse projetinho que pode ate te ajudar na parte de infravermelho, segue o link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=7m_bHlxFISo

Caso precise da biblioteca me avise que te envio.

Vai postando ai os seus resultados que quero acompanhar, preciso pegar algumas dicas e uma base maior sobre ethernet shield e logo logo tentarei desenvolver o meu projeto.

Espero que o meu video te ajude um pouco.

Abraços!!

@mirella, gostei do video, deu uma ideia de como deve ser... Mais vou tentar implementar em Java, pra não ter que ficar rodando servidor php toda hora q eu for usar o smart, igual tem um tuto aki no LDG...

@leandro, interessante seu video, achei legal esse sistema de proteção para não danificar o aparelho com corrente reversar, no que consiste ele?

PS: Meuis arduinos não então em mãos estou acumulando o conhecimento, e programando o mesmo pra quando chegar so testar e fazer alguns pequenos ajustes hehe

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço