Pessoal, estou com um projeto de criar um Drone, minha ideia era usar a menor quantidade de coisas prontas afim de reduzir ao maximo os custos.

Vou utilizar um xbee com wi-fi e conecta através de um WebService a uma interface de celular (iOS e Android).

A Maioria das peças já chegou, algumas vindas do DealExtreme e outras do HobbyKing.

Para os motores, pensei em fazer ele funcionar sem os ESC, ao testar com motores DC convencionais consegui com sucesso apenas usando um TIP, porém com um motor Brushless (que tem 3 fios) isso não é possível, estou a procura uma alternativa ao ESC, alguém sabe como posso fazer para controlar meus motores com arduino, nem que eu precise de algum CI.

Exibições: 27335

Responder esta

Respostas a este tópico

se eu nao consegui fazer este motor funciona , eu compro um de bicicleta que faz 70kh   vo tenta aprender arduino a ideia de como ja sei so falta aprender organiza os codigo  vo ter que encontra um livro pra aprender, se eu concegui posto video no youtube o carro ja fiz  https://www.youtube.com/watch?v=CYC2X-Kt7Kg

Como o pessoal tem falado, o melhor seria comprar o módulo pronto, também já procurei CIs dedicados e avaliei a montagem com MOSFETs SMD, mas a complexidade da placa me desanimou...

Uma opção menos eficiente, de mais baixo custo e limitada conforme a corrente que você precisa, é o L298. São 2 ponte-H por CI, ou 4 half-bridges, que é o necessário para controlar motor brushless. Com 3 desses CIs, você controla 4 motores, com 2A por fase.

De resto, você precisa ligar o L298 num microcontrolador dedicado pra monitorar a corrente elétrica e a fase do motor (seja por sensor hall ou sensorless). Esse microcontrolador pode se comunicar com o seu controlador principal.

Não dá para controlar motor BLDC com L298. 

No Instructables tem um cara que fez. Mas é uma grande gambiarra.

O motor não é controlado como ele deveria ser. 

Tem que usar o L6234 ou coisa parecida.

é vo ter que fazer um gerador com ele  esta mais facil aproveita eles

Evandro Rech, Vi um motor de ventilador chamado de Keppe. É um motor que tem imanes igual a um BLDC, mas so sai 2 fios. Vi funcionando muito bem com controle de RPM e tudo. Gasta pouca energia. Quero achar alguém que saiba fazer este controle eletrônico. Se conhece alguem ou se vc sabe fazer me notifique Obrigado..!!

Boa noite Leonides!

Faz tempo que não vejo esse tal de Keppe Motor. Na época que conheci, a ideia era mais voltada a proposta imaginária dos moto-contínuos (pois produzia mais energia do que consumia). Hoje parece que voltaram um pouco pra realidade e apenas dizem que o motor é "super-eficiente".

Não tenho coragem de gastar com um motor desses pra analisar o funcionamento, mas aqui vai minha hipótese, trata-se de um motor com comutação eletrônica, essa tal "energia pulsada", se sincronizada com o giro, pode acelerar o motor, exatamente a mesma proposta do BLDC, entretanto eles estão fazendo de uma forma bem menos eficiente...

O que faz eles pensarem que o motor é mais eficiente é a forma de medição (mesmo constando no site as normas e etc), por trabalharem com pulsos rápidos de energia, não dá pra medir o consumo com multímetros ou outros instrumentos convencionais, mesmo um instrumento True RMS teria que ter capacidade pra medir essa duração de pulso em específico, por isso acho que esse negócio de eficiência é só marketing, ou não é real, ou é equivalente ao dos concorrentes. Pra ter uma noção real do consumo comparado com os concorrentes, teria que mandar fazer os ensaios no INMETRO.

Ah, e sobre o controle, não encontrei nada no site deles, é algo bem específico e, pelo perfil da empresa, deve ser fechado por patente. Pra mim, é um simples eletroímã que vc liga, desliga e inverte a polaridade em sincronia com o giro, mas só analisando o produto na bancada pra saber.

Boa noite Evandro. Estou tentando chegar ao motor mais econômico possível. Comprei um Keppe, para observar o funcionamento, mas ví que é isso q vc disse em seu comentário, sobre a forma do funcionamento. estes motores, são feitos na China em lote de 600 motores. Aí fazem também o inverter pequeno como se vê. Trabalha com reaproveitamento de energia, que é uma tensão de retorno que aparece após o desligamento do pulso, ao qual, chamam de ressonância.  Vou observar mais e quero chegar a um motor maior de 5 cv. Já consegui muita coisa de material neste sentido. Preciso melhorar o conhecimento do funcionamento e construção deste motor que pretendo.  Mas deixo muito a desejar, na questão eletrônica... As peças, como vc me perguntou anteriormente, eu compro em ferro velho de indústrias, sucatas de máquinas de solda eletrônicas de grande porte, peças de geradores em oficinas de rebobinagens etc....

Visite os ferros velhos daí próximo de vc, bem como oficinas. E quanto mais antigas, tem mais coisas. 

Obrigado amigo, por suas mensagens de respostas. Vamos estar sempre em contato. Tem muitas coisas novas vindo por aí..!!

Boa noite Leonides, 

Também vi, nessa semana alguns vídeos sobre esse motor Kempe. 

O projeto despertou meu interesse, mas não estou com muito tempo disponível para analisar e não acredito em soluções mirabolantes ! 

Ainda é cedo para eu poder dar o meu parecer. 

Mas pelo que eu entendi, é muito similar à um motor BLDC. 

Sobre o que entendi nos videos, é que esse motor tem uma fonte CC (por isso tem dois fios) e um circuito tipo ESC para controlar as seis bobinas. Parece-me que são três pares de bobinas. Não sei como as bobinas estão interligadas, mas deve ser tipo BLDC também.

Sugiro que abra um novo tópico sobre esse motor Kempe, e assim a gente poderá tentar conhecer mais sobre ele. 

Esse é um Kit de avaliação do mesmo chip da placa do motor Kempe. Mas não acredito que seja o mesmo tipo de funcionamento. Senão seria clonagem. 

https://energiaslimpa.blogspot.com/2018/11/circuito-motor-keppe.html

Boa noite Gustavo. Eu abri o motor  Keppe.  As bobinas são em sequência. Não se separam de duas em duas São ligadas em série as 6 bobinas do estator e saem 2 fios. No rotor tem 6 ímanes seqüênciados norte sul, norte sul e norte sul. As bobinas do estator, recebe pulsos no tempo certo e controlados com sinal de sensor fixado numa plaquinha próxima aos ímanes do rotor.  No pulso, para funcionar, ele recebe mais uma tensão de realimentação vinda do desligamento no momento de pulso. Isso eles chamam de resonancia. Ainda não entendi totalmente, mas e bem interessante.. 

Boa noite Leonides!

Assisti ao vídeo do José e acabei achando outro no qual o cara desenha o circuito de acionamento do Keppe Motor (deve ser uma versão mais antiga):

https://www.youtube.com/watch?v=8NquPyGqz8I

Pelo que deu pra entender, inclusive pela presença dos sensores Hall, é um BLDC, mas eles interligam todas as bobinas em série e acionam só com um par de fases do driver trifásico, assim conseguem gerar sinais positivos, negativos e nulos.

Não vejo vantagem em tal acionamento, eles defendem (ou defendiam, em vídeos mais antigos) por um critério um tanto "holístico" de que essa ressonância aparece em conjunto com outras forças da natureza... Um circuito ressonante (RLC) por si só, não teria capacidade de aumentar a eficiência além daquela que o BLDC oferece sendo acionado corretamente pelas 3 fases, aliás, pode até diminuir, pois no próprio circuito temos a introdução de componentes com perdas, como resistores, capacitores e indutores. Acredito que, pegando esse mesmo motor e ligando como um BLDC num driver adequado, a eficiência obtida deve ser maior.

Pode até ser que o ventilador seja eficiente em relação aos demais, mas não pelo que dizem, mas porque outros fabricantes usam motores universais ao invés do BLDC por conta do custo. Além disso, parece que o acionamento do motor Keppe pode ser feito apenas com componentes discretos, sem necessidade de microcontrolador, o que deve ter acontecido é que o fabricante achou mais viável colocar essa placa microcontrolada do vídeo (pra controlar o RPM), mas mantiverem a técnica de acionamento original.

Evandro bom dia, 

A placa de circuito do motor Keppe que vi na WEB, usa microcontrolador e um chip driver do motor. Não sei de que motor é esse diagrama com componentes discretos. 

Tem muito leigo querendo ganhar fama no YouTube....

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço