bom dia pessoal! estou com um problema em meu arduino...

as vezes ele reinicia do nada... eu uso ele para o controle de iluminação através de um aplicativo. Acontece que as vezes ligo a iluminação e mais tarde quando vou verificar ela já esta desligada, daí tenho que ligar novamente. Em outra situação ele trava e a página html que criei não reponde, e pra voltar tenho que desligar ele da fonte e ligar de novo...

será que poderia ser também algum problema com o Ethernet shield?

sera que ele esta com defeito e vou ter que comprar outro?   

agradeço se puderem me ajudar!

Exibições: 2766

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi KJ, bom dia.

Você deve ter problemas de interferência por ruídos elétricos. 

Se seu sistema usa reles, deve usar um snubber para reduzir estes ruídos.

Sugiro a leitura deste material sobre interferência por ruídos elétricos.

http://www.smar.com/brasil/artigo-tecnico/dicas-de-blindagem-e-ater...

Rui

foi o que eu pensei também, pois atualmente a minha placa não esta aterrada...

Obrigado pela sugestão do link! vou dar uma olhada e ver o que eu vou precisar fazer para reduzir os ruídos e interferências na instalação e aviso se resolveu!

Olá,

Da forma como descreveu o problema (falta de detalhes) podem ser muitas coisas, vou citar algumas que são as mais comuns:

1- Problemas na fonte de alimentação, uma fonte com filtragem pobre pode não conseguir filtrar qualquer ruído captado pela rede e causar travamento ou reboot do sistema, revise a filtragem e a regulação da fonte, aumentar o capacitor eletrolítico e instalar capacitores cerâmicos (tem que ser deste tipo) de 100nF o mais perto possível da alimentação do microcontrolador e de cada módulo usado.

2 - Fios de ligação longos e/ou com com mau contato podem sofrer vários tipos de interferência, revise a montagem.

3 - Problemas no seu software (bugs) podem causar travamento ou reboot do sistema, revise a sua lógica.

4- Bibliotecas antigas ou desatualizadas.

5- Módulos com defeito, módulos ou shields podem apresentar defeitos intermitentes por motivo de aquecimento de componentes e também por problemas de conexão (trilhas partidas na placa próximas a conectores principalmente) ou de soldagem (solda fria), substitua um módulo sob suspeita por um comprovadamente bom ou revise a placa usando uma lupa e meça continuidade das trilhas com um multímetro.

Abraço

Talvez não seja a fonte... eu uso 5,5v de uma fonte de PC para alimentar o arduino e da mesma fonte eu uso os 12v para alimentar os módulos de relés e os demais componentes, será que a tensão do arduino pode estar muito baixa? eu decidi usar 5,5v porque é a mesma tensão que alimenta as entradas USB. mas realmente preciso dar uma revisada na instalação pois o cabo que alimenta o arduino tem uns 3 metros e não esta soldado diretamente na placa da fonte (fiz uma emenda desse cabo com os cabinhos que saem da fonte). Vou fazer um bom aterramento para todo o sistema pois nada nele está aterrado (inclusive a fonte de PC), e tentar reduzir as interferências, se o problema continuar verifico o software...

Muito obrigado pelas dicas!

Kleber você está usando uma fonte ATX genérica (essa de gabinete)?

Isso mesmo! é uma fonte de gabinete!

Kleber, eu desconfiaria sim de uma fonte de PC.
Essas fontes, salvo raras exceções, tem filtragem pobre e geram muito ruído. O computador funciona bem por que os capacitores que eu mencionei estão montados na placa mãe e nos periféricos.
Pense nisso.

Verdade... alem do aterramento vou aproveitar e substituir a fonte também, pois tenho algumas aqui sem uso, aparentemente de boa qualidade... uma delas eu retirei de um gabinete da DELL. vou fazer os testes. mas você conhece algum modelo de fonte com uma boa filtragem para me indicar, ou você acha que o melhor mesmo é instalar os capacitores que você mencionou próximo ao microcontrolador (placa arduino MEGA)

Obrigado Wiechert! as dicas que vocês me passaram vão ser de grande ajuda. Vou passar um pente fino em meu projeto e tentar corrigir os possíveis erros de interferência.

Confirmando o que o  Wiechert disse, essas fontes de alimentação, são literalmente fonte de ruídos.

Tem esse artigo do clube do hardware, só leia as paginas 5 e 6 para ter uma noção de quanto ruim elas são.

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/quanto-uma-fonte-generica...

Entendi! vou dar uma olhada sim! 

mas você conhece alguma fonte que seja ideal para usar com o arduino no meu caso?

ou é mais viável instalar capacitores próximo ao micro como o Wiechert sugeriu?

Isso vai depender da corrente que irá circular pelo seu circuito, até mesmo uma fonte ATX serve, desde que ela seja de uma boa marca.

Sim capacitores, grandes vão diminuir o ripple na alimentação do circuito e capacitores pequenos, (esses devem ficar o mais próximo do microcontrolador e dos CI de modo geral) vão minimizar os ruídos gerados pelos circuitos digitais (ruído interno ao seu circuito).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço