Olá caros colegas, preciso de uma fonte que forneça 5v para alimentas dois controladores 328p, 5 leds e alguns sensores, e 24v para alimentar 6 bobinas solenoides. Estou usando uma fonte linear cujo esquema está na imagem em anexo.

Como não tenho muito experiência com fontes, ou melhor, quase nenhuma, gostaria de saber a opinião dos mais entendidos,  se esse esquema vai funcionar bem, se vai esquentar muito, antes de eu implantá-la no projeto. Qualquer dica é bem vinda.

Eu ainda não sei o consumo das bobinas, pois ainda não chegaram e o fornecedor não soube informar. Comprei no mercado livre. Mas acredito que gira em torno de 30 a 40mA. 

Exibições: 1045

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi RMM, boa tarde.

Realmente vai esquentar bastante o 7805.

Já que vai usar transformador porque não faz como no arquivo que anexei.

Rui

Anexos

Rui, você deve considerar uma queda de 1,2 V na ponte de diodo, é recomendado pelo menos 7 volts na entrada do LM7805, então um transformador de 8,2 V (teoricamente) seria melhor.

Mas poderia utilizar uma fonte chaveada, no esquema anterior.

Flavio, qual seria a vantagem da fonte chaveada neste caso? Vc teria um esquema de fonte chaveada com essas duas tensoes?

O LM7805 é um regulador linear logo quanto maior for a diferença de tensão entre a entrada e saída, e quanto mais corrente passa pelo componente, maior será a perda de energia em forma de calor, logo você precisará usar um bom dissipador de calor.

Uma fonte chaveada, normalmente é mais complexa (mais componentes), mas tem uma eficiência melhor, consegue trabalhar bem com uma grande diferença de tensão entre entrada e saída sem aquecer muito, no mercado livre vende um módulo pronto com o Lm2596, especificações.

Valeu, não conhecia este componente. Vou dar uma lida no datasheet e ver oque acho. 

Vc acha que seria melhor trabalhar com bobinas 220VAC e alimentar direto da rede? E deixar uma fonte somente pro circuito digital?

Será que funciona melhor dessa forma?

Você já viu a Automation-Board talvez resolva seu problema.

É que eu pretendo por tudo numa PCB só, todo o circuito. Não vou usar arduino, apenas o microcontrolador. A caixa de comando onde vai ficar a placa já tem o espaço certinho pra encaixar ela.

Tem toda uma circuitaria de LEDS e sensores entendeu? Vai tudo numa PCB só, até pra ficar mais profissional. Minha insegurança está realmente na alimentação. Como não tenho muita experiência nisso quero acumular o maximo de conhecimento e dicas pra não chegar na hora e fazer lambança. 

Você tem  uma estimativa de consumo da parte lógica?

Essa é uma informação importante, para definir uma fonte, considere o pior caso, com tudo ligado, led, sensor, relê ...

Ok, vamos lá. Vê se minha conta está certa.

Componente - Consumo -  Qtde - Consumo total

Relé 24V                                        15mA        6              90mA

LED                                               20mA        6             120mA

Botões                                           5mA          9              45mA

Display 7seg. (cada dígito)              140mA       13            1,82A

TOTAL   2,07A

Mais dois microcontroladores 328p ainda. Muito alto não é? Os reguladores lineares não vão aguentar. Qual seria a saída? Sei que tem reguladores da linha 78S que chegam até 2A. 

O que vc acha?

Realmente é uma corrente considerável.

Eu posso sugerir agora, você usar uma fonte industrial, mas ainda não encontrei fonte com duas saídas.

Agora tome cuidado com a corrente dos leds, está alta, normalmente não passo de 5mA e 10mA é o limite que eu trabalho.

Leve em consideração a máxima corrente que o MCU pode trabalhar.

http://playground.arduino.cc/Main/ArduinoPinCurrentLimitations

Agora vc tocou num ponto importante. Me deixou cabreiro. Mas no caso das bobinas a corrente vem toda da fonte, e no caso dos displays tbm, pois vou usar um drive pra eles, o MAX7219, e o sinal que o MCU gera pro drive não passa disso. Correto? Acho que não vou ter problemas quanto a isso. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço