caros, bom dia!!

Uma pergunta simples só para ter certeza.

Para se ligar um rele no arduino, faz-se necessário a utilização de um circuito com resistor e transistor que tem o objetivo de proteger as entradas do Arduino.

No caso daqueles módulos de Rele que existem para o Arduino, este excluirá a necessidade de se fazer aquele circuito de proteção pois o módulo já possui tal circuito. Estou certo?

Vlw
Tks

Exibições: 530

Responder esta

Respostas a este tópico

MPT, bom dia.

Sim , de modo geral estes módulos já tem esta "proteção.

Mas sempre é bom certificar se tem esta proteção.

Rui

Muito obrigado Rui!!

Vamo que vamo então!!

Foto de meu projeto (em desenvolvimento)
Anexos

Bom dia,

Pelo que pude ver na foto o seu modulo deve ser este:

http://www.sainsmart.com/8-channel-dc-5v-relay-module-for-arduino-p...

Note uma coisa, os reles em aparência são acionado via um CI optoacoplador que por sua vez tem um led e não um transistor no encapsulado, o dreno médio de corrente destes CI é de aproximadamente 20mA, caso você utilize vários acionamentos ao mesmo tempo, devera ter em conta que o consumo máximo absoluto da placa recomendado pelo fabricante para um bom funcionamento é de 100mA, o que limitaria o acionamento a esta corrente.

Parabéns pelo projeto!

Abs. 

Olá Carlos, então.... Tenho uma dúvida... Até o momento fiz os testes com cada sensor separadamente, acionado rele, acionando bombas e etc..
Estou agora fazendo a junção e criando a placa de circuito impresso. Minha dúvida é a onde será o problema. Será que o Arduino suporta este projeto? Creio que sim né!? Estou analisando este caso antes de ligar tudo.

Olá Maecel,

Não tinha notado na primeira vista, mas o Rui me alertou outro dia no chat aqui do LDG, que você esta usando um MEGA, em principio ele suporta mais corrente que o UNO que em primeira instancia acreditei que estava usando, os sensores não irão provocar nenhum consumo já que apenas estrão enviando um comando, e suas saídas de controle para os reles, estão de acordo a um trabalho dentro de uma margem boa de segurança, como sabemos os microcontroladores não devem ser usados para cargas de potencia e isso esta preservado já que no seu circuito os reles tem uma fonte independente para os contatos da carga, apenas a bobina é controlada pelo Arduino, apenas lhe sugiro que nos leds indicadores coloque uma R de 220 ohms e não de 100 como no desenho, já que com 100R você teria um consumo de 30mA em cada e não tem sentido, com uma R220 você obterá brilho suficiente para o que pretende e a corrente cairá para um terço praticamente, sempre é bem vinda toda economia de consumo que pode ser útil para o resultado da carga final sem sacrificar nada já que os indicadores estarão bem iluminados.

Não vejo receio algum para que seu projeto seja implementado com o Arduino Mega, e tenho certeza lhe dará uma grande satisfação.

Não deixe de postar o resultado final de seu projeto, no dia em que postei no seu tópico achei o fabricante de sua placa de reles nos estado unidos e comprei uma que chegara em uma semana, que vem acoplada com uma placa wi fi, muito bom produto por sinal.

Desejo um bom final de projeto, sucesso e qualquer coisa poste aqui o que considerar oportuno.

Grande abraço!

Carlos Kwiek.

Bom dia,

Aproveite para ver este link que o Rui Viana postou em outro tópico similar ao seu, achei muito bom e esclarecedor. http://www.automalabs.com.br/modulo-de-reles/

Abs.

Olá Carlos obrigado pela dica, fiz as substituição dos resitores nos LED!!

Contribuição ótima!!

Em breve posto mais resultados....

Olá Maecel,

De nada, sucesso com o projeto!

Abs.

Caro Maecel, você mesmo está confeccionando a PCI? Estou com um pequeno protótipo e ainda não sei qual a melhor forma de transferir para a placa de circuito impresso. Alguma dica?

Oi RGB ,

que tal abrir um post sobre esta sua dificuldade?

Rui

Legal... fiz isso... Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço