Boa tarde pessoal, Alguém conhece ou já viu como montar um daqueles anemômetros? Estava pensando se teria como usar um mouse velho para contar os pulsos.


Exibições: 1790

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi JW, boa tarde.

Eu montei um usando exatamente o encoder de um  mouser antigo, (aqueles de bolinhas), mas usei um PIC para calcular e fazer display da velocidade.

para fazer os copinhos, usei fundo de garrafa PET de refrigerante.

Rui

Legal Rui, isto mesmo. Tenho uns tres mouses desses jogado. Assim a grosso modo, pego um disco, faço um recorte no disco e calculo a distancia a ser percorrida. No arduino faço um code para calcular os pulsos x tempo?

Oi JW,

eu retirei o eixo com o encoder e o  sensor, e montei no eixo das pás.

Rui

Como assim Rui, não entendi. Temos dois sensores infravermelhos certo? Estes que seriam usados para medir a velocidade. Eles são todos perfurados. Como sabemos a relação entre os furos e a velocidade? Como fazer para que o arduino entenda isto? Como ligar? Tem 4 fios saindo

Anexos

Oi JW, bom dia,

eu construí o sensor assim:

retirei o eixo com o encoder, e montei no eixo do anemômetro,

depois cortei um pedaço do PCB do mouse,onde está o LED e do forotransistor 

e fixei em uma superfície, de modo que "sentisse"o encoder.

Rui

Olá Juliano e Rui,

Muito boa resposta, Rui.

Eu faria do mesmo jeito e para tentar economizar um pouco de tempo, ligaria um LED com resistor de 330 ohms para ver onde no circuito já teria um sinal adequado pronto para entrar no arduino.

Quando a calibração, eu determinaria empiricamente pois depende de muitas variáveis:

1 - Volume dos "copinhos";

2 - Atrito do conjunto oferecendo resistência ao movimento circular;

3 - "DPI" do mouse;

Sendo assim, após montar um conjunto, testaria com um ventilador para determinar a "constante" multiplicadora para calibrar.

Espero ter ajudado,

  'Eiju

Pessoal, acho que no lugar da roseta furada do mouse, é melhor colocar um "braço fino".. tipo uns 4mm de largura...quando esse braço passar pelo sensor, provocará um pulso a cada volta...a distancia entre a fenda do sensor (feixe) e o centro, será o raio R...o raio R, multiplicado por 2pi, teremos a distância D percorrida...sabendo esta distância e o tempo entre pulsos, teremos uma velocidade angular que terá que  ser multiplicada por uma constante, para se obter a velocidade linear...Ja montei aqui a parte mecânica usando um cabeçote de videok7 e um sensol Hall...esta no tempo, faz uns 2 a 3 meses, enfrentando sol e chuva...e se portando bem...ainda não liguei num Arduino. Vamos trocando idéias...

Fiz um desenho no Paint...O meu eu fiz com sensor Hall.....o sensor Hall fica parado e na parte móvel tem um Imã, que cada vez que passa sobre o sensor, aciona este...a distancia do centro do imã, até o centro do eixo, me dá o raio R...mas ainda não fiz o cálculo para determinar a velocidade.

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço