Caros,

Os módulos NRF24L01 estão apresentado instabilidade de funcionamento em algumas aplicações . Estou utilizando os 3,3V do Arduino e funcionamente normalmente quando o Arduino é alimentado pela porta USB. Porém, quando o Arduino é alimentado por fonte externa (9V), o NRF24L01 os parâmetros de velocidade e canal de comunicação ficam mudando a cada conexão. Já tentei utilizar um capacitor na alimentação 3,3V, mas o problema persiste. Já utilizei esses módulos para automação residencial com fonte externa e funcionaram normalmente. Nessa aplicação que está apresentando problema, estou utilizando o leitor RFID. Já testei com Nano, Uno e Mega, e todos apresentam o mesmo problema. Alguém já passou por experiência semelhante? Agradeço qualquer forma de ajuda.

Exibições: 1928

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Daniel, bom dia.

qdo voce alimenta com 9V,monitore a voltagem de alimentação do NRF24L01 para verificar se existe variação.

Rui

Boa ideia Rui.

Estava concentrado em analisar as informações via serial e acabei esquecendo de acompanhar a variação da tensão do módulo. Postarei o resultado mais tarde.

Rui,

Testei por longo tempo e a tensão 3,3 V encontra-se estável (entre 3,29 e 3,30V), independentemente se oriunda da porta USB ou fonte externa 9V. Agora, a comunicação wireless dos módulos NRF24L01 somente funciona quando conectado na porta USB. Quando retiro o cabo USB, ficando apenas pela fonte externa, a comunicação simplesmente trava. Não consegui identificar o que existe de diferença entre a alimentação USB ou fonte externa 9V que possa impedir o funcionamento do sistema. Nessa aplicação, estou utilizando as bibliotecas MIRF, MFRC522, Mudbus e LiquidCrystal. As informações são enviadas para o SCADA Elipse E3 via Modbus TCP responsável pelo monitoramento e controle de uma planta industrial.

Oi Daniel, bom dia.

Estava lendo o seu post e me lembrei de um detalhe.

Qdo alimenta o arduino pela USB, o GND do arduino fica conectado ao GND do PC que por sua vez está conectado ao GND da sua rede elétrica.

Qdo alimentado pela fonte externa, o GND do arduino está ligado à ao GND deste outro sistema que voce utiliza?

O GND qdo fica flutuando permite que equipamento fiquem mais suscetíveis a ruídos elétricos.

Boa sorte

Rui

Olá Daniel,

    Tive sim esse problema,  quando alimentado pelos 3.3v do arduino os modulos piravam, principalmente com o arduino nano com fontes externas.

     A minha solução foi radical mesmo,  ou seja, usar o arduino apenas pra prototipação e alimentado pela USB mesmo,  mas quando vou criar o projeto final crio circuitos diferentes de alimentação no CAD EAGLE,  que em geral inicia por um 7805 na entrada para estabilizar a tensão para o stand alone dos projetos,  e dai sangro para um LM317 onde jogo pra algo como uns 3.5v (se não me engano são dois resistores um de 1k e outro de 330R no pino ajuste) ,  logo, a alimentação fica independente e dedicada e nunca dá pau.

   Obvio,  já apanhei pelo esquecimento dos capacitores em cada etapa,  mas ao coloca-los tudo fica bem.

 

    Por sinal Daniel,  queria convida-lo ao grupo NRF24L01,  o grupo foi criado a pouco, seria interessante se você pudesse trazer sua experiencia para se juntar ao grupo.

    Tô pedindo ao pessoal que façam tutoriais com suas experiencias e compartilhem.

 

     Não sei se você sabe mas lançaram recentemente novas bibliotecas para os nrf24l01 que lhes dá o poder de alem de criar redes de transmissão de dados de sensore simples,  criar redes mesh como os xbee,   outra biblioteca diz possibilitar os nrf a transmitor audio,  e por ultimo a mais revolucionária lançada a menos de três semanas que promete ligar os nrf diretamente a redes wifi e assim acessar a internet.

     Bem, precisamos descobrir juntos o que há de real.

     Coloquei os links para essas informações lá no grupo,  se cadastra,  ficarei aguardando.

Weider, já enviei a solicitação para ingresso no grupo NRF24L01.

Acredito que a melhor solução mesmo é utilizar alimentação 3,3V dedicada, isolada do Arduino. Tomara que o meu problema se resuma a isso.

A proposito, qual o capacitor recomendado para cada etapa? Se puder postar o circuito completo, seria ótimo.

Vou testar essas novas bibliotecas.

Grato pelos esclarecimentos.

O GND de todos os equipamentos é proveniente do Arduino.

Mas quando ocorre flutuação do GND, a tensão 3,3V  não deveria variar?

Vou analisar essa questão elétrica e fazer novos testes.

1- nos 3v do arduino, coloque um capacitor entre os pinos da alimentação de 10uF resolve.

2- use regulador de tensao.

3- use divisor de tensao, um resistor de 1k e outro de 2k, resolve: http://www.raltron.com/cust/tools/voltage_divider.asp

 

Bom dia pessoal,

Eu estava utilizando 3,3V externo para alimentar o NF, 3,3V interno para alimentar o módulo RFID e 5V interno para o display. E ainda tinha a alimentação embarcada do Ethernet Shield para a comunicação Modbus.

Bom, quando coloquei o NR no 3,3V interno do Arduino e utilizei uma fonte externa (5V com divisor de tensão) para alimentar o RFID e o display, o sistema ficou estabilizado e consegui alimentar tanto o mestre como o escravo pela fornte externa de 9V.

Pelo que pude perceber, o módulo RFID provoca uma queda de tensão  Arduino que afeta os demais componentes ligados a eles, principalmente aqueles mais sensível como o NRF24L01.

Resumindo, as tensões de saída de 5V e 3,3V do Arduino devem ser utilizadas apenas na fase de prototipagem do sistema. É recomendável colocar fonte externa para alimentação dos módulos, mesmo possuindo baixo consumo de corrente.

Sds,

Daniel Gleison

Parabens Daniel,

    E obrigado por compartilhar a descoberta conosco.

É possível alimentar o NRF24L01 através de 5v com um divisor de tensão resistivo?

Olá Leonardo,

     Os Nrf são alimentados com 3.3v e não 5V  se meter 5V eles torram assim como os xbee.

   

     Se você quer utilizar um divisor de tensão com resistores pra baixar os 5V para 3.3v eu não sei se ira possuir corrente suficiente, principalmente se for a versão com pa+lna,   eu sempre utilizo  reguladores de voltagam como lm317 ou lm350  para projetos e os 3.3v do arduino mesmo para prototipação.

   Faz o teste ai e avisa ai pra gente se funcionou.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço