Olá,

Tentarei explicar um pouco da minha evolução em meu "projeto" e gostaria da opinião de vocês a respeito dele, no que posso mudar, melhorar e etc.

Estou acionando alguns relés para utiliza-los em um sistema de iluminação aqui em minha residência por uma shield Ethernet (como muitos projetos de muitos garagistas). Para melhorar um pouco a interação do arduino com o cotidiano, implantei a ideia de interruptores Three Way (aquele utilizado próximo de escadas) então conseguia acionar as lâmpadas a partir de uma interface web e de um interruptor físico, porém na web não conseguia ter um status certo, quando eu acionava a lâmpada pelo interruptor não obtinha o status "ligado", foi ae que pesquisando encontrei um cara que descrevia a solução dos meus problemas:

http://www.cuin.com.br/2013/06/sensor-de-tensao-eletrica-versao-2/

Agora consigo acionar lâmpadas tanto pela web quanto pelo interruptor e mostrar o verdadeiro status dela, mas depois de toda essa historinha vem o meu próximo passo: para cada porta de relê existirá uma porta para o "sensor", isso poderá acabar inviabilizando o projeto (se formos olhar em uma escala maior). Eu conseguiria acionar um relê e utilizar o sensor em uma mesma porta?

Pesquisando.. encontrei algo sobre I2C, mas fiquei na dúvida se este seria o caminho ou se teria alguma outra alternativa mais adequada para minha ideia.

Exibições: 302

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi EFL, bom dia.

Caso vc queira "aumentar" a quantidade de portas do arduino, existem alguns recursos:

Vou colocar aqui algumas possibilidades.

1.    CI CD4051   Ex: http://www.geofex.com/article_folders/udrand.htm

            Ele gasta 3 portas para obter 8, um saldo de 5 portas.

2.   CI 74HC595   é um serial to parallel,    adiciona 8 SAÍDAS digitais.

3.   CI 74HC597 ou CI 74HC165,   parallel to serial,   adciona 8 ENTRADAS digitais.

Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço