Bom dia! eu estou me graduando em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e recentemente me interessei por Artes e Tecnologia, mas sou novo na parte tecnologia, então gostaria de pedir algumas dicas!

Não sei o quanto disso é informação útil, mas vou contextualizar o projeto:

Eu moro num prédio de estrutura velha, então as paredes, pisos e tetos passam mais som do que deviam. Por conta disso tenho muitos problemas com minha vizinha do andar debaixo. Algumas reclamações são pertinentes, mas a maioria trata-se de sons que normalmente a maioria das pessoas não prestam atenção. Isso me fez prestar mais atenção nos ruídos cotidianos que normalmente não notamos: o caminhar, ranger das cadeiras, da cama, o abrir da geladeira. O fator psicológico também se altera, eu ficando paranóico com coisas até mais simples do que as citadas e a vizinha cada vez mais sensísel a qualquer ruído. Ironicamente, numa conversa com ela mediada pela síndica do prédio descobri que ela também é artista, é dançarina e performer, e me recomendou procurar sobre o Festival Perturbe: Ruído e Performance.

(sobre o que quero fazer:)

Por conta disso, resolvi me inscrever com o seguinte trabalho: captar todos os tipos de vibrações do meu chão (que é o teto dela) e grava-los. Para isso eu pensei em um tipo de tapete ou tecido com sensores de vibração cobrindo todos os comodos do meu apartamento (sala, quarto, banheiro e cozinha) por 24 horas. O resultado final seria uma instalação aonde um teto falso (penso eu em uma placa de algum material que fosse estendida até o teto de um ambiente) tocaria as vibrações obtidas pelos sensores. Pensei em chamar de "Diário de Perturbações Cotidianas".



só que pelo pouco que vi, acredito que o piezo seja muito limitado pra isso, alguma sugestão de como começar?

Exibições: 1734

Responder esta

Respostas a este tópico

Juliano, recomendo que faça uma experiência.

Quando a sua vizinha estiver fazendo barulho, encoste um dos seus ouvidos no marco de uma porta, de preferência no quarto barulhento. Pressione a sua cabeça no marco e tampe o outro ouvido com o dedo.

É incrível, às vezes dá até para ouvir bem as palavras, se a pessoa estiver falando alto.

Por isso, a minha idéia seria colocar um microfone de eletreto colado no marco. 

E ligar esse microfone em um amplificador. 

Não sei se daria certo...

Gustavo é valido, somente precisaria de um pré amplificador entre o mic e o amp, o sinal do mic somente não é suficiente para excitar a entrada do amp, que deve ser de 1vpp;

Abs. 

Achei bem legal a recomendação junto com a dica do Carlos! fiquei com vontade de testar isso, mas acho que se configuraria até como outro trabalho. A ideia na verdade não é captar os barulhos da vizinha, mas as vibrações do meu chão ocasionadas pelas minhas ações no meu apto. (andar, sentar, deitar, arrastar um movel, etc).

Juliano, outra alternativa (também não sei se daria certo) seria usar um alto falante como microfone.

Amplificador de microfone de eletreto:

http://www.next.gr/circuits/Electret-mic-pre-amp-l20780.html

Electret mic pre amp - schematic

Olá Juliano,  tô pegando a conversa no meio,  não li tudo, mas lá vai...

   Eu desenvolvi um sistema como o que você pretende pra um geologo/geofisico amigo meu fazer experimentos.

   O sistema tinha dois modos, no mais simples era utilizado uma capsula piezo eletrica pra captar vibrações em materiais, como por exemplo em mesas,  porem, acho que em predios com níveis de ruidos assim até daria certo.

   Já pra medição foderosa mesmo,  ele conseguiu um lance chamado  CAPSULA GEOFONE,  que é o que as companhias de petroleo utilizam pra fazer estudos sismicos,  porem, ele arrumou uma versão portatil de teste.

   Resumindo,  se o que você deseja realmente é captar apenas sons do ambiente,  então qualquer microfone com amplificador serve,  já se que pegar ruidos e abalos na estrutura fisica, então o lance é partir pra um geofone.

Eu pesquisei sobre o Geofone e achei um aparelho incrível! Mas inacessível por agora em termos de custo! No caso, daria como gravar as vibrações captadas por ele e mandar pra um computador por exemplo?

Não sei se chegou a ler a parte que me sugerem o uso de uma capsula de toca discos. Até achei esse pré de toca discos:

http://www.casadostocadiscos.com.br/pre-de-toca-disco-er-pires-elc-...

Tem entrada auxiliar para computador, mesa de som, etc. Daria para ligar a capsula em um computador atraves disso. Acha que esse esquema funcionaria?

É um pré com circuito RIAA, este circuito é para eliminar ruídos, chiados, tipicos do contato da agulha em atrito com o disco, tem que ver se isso não filtra a banda de ruído que vc que ouvir.

Abs.

Opa! Li o post somente agora, kkkkk.

O Kwiek acertou o nome do pré amplificador. Vou dizer o que eu sei sobre isso:

Os sulcos do disco de vinil, quando eram mono, faziam a agulha movimentar verticalmente. Somente o peso do conjunto com o braço, cápsula, etc já inserem sinais indesejados. Também tem o wow e flutter, causados pelas variações de rotação e deformações do prato.

Já as cápsulas estéreo, detectam variações do sulco do disco diagonalmente movimentando a agulha em dois eixos perpendiculares.

Porém, a amplitude dos sinais graves ou de baixa frequência são muito, muito maiores do que os de agudos ou alta frequência e tornaria inviável ter sulcos no disco do tamanho correto. Portanto, foi criado um filtro RIAA atenuando sinais de frequência baixa e amplificando sinais de frequência alta tendo a curva de resposta praticamente linear se colocado em uma escala logarítmica.

Os pré-amplificadores RIAA, além de amplificar o sinal captado pela agulha, fazem o filtro reverso do que mencionei amplificando sinais graves e atenuando sinais agudos.

Agora ...

Eu captei várias vezes o som da vizinha com meu Android Samsung S4 ou o meu LG G3 simplesmente ligando o gravador de áudio que já vem com o android e encostando na parede. A vizinha fica gritando com o filho toda manhã e eu estava a ponto de reclamar com a polícia e queria reunir provas pois havia sons de objetos batendo e voando. No final desisti de dar queixa.

Enfim, minha recomendação é comprar um Samsung S4 ou S5 ou um LG G3 (não recomendo Motoenrola) e encostar na parede, apoiando com uma almofada em volta. A almofada isola o som que vem do ar e garante melhor contato com a parede.

PS: Se sua vizinha for bonita, apresenta pra gente que a gente leva uns discos de vinil e conta toda a estória de como funciona direitinho pra ela.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Muito bom o PS, Celso, estamos juntos nessa, mas antes temos que ter algumas fotos da dita cuja, se for do nosso gosto explicaremos em detalhes a historia desde do gramofone até os atuais mp3 de hoje.

Na realidade, pelo exposto melhor o Juliano pretende gravar os próprios ruídos, e não o da vizinha, neste caso estamos fora, não vamos explicar nada pessoalmente, apenas aqui no fórum!

Juliano, desculpe colocar um pouco de humor no seu tópico mas nunca resistimos essa possibilidade aqui, com todo respeito é claro.

Um abraço.

Juliano,

Entendendo melhor seu proposito e vendo que você quer apenas gravar os seus próprio ruídos, com um microfone de boa qualidade que  possua uma resposta o mais plana (Linear) possível na frequência audível para o ser humano 20Hz até 20Khz, e que possua  saída USB (Na Santa Efigênia tem varios) e um software para gravar áudio como por exemplo o Audacity (Versão Free) http://www.tecmundo.com.br/mp3/2030-audacity-como-gravar-sons.htm você pode gravar e editar se quiser, cortando, ou filtrando ruídos indesejados, e muito mais, o que vai precisar é somente um espaço bom no HD para gravar os arquivos, e ajustar no software a forma de captura escolhendo através de pequenas tentativas e erros, a melhor forma de equalização pré determinada, captura em espaços grandes , eco, reverber, etc.

A modo de exemplo veja como uso software para brincar tocando junto com artistas e meu violão que se torna guitarra, ou acústica, ou elétrica, as possibilidades são infinitas. https://www.youtube.com/channel/UCLZ2cga6-yqz5jtI-XvE7PA?view_as=pu...

Creio que com isso esta resolvido se pretende gravar o próprio ruído.

Abraço.

Cara,

    Sobre o GEOFONE  que é o ideal pra o que você deseja,  tem um baratinho na sparkfun,  que manda sem problemas pra você,  veja o link aqui;

https://www.sparkfun.com/products/11744

   Ou seja, por menos de R$ 190,00  (dependendo do dolar do dia)  você tem um geofone foderozão,  e que é adequado ao uso com o arduino e outros microcontroladores.

   Dê uma olhada nos links que tem na pagina, em especial na que fala do exemplo

Cara, apos conversarmos no bate papo,  acho que encontrei a solução pra o que você deseja, em uma revista antiga.

Baixe a revista e veja a primeira materia dela:

http://www.mediafire.com/view/fg559o5s768gygu/SE140.pdf

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço