Bom dia galera novamente eu aqui estava pesquisanso sobre como fazer um sensor pra descobri se o interruptor esta ligado ou nao.
Entao consegui usando uma fonte de celular de 5v e um rele.
Quero adaptar tudo isso em apenas uma placa e ligar perto do bocal da lampada usando um fio de telefone de 4 vias sendo 1 para o GND 1 para o 5v e os outros 2 sinal de entrada e saida. Eu consegui fazer tudo isso agora minha duvida esta ai sera que os dados vao passar pela distancia dependendo qual for levando em conta q uma casa geralmente de ponta a ponta pode medir ate uns 100 metros. E um rele pode dicar ligado direto em uma fonte de celular ou devo usar algum resistor ou capacitor pq tenter usar o mesmo esquema para acionar a lampada msm aterrando onde recebe os dados e nao ativa o rele agora ligando direto ativa normal.

Exibições: 2752

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Rafisk, bom dia,

Que tal desenhar o esquema da sua idéia aqui.

Inclusive indique as distancias das ligações.

Porque assim facilita identificarmos e sugerir possiveis melhorias.

Coloque também a especificação ou modelo do fio que voce usara' (4 vias), pois o mesmo pode não ter

a isolação requerida para o uso que voce fará.

Rui

Oi Rui obrigado por responder a noite quando chegar em casa postarei o esquema que fiz no fritzing. Ainda nao testei com o fio 4 vias vc tem algums especificação pra me aconselhar? Tecnicamente sera usado em quase todos os comodos de casa de 10 a 100m cada fio ligados no 5v, GND e o pino 3 e 4 por exemplo sendo que um é saida do rele e outro entrada (leitura da lampada acesa )

Boa noite,

Se especificado corretamente, o rele deve aguentar ficar ligado constantemente. Porém estará consumindo energia mesmo que pouco. Ao deixar o fio longo, irá perder potencia pela resistência do fio.

Minha sugestão é a de usar 2 ou mais arduínos. Usar tiristores no lugar do rele e fotoacopladores para isolar o circuito do arduíno com o circuito "vivo". Caso não queira usar tiristores, poderá usar um transistor para ativar o rele pois assim você abaixa a corrente necessária entre o arduíno e o rele.

Para iniciantes, acho uma boa comprar os shields e comandos já existentes na loja do Lab de Garagem. A partir disso, você poderá ir incrementando e fazer novas melhorias.

Eu costumo usar cabos de rede porque tenho encontrado várias ofertas.

Espero ter ajudado.

Boa sorte,

  'Eiju

Obrigado pela dica Celso foi isso mesmo que fiz usei um cabo de rede e deu certo. Mas fiz uma gambiarra que deu certo ficou ate legal agora esta trabalhando com 3 rele mas 1 vai estar alimentando o rele da lampada outro enviando o sinal da fonte dizendo que esta passando corrente e outro ao receber o sinal para acender a lampada ele inverte o 5v do arduino para o 5v da fonte sendo alimentada por essa fonte apenas enviando os sinas de entrada e saida aguaedando o proximo comando para ser desativada. Será que vou precisar amplificar este sinal (high e low) tbem ?

Rafilsk. bom dia.

Como você não publicou o esquema que está usando, não posso fazer uma analise completa,

Mas como você disse que está usando cabos de rede vou fazer as observações abaixo.

 

Este cabos foram fabricados para trabalhar com voltagens e correntes baixas, encontradas em redes de dados e voz, e não para uso em redes elétricas convencionais (110v/220V).

 

Como eles não foram feitos para este uso,apesar de pesquisar  diversos fabricantes na net e as especificações EIA/TIA 568 e não encontrei o valores máximos de voltagens devido ao isolamento dos fios.

 

Muito cuidado, eles não foram fabricados para atender estas especificações, e podem gerar problemas graves de segurança de pessoas. (como incêndio por exemplo).

 

Repetindo:

Estou me baseando somente nas poucas informações que tenho sobre seu projeto, e se não estiver usando estes cabos com voltagens elétricas convencionais, desconsidere o que eu disse atrás.

Mas eu não poderia deixar de alertá-lo e a outros garaginos que lerem este post, sobre riscos de segurança de pessoas.

Rui

 

O rele que ativa a lampada eu utilizo 1 bc337, 1 n4007, 1 1k nisso eu fiz certinho os unicos reles que nao uso esses componentes são os que passam corrente de 5v ou sinal high e low
Sim Rui obrigado por me alertar.
Sei dos riscos que tem a rede a eletrica sou eletricista residencial alem de programador basicamente o que estou tentando desenvolver é uma forma mais facil de instalação destes sistemas em residencias. O que vai mamdar nesse projeto é a placa estou pesquisando muito dentro de varios canais venho desenvolvendo esse projeto a muitos anos maa só agora esta saindo do papel. Fiz muitas instalacoes de cameras e alarmes muitos deles sao ligados em fios como o de 4 vias vem dai minha obsessão de controlar esses componentes com ve esses cabos porem a rede eletrica ira chegar apenas no rele e na fonte de 5v nada alem disso porisso estou trabalhando com 3 reles tanto é que minha maior preocupação desse projeto é a segurança em primeiro lugar quero desenvolver uma plataforma que a configuracao de tudo isso sera atraves do php assim que eu terminar esse projeto postarei todo o circuito ajudando outras pessoas que queiram fazer essa leitura do interruptor que todoa procuram e encontram poucas respostas. Esse projeto quebrará algumas barreiras comi a quantidade de dios usada a entrada e saida no mesmo aparelho.

Bom dia,

Tinha entendido que somente sinais de controle seriam transmitidos portanto sugeri os cabos de rede.

Os cabos de rede foram projetados para suportar 48 volts DC, tenho visto projetos usando Ethernet PoE e não tenho visto requerer cabos diferentes dos convencionais. A própria linha telefônica funciona com tensões em torno disso. Deve-se manter os sinais do cabo de rede isolados da rede elétrica. Se possível, ser instalado em conduítes separados como é recomendado pela ABNT.

Os cabos de rede são projetados para suportarem a distância de poucos metros na velocidade máxima (100 Mbps - cabo Categoria 5e) porém, para uso telefônico, tenho visto funcionar perfeitamente a 100 metros SEM EMENDAS ou com emendas apropriadas como em Patch Panel e DGs.

Muito cuidado com a corrente. Quanto menor a corrente, menos se gasta em energia elétrica.

Outra dica: Os cabos de redes foram projetados para trabalharem aos pares, portanto, o ideal é trabalhar com os pares: azul + azul/branco, laranja + laranja/branco, verde + verde/branco e marrom + marrom/branco.

Uma vez que a lampada estará acessa ao comando do arduíno, não vejo a necessidade de retornar algum sinal indicando a lampada acesa. Você quer algo indicando se a lampada está queimada?

Ainda não entendi o motivo de usar 3 reles, a única coisa que me veio em mente é um sistema auto-travante que estudei com botoeiras e contatores.

Espero ter ajudado,

Boa sorte,

  'Eiju

Vejam como esta ficando https://youtu.be/JZJpTYqGjCc

Que bacana! Funcionou com 100 metros de fio?

Eu tinha pensado que cada fio poderia controlar até 4 lâmpadas pois tem 4 pares, isso sem associar a ligação entre eles. Mas a sua ideia já está bombando.

Parabéns!!!

Esta ficando legal!

Parabéns!

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço