Irei fazer um projeto de reúso de água, e utiliza bomba, então procurando algumas pequenas, encontrei essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-649256380-mini-bomba-de-agua...
Porém, olhando assim não parece que dá pra colocar dentro do reservatório de água.
E também não faço a mínima ideia de como ligá-la ao Arduino (parte elétrica, tipo, onde põe os fios).

Alguém aí manja?
Obrigada.

Exibições: 7864

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Mari,

Por favor não tome minha colocação como uma critica, apenas trato de ajudar no sentido de que as demandas venham com o maior numero de informação possível, desta forma é claro, fica mais fácil ajudar, mas por favor, não permita que meu comentário te deixe constrangida em nenhum sentido, este não é meu proposito, e sim o de ajudar e ser ajudado, já que considero que este é o proposito de todos aqui.

Conte comigo para o que for também. Boa sorte com seu projeto.

Grande abraço!

Carlos, não se preocupe, eu compreendi bem o que disse, e concordo. 

Com o problema bem especificado é mais fácil tanto pra quem responde, pois compreenderá melhor minha dúvida, quanto pra mim que sanarei minha dúvida :)

Obrigada, e Boa noite. 

Quando eu foi postar (Mesmo a resposta não sendo para mim) consultarei o Carlos, afinal, o cara manja tudo de fórum, menos da resposta. UHEUHEUHEUHEUHEUH. 

OI Marcos bom dia,

Não sei se se refere a que deixei você ou alguém sem alguma resposta em alguma tópico, se for o caso por favor me avise.

Abs.

Então Luis, o projeto do robô era na verdade uma esteira, que teria um braço robótico, uma envasadora e uma carimbadora. Acabou que ficou muito "grande" pra fazer em pouco tempo, então ficamos com esse projeto para reúso de água, que é menos complicado aparentemente. 

Minha "área" de interesse é mais pra programação, mas essa ideia de curso é bastante interessante! 

Olá Luis, dessa parte eu sei (mais ou menos, haha), só estou perdida um pouco com esses componentes, com as válvulas que terei que usar, o sensor de nível, e principalmente a bomba, só que agora já foi bem esclarecido. 

Mas sobre o módulo, eu posso usar ao invés dele um transistor na saída do arduino e um relé, certo? Porque será 1 bomba, 2 sensores de nível, 2 válvulas solenoides, e o sensor de chuva (que acho que não precisará disso), então é muita coisa. 

Ótimo!

Obrigado Luis.

Oi Mari,

este projeto tem relação com o projeto do Guilhereme?

http://labdegaragem.com/forum/topics/controlando-bomba-de-agua-atra...

Rui

Olá Rui.

Sim, o projeto dele tem a ver com o meu, só muda um pouco a lógica, mas aquele desenho que você colocou na resposta acho que solucionou mais umas dúvidazinhas aqui haha, inclusive o código dele vai me ajudar um pouco. 

No meu são 3 reservatórios, dois encima e um embaixo. A água da chuva cai na calha e depois desce para o reservatório inferior (1). As primeiras 'águas' é descartada para limpeza da calha, então vai ter um delay de algum tempo na válvula para fazer isso. Depois que o reservatório encher, a água é bombeada para o que fica acima (2), onde vai ter dois sensores de níveis. Dali a água é distribuída para a casa, nas tarefas como descarga e irrigação. O outro reservatório (3) é da água normal que vem da companhia. Terá uma válvula solenoide para mandar água para o reservatório 2 caso não chova. 

Mas isso não vem ao caso agora. As minhas dúvidas iniciais foram resolvidas, então eu volto a postar aqui a partir do momento que eu for seguindo com o projeto, e qualquer coisa coloco imagens para ficar melhor. Quando estiver pronto eu posto aqui.

Obrigada desde já! Boa noite. 

Boa noite,

Com a recente falta de água, andei assistindo vários vídeos no youtube e lendo artigos pois aqui no meu apartamento, estamos usando uma bacia para reservar água para descarga. Acabei usando uma bomba de galão de água http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651073349-bomba-p-garrafo-ga... com carragador de celular eliminando as pilhas.
Sugestão 1: O reservatório que recebe a água da calha (seu reservatório 1) ficará logo abaixo da calha permitindo o próprio peso da água ir para o próximo reservatório.
Sugestão 2: Adicionar um filtro de pedras grande em cima, pedras pequenas no meio, areia e opcionalmente, carvão ativado. Pode-se confccionar com garrafas Pet.
Sugestão 3: O reservatório que recebe a água da chuva já filtrada (seu reservatório 2) terá 1 sensor apenas para indicar o nível baixo de água. Para não transbordar, conectar uma saída em cima funcionando como ladrão.
Sugestão 4: Utilizar o seu reservatório 3, normal para também receber água filtrada através da ajuda da bomba.

No seu reservatório normal, coloque os sensores de níveis como este aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658560348-sensor-de-nivel-de...
Se quizer um produto melhor, tem o seguinte link:
https://www.icos.com.br/SensorDeNivel/LA16M40/

Coloque uma valvula na entrada de água da rua do reservatório normal que funciona a 220V como esta:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656674913-valvula-esfera-mot...
ou esta que funciona a 12V:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658125567-valvula-esfera-mot...
deixando passar água ou não, dependendo do sensor de nível baixo do reservatório 2.
A vantagem destas válvulas é que consomem energia apenas ao abrir ou fechar a passagem de água.

Desta forma, fica fácil desenvolver a lógica, certo?

Espero ter te ajudado,
'Eiju

Olá Eiju, muito obrigado pelas dicas, vão ajudar bastante.

Essa sugestão 4 é interessante, eu estava pensando nisso, pois o reservatório principal, que fará a distribuição pra descarga por exemplo, não poderá nunca ficar vazio, e caso não chova precisa vir água da rede.

Pretendo colocar em breve umas imagens do projeto explicando melhor o funcionamento pra quem estiver interessado.

Mas enfim, Valeu. 

Celso bom dia, você sabe me dizer se encontro no mercado alguma válvula solenoide 3 vias 2 entradas e uma saída. Estou com um projeto em andamento que usaria este tipo de válvula na descarga e uma solenoide seria para água da rua e outra água da caixa (água da máquina de lavar). A ideia será quando não ter água na caixa o lado da solenoide que estaria ligado na caixa se fecharia e abriria o lado da solenoide da água da rua.

Segue desenho pra ter idéia

Obrigado

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço