Pessoal, estou com um problema na leitura do LM35, é feito a leitura e mostra no LCd normal, porem a temperatura está variando demais, exemplo, ele mede 23, 28, 22, 23, 24, 27, 21 ...

A leitura não está uniforme.

Dai o que vocês acham?

O Sensor a uns 60cm via fio, da placa do Arduino

Uma ou duas vezes liguei ele errado da, o bicho esquentou muito, será que pode ter havido problema?

Valeu pessoal quem puder me dar uma orientação, eu to pensando em trocar o sensor como colocando um LM 35 novo (até por que é baratinho)

Segue vídeo da Leitura.

Abraços

Exibições: 3728

Responder esta

Respostas a este tópico

ligue com capacitor dessa forma

capacitor de 1uf e resistor de 10k

e se nao for realmente preciso elimine os valores dps da virgula

Valeu Miguel, 

Não é mesmo necessário, por que eu uso numero inteiro para validar o if else.

Vou fazer essa alteração obrigado.

Grande Abraço.

Jose Miguel,

Por curiosidade, você sabe me informar como se calcula esse capacitor

para se obter um valor adequado ?

Agradeço.

Experimentou aumentar o tempo entre uma leitura e outra

Michael, o LM35 é bastante sensível e essa variação é normal. Para resolver a situação, você pode implementar um filtro passa-baixa discreto diretamente no software, do tipo:

T_med = T_med*(1-alfa) + T_lido*alfa

onde alfa é o equivalente ao Tau (fator RC), e deve ser calibrado de acordo com a temporização da leitura. Note que quanto menor o valor de alfa, menor a variação em T_med.

Ruy valeu, pelo que entendi voce cria uma média. É isso? Vou implementar a solução do Miguel e vou ajustar o programa com sua ideia.

Origado. Abraço

Michael, em parte, sim. Filtros passa-baixa servem para atenuar sinais de alta frequência, ou seja, variações em espaços curtos de tempo serão praticamente descartados do valor final, dependendo do alfa.

A solução do Miguel é a implementação de um filtro passa-baixa analógico, utilizando os componentes capacitor e resistor.

A vantagem de utilizar filtro passa-baixo discreto (que mostrei) é que você pode ajustar o alfa durante a execução da rotina, sem precisar trocar componentes do circuito.

Independente do método utilizado, verifique sempre componentes que possam estar dando inteferência na leitura, como os fios, conexão ou até mesmo a capacitância parasita do protoboard, caso você utilize.

Michel, 

concordo com o José Miguel. Já tive este problema quando o LM35 está mais de uns 20 cm do arduino tem muita oscilação e o capacitor melhora bastante. 

Opa obrigado Pedroso.

Abraço

Bom dia a todos

desculpe me intrometer tive um problema parecido com um sensor indutivo e não conseguia estabilizar a medida então de pois de muito apanhar criei um cilo para capturar as médias e um ciclo posterior para capturar a média das médias e a variação foi bem menor mas não funções tive que ter cuidado com os valores extremos.

Valeu bruno, sua idéia é muito boa. Eu vou aplicar primeira idéia, usando a eletrônica, e cado ainda precise de mais precisao vou adotar as médias.

Valeu abraço

Fala pessoal, seguinte, eu implementei a sugestão do José Miguel, mas sabem o que eu percebi, é o seguinte:

Essa variação acontece quando o Garagino está ligado na fonte que comprei para usar no projeto que é uma fonte de saída 5v 1.0A, quando está ligado no computador via conversor USB/Serial ele estabiliza se e a temperatura varia muito pouco, exemplo , de 25,39 pra 25,85 e fica nessa media, quando cai a temp ou sobe ela se comporta dessa mesma forma

Será problema na Fonte ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço