Boa tarde,

Sou nova no fórum e meu conhecimento sobre Arduino e Raspberry Pi é quase nulo.

Tenho um projeto de faculdade para executar e gostaria de dicas de quem tem mais experiência para saber que rumo tomar.

O principal objetivo do projeto é coletar dados de 3 sensores:

- Bluetooth - identificar outros dispositivos próximos e armazenar a data e horário da aproximação.

- Som - intensidade dos ruídos do ambiente e armazenar data e horário quando ultrapassar determinada intensidade.

- Video - armazenar imagens da câmera.

A questão é: não sei qual tipo de placa e sensores seria mais eficiente.

Exibições: 1665

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigada pela dica!

Realmente o arduino tem mais materiais e exemplos na internet...

Fui responder pelo celular e acabou deletando meu comentário anterior... My bad!


Já que apaguei minha sugestao de APP Android...

Tem uma outra possibilidade, não tão elegante, que seria usar uma câmera sendo acionada pelo Arduíno. Até um servo acionando o botão pode funcionar.

Não sei se se aplica no seu caso... Mas boa sorte...

Otima ideia Pedroso,

    Normalmente algumas cameras possuem um pino de acionamento que é só fechar um curto que ela aciona,  dai é só fazer uma montagem com arduino e um relê, coisa simples e funcional,  parabens pela ideia.

   O único problema seria se ela tiver que fazer a imagem e guardar no proprio arduino, enviando ou processando de alguma forma a imagem,  ai tem que ira pra o shield,  mas caso contrario sua ideia foi otima.

A câmera teria que estar o tempo todo ligada então acho que o shield é melhor. Acho que o ideal seria processar a imagem e armazenar apenas as informações processadas, até para não armazenar dados desnecessários. Mas como o projeto é só um protótipo por enquanto, essa parte do processamento fica para depois.

Vou pensar mais a respeito, talvez a idéia do acionamento sirva nessa primeira fase :)

imagino que vá ocorrer problema com a questão do bluetooth, pois veja:

- Bluetooth - identificar outros dispositivos próximos e armazenar a data e horário da aproximação.

Vamos chamar os equipamentos instalados (sensores de som, video e bluetooth) de ESTAÇÃO COLETORA.

Num cenário onde um dispositivo bluetooth A entre no raio de detecção da estação coletora, será possível armazenar a data/hora da aproximação. Agora pense que esse dispositivo A não saiu do raio de detecção e portanto ainda está pareado com a estação coletora. O que aconteceria se um outro dispositivo bluetooth B se aproximasse? Penso que essa aproximação do dispositivo B não será registrada, uma vez que o canal de comunicação já está sendo ocupado pelo dispositivo A.

Estou errado?

Vcs saberiam dizer se um módulo bluetooth conectado ao arduino é capaz de parear com vários dispositivos bluetooth simultaneamente, de forma que se permita registrar data/hora da aproximação de vários dispositivos?

Por outro lado, uma dúvida: qual a relevância (pra que serviria) de ter registros de aproximações de dispositivos bluetooth? Por exemplo, isso demandaria um cadastro prévio (pareamento prévio) de todos os dispositivos bluetooth passíveis de identificação. Vamos supor que vc pareie 20 smartphones. Qual a utilidade de ter registrado num banco de dados as data/hora de aproximação? Como lidar com a possibilidade do smartphone estar desligado ou o bluetooth do smartphone estar desligado? Como lidar com a possibilidade da pessoa adentrar na área de detecção da estação coletora mas não estar carregando consigo o smartphone? Como lidar com o fato do módulo bluetooth do arduino parear apenas com um único smartphone por vez?

Explique melhor por favor seu projeto, tipo de ambiente em que sua estação coletora vai estar instalado, o que vc realmente quer detectar e registrar.

Boas observações... Preciso pesquisar sobre identificar mais de um dispositivo ao mesmo tempo, também não sei a respeito.

Não é necessário conhecer previamente esses dispositivos, na verdade não queremos parear (fazer a conexão), apenas reconhecer aproximações como uma detecção de presença, porém outros sensores como infrared não funcionariam, pois teremos sensores em mais de um ponto do ambiente e pessoas diferentes. Sabendo os IDs dos devices próximos teremos informação suficiente.

O sistema não é baseado nos dados em si, mas em todo o contexto, por isso não tem nenhum problema se o bluetooth estiver desligado ou a pessoa não possuir dispositivo.

penso que esse uso do bluetooth deva ser melhor investigado, precisamos de opiniões de alguém que entenda melhor sobre o funcionamento. Baseado no pouco conhecimento que tenho, penso que não dá pra vc fazer uso do bluetooth para aquilo que vc quer. Já que vc diz não conhecer previamente os dispositivos bluetooth que se aproximarão, como é que seu módulo bluetooth irá reconhecer a aproximação?

Ainda não entendi sobre o seu projeto: vc quer saber quantas pessoas estão presentes numa sala? Que tipo de informação vc colherá dos dispositivos bluetooth que se aproximam?

Não preciso saber quantas pessoas estão no local, e sim identificar algumas delas (as conectadas) através do ID e assim saber por onde elas passam.

Já achei exemplos parecidos usando Arduino + Bluetooth Mate Silver. Com ele dá para identificar o ID dos devices que se aproximam, sem ter que parear.

Identificar pessoas ? com imagem de video ou foto?

Não creio que o Arduino possa fazer esse tipo de processamento.

Como eu já tinha dito....

Na minha opiniao c vc precisa armazenar os dados do arduino e nao fara isso com cartao sd aconselho ao inves de comprar um rasp. Compre um pcduino que roda ubuntu tb e tem grande compatibilidade com os shields arduino e sua intercao c camera e a aproximacao de outros dispositivos pode ser usada de uma maneira mais facil vc nao poderia fazer isso pelo wifi ? Ler quando um dispositivo se conecta visto q a conexao depois de gravada eh feito de modo automatico. Existe material facil de encontrar quando o assunto gira em torno do linux e arduino .

Não conhecia o pcduino, vou pesquisar mais sobre ele, talvez torne tudo mais fácil.

Obrigada!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço