Boa tarde galera do Lab.

Gostaria de tirar uma dúvida.
Estou fazendo um projeto aqui pra casa onde pretendo usar um relé que é acionado por 127v da lâmpada para saber seu status onde ao ligar a lâmpada o relé fecha e eu sei que a lâmpada está acesa simulando um botão.
Este relé irá ficar do lado do Arduino e irei levar dois fios até todas as lâmpadas.


A dúvida é qual a bitola "mínima" deste fio por onde vai passar esta corrente 127v até chegar ao Arduíno.

Obrigado.

Exibições: 3896

Responder esta

Respostas a este tópico

Para circuitos de iluminação a norma diz que a bitola deve ser no minimo 1,5mm².

João agradeço a reposta.

Mas o que gostaria de saber mesmo é a bitola mínima para acionar este relé.

Obrigado.

Até onde eu sei, não pode mandar os 127v para o Arduino, pois assim vai danificá-lo.

Bom acredito que ele deve estar falando os 5 volts do arduino para o rele, se for isso a bitola e o de menos pode usar fio na espessura de um cabinho de rede. 

Pelo que eu entendi, o rele é acionado com os 127v da lampada, e nesse caso a bitola deve ser 1,5mm², já que pertence ao circuito de iluminação.
Só acho estranho usar um rele pra isso. Não seria melhor um sensor de corrente?

O relê é acionado por uma bobina ligada a um pino digital do Arduino. Esta bobina ativa uma chave no interior do relê que funciona quase como se fosse um interruptor.

O fio que liga o Arduino ao relê pode ser da bitola de um fio de telefone, já q conduz uma corrente de apenas 5 V e cerca de 20mA. Procure usar um opto-acoplador entre o Arduino e o relê, se possível, como uma segurança adicional ao Arduino.

Ja o fio que liga a lâmpada, saindo do neutro da instalação residencial, passando pelo relê, depois pela lâmpada e retornando ao fase da instalação, tem que ser calculado em função da potência (Watts) da lâmpada e da distância dela até o disjuntor (no quadro de energia da residência).

Normalmente, não há grande problema quanto a isso, pode usar 1,5mm² sem medo, se estiver usando daquelas lâmpadas incandescentes (lâmpada econômica), que tem uma potência elétrica baixa. Aumente para 2,5 mm² se tiver alguma dúvida, por exemplo se notar aquecimento na tomada ou ligeiro derretimento na fita isolante de alguma ligação.

Sugiro ligar o relê próximo à lâmpada, por dois motivos: primeiro, economizar fiação. É mais barato levar um fio de telefone até a lâmpada do que um fio de energia elétrica, por ser mais grosso.

Segundo, porque qualquer problema ou curto mais sério acontecerá onde for maior a tensão ou a corrente. Levando o relê próximo ao arduino, vc leva também uma corrente e uma tensão maiores, aumentando as chances de um problema acontecer próximo ao Arduino.

Pessoal bom dia.

Eu ia usar um sensor de corrente porém o mesmo está limitado a quantidade de portas analógicas.

Decidi então usar uma porta digital para saber se a lâmpada está acesa.

Para fazer isso vou usar um relé de 127v (O relé é de 5v e baixo a tensão para 5v).

O fio a que me refiro virá da Lâmpada (127v) que irá acionar este relé e o arduíno vai ler este relé para saber se a lâmpada está acesa.

Resumindo: Seria a bitola deste fio por onde vai passar este 127v para acionar este relé.

Obrigado.

Não tinha entendido, pensei que fosse usar o Arduino pra ligar a lâmpada, mas vai fazer o contrário. Neste caso, ao ligar a lâmpada, esta vai ativar a bobina do relê, fechando o circuito que está ligado a um pino digital do arduino. Neste pino você vai precisar de um resistor de pull-up ou de pull-down.

Verifique no datasheet do relê qual a tensão e a corrente máximas que você pode aplicar à bobina. Se a lâmpada consumir mais tensão ou mais corrente do que a bobina do relê suporta, vc terá uma surpresa desagradável.

Para isso não acontecer, vai precisar de divisores ou limitadores de tensão e corrente entre a lâmpada e a bobina do relê.

Talvez fosse mais fácil você construir uma solenóide e colocá-la ao lado ou envolvendo um fio que vai até a lâmpada, e então utilizar esta solenóide como sensor de campo eletromagnético.

Vc me deu uma excelente idéia para um experimento agora! Mas só vou poder fazê-lo hoje a noite, ou talvez amanhã. Porém, se funcionar, acho que tenho um esquema para você mesmo construir um sensor de corrente usando peças de reciclagem ou componentes muito baratos e fáceis de encontrar.

Vou fazer um tópico hoje e postar, ver a õpinião dos outros garagistas pra ver se vale a pena tentar.

Alexandre,

Eu tentei construir um sensor baseado no Reed Switch onde fiz uma espiral em volta dele como se fosse um eletroíma onde o mesmo fecharia o circuito ao passar corrente em volta dele e iria ler o status com o arduíno.
O problema é que a corrente era meio baixa para fazer acionar o reed ou eu liguei algo errado, resumindo não funcionou fora o custo e tempo para construir vários além de outro problema que encontrei é que estes reed switch são muito sensívies e vários deles quebraram por ser de vidro.

Quanto ao relé eu já baixei a tensão de 127v com diodo, resistor e capacitor onde a tensão que passa após eles é de 5v.
Então a idéia é colocar um resistor pull-up ou pull-down nos contatos NA/NF do relé para ele fazer o papel de um botão.

Hoje ele já funciona, a única dúvida é que gostaria de usar a menor bitola possível(Pois ele vai vir pelos conduítes com outros fios) imaginando que estes fios vão atravessar uma casa.
Pelo que andei pesquisando a respeito até 30m posso usar uma bitola de 0,5mm pois como a corrente que vai passar é mínima (Só para acionar a bobina do relé) acho que não vou ter problemas.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço