Boa noite pessoal,

alguem conhece algum scada gratuito que rode em android? so encontrei no googlr play sistemas pagos ou bastante limitados....

Obrigado

Abs

Daniel

Exibições: 2559

Responder esta

Respostas a este tópico

Nao estou trabalhando com Android, mas como esse eh o unico topico em que o Jetty foi citado, vou relatar o que consegui ate agora.

Estou tentando diminuir o footprint necessario para rodar o ScadaBR.

Tentei instalar o ScadaBR em alguns servidores java "pequenos" (Winstone, Jetty, TJWS).

Resultado: erro em todos.

Mudei o DB para MySQL e consegui fazer funcionar no Jetty em Linux (com alguns pequenos erros na interface).

Pelo que li o Jetty possui suporte a DerbyDB, deve ser algum problema na programacao do ScadaBR que esta tornando incompativel.

Conclusao: eh possivel rodar o ScadaBR sem usar o Tomcat, usando um servidor mais enxuto, mas provavelmente isso ira exigir alguns patchs no codigo do ScadaBR e muita paciencia (e mais paciencia ainda para rodar em Android).

Vida longa e prospera.

Gabriel,

que bom ter mostrado isso. Já estava começando este caminho e vou abortar pois preciso do scadabr funcionando.

O grupo que quiser trabalhar com destrinchar o scadabr para conhecermos seu interior pode contar com minha ajuda.

Obrigado a todos pela participação.

Ernane/Adriano, na verdade a minha ideia incial seria um scadabr client (personalizado) para rodar no android/iOS. Sei que posso criar uma página html no scadabr, mas com esse client acredito que ficaria algo mais dinamico...

Cara, não pense assim não, ao contrario. O Scadabr foi feito para ser usando na internet, via browse, e ele funciona perfeitamente via browse. O scadabr não é um programa que foi feito para desktop e depois adaptado para internet, ele é pra internet mesmo e como falei funciona muito bem, vc criando um servidor vc vai ter disponibilidade para qualquer cliente browse com todas a funcionalidades caso queira uma coisa mais especifica procure fazer apenas um webservice para um aplicativo androide ou o que quiser para outros aplicativos de smartphone

Gabriel obrigado pelas análises, agora e rele o livro do Tomcat6 ver o codigo do scadabr e adaptar para o Jetty. Outra coisa consegui aquele material sobre ethernet industrial e estou enviando em anexo aqui.

Outra maneira seria vc pesquisar equipamentos que rodam ethernet sobre ambiente insdustrial eles são mais robustos, além da fibra é claro. Mas a solução ethernet ip,acredito que saiia mais barata

Anexos

Blz Adriano, mas quando falo dinamico estaria no conceito do usuario ao abrir o aplicativo já encontrar o scadabr na rede, independente da faixa de ip que ele usa.

Inclusive este é um dos meus principais problemas relacionado a interfaces web que acessam um dispositivo embarcado com ethernet, gostaria de criar uma faixa bem exclusiva (ex: 172.88.88.1) para o servidor scadabr e o app client acharia o servidor nessa faixa, independente dele ter uma rede wi-fi com internet operando em outra faixa de ip.

Nesse caso na pratica, o smartphone/tablet, teria que ter 2 interfaces ethernet, uma seria a normal para uso de internet etc. e a outra somente para se criar esse link com o servidor scadabr.

O grande lance é criar essa 2ª interface de forma virtual e imperceptivel para o usuario

Cara esse conceito de interface virtual eu não entendi, sei que posso ter maquinas virtuais que roteia para a rede delas, o que é muito comum. 

Gabriel eu fiz um pequeno teste com o jetty, fiz tudo direitinho, depois me veio o erro 503, analisando a situação o erro 503 demonstra que houve um problema na instalação, se vc for no /var/log/jetty conseguirá achar os logs do jetty, aonde seencontra os problemas, teria como vc fazer esse teste ai e ver se vc consegue debugar, pelo que vi nos logs, foram algumas pequenas inicializações que não rodou. Eu vou continuar analisando aqui pra ver o que euconsigo resolver.

Aqui eu consegui rodar no Jetty utilizando DerbyDB, mas ainda tem um erro na interface.

Foi so alterar db.url no arquivo WEB-INF/classes/env.properties 

Ainda ha um problema ao tentar visualisar os eventos, estou tentando solucionar, mas infelizmente nao sei JSP, entao isso pode demorar mais que eu gostaria.

PS: obrigado pela monografia, e se tiver oportunidade, mande meus agradecimentos ao seu amigo.

Daniel,

achei muito legal a sua ideia, mas precisamos entender detalhes.

Acho que tem coisa interessante ai.

Descreve seu conceito com mais detalhes.

Certo,

vou tentar explicar usando um pc como exemplo, nesse caso posso ter várias interfaces ethernets, basta colocar mais placas ou adaptadores wi-fi. Considerando que o usuario terá que continuar usando a internet e rede local normal, eu utilizaria uma segunda interface totalmente dedicada e já pré-configurada na faixa de ip que o servidor scadabr estivesse hospedado, ex: rede local normal = 192.168.0.0 (para usar a internet e acessos locais)   rede scadabr = 172.88.88.0 (acessar o servidor scadabr)

Dessa forma mataria 2 coelhos com uma paulada só, pois essa interface ethernet além de já permitir acessar o scadabr sem complicações e exigir do usuario conhecimento de redes, poderia servir como uma espécie de keylock, ou seja, uma licença no sentido de suporte no caso de comercialização do produto. Essa seria a minha ideia, porém ainda tenho dúvidas de como conseguir chegar nesse ponto.

Dúvidas:

Como posso já deixar gravado informações de ip, mascara etc na própria interface ethernet? (pensei de algo com o endereco MAC)

Como fazer com que essas informações não sejam visiveis p/ usuario final?

E a questao final é, como eu consigo fazer isso num smartphone/tablet já que nao consigo adicionar uma segunda interface ethernet? Por isso comentei sobre interfce ethernet virtual

PS: Na verdade até existe, inclusive tenho 2 adaptadores usb ethernet para android, mas gostaria, se possivel, algo menos gambiarra.

Espero que tenha ficado claro e que possamos evoluir com a ideia

Abs 

Pelo que entendi, vc quer deixar uma faixa exclusiva de rede para o servidor Scadabr ou outro servidor scada, o detalhe é que o aparelho, computador o que for só pode usar uma interface de cada vez em linguagem linux ou eth1 ou eth0 ou ethx, logo para acessar o servidor relacionando as interfaces pode ser feita de duas formas ou modo bridge ou modo roteamento, já a autenticação pode se colocar uma camada de autenticação sem problema, via linux isso deve ser facil.Na minha visão, vc pode fazer isso de forma muito rapida colocando o scadabr como servidor para clientes browse ou fazer um webservice para direcionar exclusivamente ao que interessa ao cliente,a vantagem de ter o servidor é a escalabilidade, manuntenção, modo redundante, cotas se for dividir o serviços para determinados clientes,acesso remoto entre outros, Um negocio da china,bastando que vc tenha capacidade de gerir seus clientes com servidores scada na propria empresa ou em cloud. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço