Amigos,

quero compartilhar com todos minha evolução na gravação de placas. Como senti a necessidade de adaptar várias placas para o Scadabr usei um kit de tintas fotossensíveis para fazer a gravação da minha primeira placa.

Não saiu 100% pois ainda tenho que adaptar algumas coisas. Com as dicas dos colegas fiz um divisor de tensão para ler a tensão de um painel solar pelo arduino e monitorar a voltagem.

Acontece que tive alguns defeitos. Acredito que os parâmetros que usei não foram adequados. Um deles é o tempo de exposição da tinta à luz UV. Usei 2 minutos. Na próxima usarei 2,5 e 3 minutos para testar.

A solução de percloreto está a 30%. Usei Hidróxido de sódio a 15% para tirar a tinta. Para revelar usei uma solução de barrilha leve a uns 10%.

Observem as imagens.

A única que deu defeito grave foi em uma trilha. Para resolver vou colocar uma solda e ver se dá para passar corrente.

Nessa última foto ficou claro o "vale" que separou  minha trilha. Vou ter que fazer uma "ponte".

Opiniões são bem vindas.

Exibições: 3171

Responder esta

Respostas a este tópico

Só uma sugestão, se a quantidade de placas diferentes compensar eu sempre mando fazer o fotolito em alguma gráfica por aqui, custa em media R$10,00 uma folha A4 e a impressão é perfeita, 

Outra dica para quem quiser um resultado profissional e proteger a placa de oxidação, eu uso um produto que chama liquid tin, é um liquido que ao entra em contato com o cobre da placa reage e deposita uma camada uniforme de estanho no cobre, protegendo o cobre da oxidação e facilitando o processo de soldar os componentes

Rafael,

Boa sugestão, é sempre uma opção, mas eu ainda prefiro imprimir eu mesmo meus fotolitos.

Também gosto de proteger o cobre das minhas placas esfregando a mesma com uma palha de aço embebida em um produto vendido como prata de superfície. 

Abraço

Legal, mas é assim mesmo nas primeiras agente apanha um pouco, uma coisa que eu estou utilizando para ajudar na qualidade do fotolito é imprimir em uma impressora laser e depois aplicar um enegrecedor de toner ele ajuda muito.

Outra coisa é quando você aplica a tinta toma cuidado pra ela não ficar muito fina passe uma camada mais grossa e depois centrifugue mas com uma velocidade não muito alta para não retirar muita tinta.

no final de semana passado eu fiz uma para testar minha tinta da FastPCB e tive o mesmo problema e eu melhorei com essas dicas que eu te dei, depois eu posto uma foto da meu teste.

 

Um abraço,

Cleber

Posta a imagem pois estamos evoluindo juntos.

Estou com o kit de tintas e a cada dia melhorando. Os colegas ajudam muito observando onde estamos errando.

Vou no fim de semana produzir outra placa, consolidando as dicas.

Vc já fez placas que ligam os dois lados? Quero aprender como fazer vias profissionalmente.

Até

Eu uso um HD velho pra centrifugar, a camada de tinta fica meio que transparente, o resultado é esse ai.

Caixa de lampada

eEsta é a centrifuga, toda suja já, kkkk

HD velho, mas virando, é só ligar a fonte (12 e 5 volts)que o danado sai virando na maior velocidade, kkkk, pode deixar até desligar (uns 4 segundos) ou dsligar com 1 ou 2 segundos, qualquer forma da certo, a tinta fica lizinha e meio transparente, neste link tem o resultado

http://www.flickr.com/photos/99752190@N05/sets

Pô muito show Sergio....Um ótimo trabalho de  criatividade. E as placas sempre ficam muito boas.

Sergio,

muito legal. Vou avaliar como fez a caixa e tentar copiar. Perfeito.

Qual a função dessa placa que mostrou? ela está muito bonita.

Vou imprimir um teste hoje e fazer uma placa com o amigo no fim de semana.

Se tiver algum projeto open que está interessado em fazer publica o arquivo ai que repetimos e comparamos os resultados. Será que como uma padronização inter-laboratorial.

Tenho certeza que outros entrariam na jogada.

Vou fazer o teste da lâmpada e tempo para determinar o melhor procedimento.

Vc usa vidro para fixar a matriz na placa?

Essa placa é um Amperimetro/Voltmetro com arduino, pra ser usado em fontes, veiculos, etc

já é uma placa pronta, com o atmega soldado e demais componentes, fica prontinha pra uso.

Em tempo,   nao é de minha autoria nao, é de cidadao da inglaterra se nao me engano, tenho os arquivos (peguei da net huauahuahu, a velha e boa NET.)

Sergio,

então ela deve até servir para medir esses parâmetros de painel solar. Então, se puder, publica o link para que possamos repetir a gravação e comparar os resultados, ok?

Aguardo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço