Boa tarde pessoal, gostaria de saber o que posso "garimpar" de peças em computadores antigos (padrões AT), e em outros eletrônico o que me é útil catar? Agradeço desde já

Exibições: 3735

Responder esta

Respostas a este tópico

Rodrigo, qual o risco?

O fato de retirar a boca do fogão pode levar a chama até o botijão?

Claro que um soprador térmico é melhor, mas pergunte-me quanta coisa eu tenho no meu laboratório que não é o melhor, mas sou obrigado a usar porque o $$$$$$ me impede. Claro que o fator risco tem que ser levado em consideraćão.

Tava pensando nisso hoje, nem é necessário retirar a boca do fogao. Qualquer boquinha de fogão já eleva a temperatura a 400 graus brincando, e você só precisa de 270 graus pra derreter o estanho. Alguns segundos de aquecimento perto da boca normal já devem ser suficientes.

Pro fogo chegar no botijão deve haver uma estrada de oxigênio, o fogo só queima quando o gáz encontra com o ar, e sem a boca do fogão a chama é mais concentrada e derrete com mais rapidez, e quase não esquenta o componente, uso bastante isso, to ate pensando em comprar um botijão sopra isso. :)

A garimpagem de hoje foi boa: desmontei um aparelho de som, tirei engrenagens, motor DC, trafo, um sensor q eu acho q é infravermelho, muitos transistores e um estoque de resistores, além de um display com iluminacao traseira (esse nao sei se da pra aproveitar, mas ta la pra fucar qualquer hora).

Ainda tenho mais 2 aparelhos pra desmontar, mais modernos, mas nao compensa consertar. Pra que eu quero aparelho de som, gastar dinheiro pra recuperar uma tecnologia ultrapassada se tenho som no computador? Sai mais barato (ou melhor: lucrativo) desmontar e retirar componentes do que gastar 50, 100 reais pra recuperar um aparelho obsoleto.

Sim, ainda que seja mais lucrativo ainda é reutilização né... é bem útil e inteligente!

Claro, se vc pensar, um aparelho de som com a saída queimada (muito comum acontecer) vai custar 60-80 reais por aqui pra consertar. Com essa grana eu compro (ou faćo) um amplificador e ligo no PC. Pensando friamente, é mais viável.

Eu canso de ver aparelhos como esses indo pro lixo, e o destino certo é o aterro sanitário e daí pro lenćol freático pra envenenar a água e o solo.

Então, antes de mandar pra lá, retiro tudo o que é aproveitável e ao menos diminuo o volume de poluićão. E ainda lucro com isso, porque em meia hora de garimpagem sai no mínimo os mesmos 60-80 reais em componentes que ainda têm utilidade, praticamente novos.

Nós, como técnicos e consumidores, temos que nos posicionar contra a obsolecencia programada dos eletronicos. Tem muita coisa cancerígena, isso é um perigo, pra não dizer burrice.

Quando não é viável consertar, sabemos que é porque as grandes empresas projetam os aparelhos pra isso acontecer. Mas fico com raiva duns técnicos que vêm um PC com a fonte queimada e dizem pro cliente jogar o PC todo no lixo, só pra lucrar mais na venda de um novo. Não preciso disso.

De vez em quando recupero aparelhos novinhos que foram pro lixo só porque tinham um fusível queimado. Semestre passado recuperei 12 PCs K6-3 duma escola pública que iam pro lixo. Estão na minha sala agora, esperando estabilizadores para meus alunos usarem.

pois é, um pequeno problema e já é descartado, tem muita utilidade nos componentes todos, concordo plenamente!

Bacana ver que tem gente que pensa assim também. Eu no momento só estou conseguindo recuperar capacitores (Tentei a técnica do fogão mas não deu certo eheuueh), de uns decodificadores que ganhei.

Para você ter uma ideia, dois desses decodificadores (Eram uns 6) iam para o lixo. Os dois que iam virar lixo são daqueles que gravam a sua programação e tal. Quando abri tomei um susto, em cada um tinha um HD de 500 gb novinho. Eu penei tentando descobrir como limpar ele para ele rodar como HD normal mas depois de uns dois dias fuçando a net toda consegui desbloquear os HDs e formatar. Hoje uso como HD extra no meu PC e um outro eu deixo num PC velho para o caso de eu precisar algum dia. 

Enfim, tem muita coisa mesmo, uma verdadeira mina de ouro para as pessoas certas. 

Nas mãos de quem sabe é outra coisa XD

pegando de sucata eu tenho, 2 pontes H ,2 motores de passo, 7 motores DC, um dysplay 16x2, uma fonte de 19V capacitores resistores, optoacopladores, e um monte de coisa, enquanto eu vejo em uma placa antiga de televisão um paraíso de componentes, os outros vêem um monte de coisinha que faz o Gugu aparecer aos domingos,kk

Pros outros é lixo, pra mim é dinheiro!

kkkkkk

Em que tipo de sucata encontrou o lcd 16x2?

Beleza! Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço