alguem ja teve problema em controlar servo-motor com arduino?!

comprei alguns servos motores (micro) q suporta até 6V, ja usei varios programas só q ele nao responde direito, as vezes fica meio travado, ja usei fonte externa, e do arduino em 3,3V pq a de 5V ele nao sai do lugar..

alguem poderia ajudar!?!! tbm comprei um servo stander de 10kg, até q responde bem, mas o torque dela parece q nao tem força seguro um poco o braço dele e nao se meche..

Exibições: 3584

Responder esta

Respostas a este tópico

Se vc usou ele pra pra suportar esforço, pelo menos um dente de engrenagem ja quebrou.

mas foi fazendo testes na mesa mesmo, nao foi com peso e é de metal, ñ pode ser q tenha vindo os 3 com problema.. usei tbm um pack de pilhas externa de e nem se mexe..

Esse pack de pilhas estava conectado ao Arduino também ou somente ao servos? Pois se estava conectado somente ao servos você teria que puxar o Gnd da pilha ao Gnd do Arduino para fechar circuito e o Arduino poder controlá-lo. Mas enquanto aos outros casos: Tem certeza que o Arduino consegue suprir a energia de um servo desses? Seu computador pode suprir essa energia pela usb? Essa parece idiota, mas tem certeza que conectou tudo certo? Tive o mesmo problema com micro servos que comprei no DX, só dava certo ao conectar direto na energia do arduino, em fonte externa tinha que puxar o Gnd, senão o servo se mantinha forçado na posição 0. Verifique se não há engrenagens emperradas. Esses micro servos de 9g ou do gênero, não costumam ter qualidade muito boa, os meus estavam um pouco duros, então passei um óleo lubrificante/desengripante (sem desmontar mesmo, só pelo furo que tem no eixo), melhorou um pouco, mas só o movimento contínuo vai deixar ele com o eixo bom mesmo.

Att, Rodrigo

nao tentei isso ahi nao Rodrigo, estava direto ao pack de pilhas mesmo..no arduino até q ele funcionou direito mas em 3,3V, e puxa sim nao qro queimar ele e preciso controlar ao total 4 servos, 3 micro e 1 stander. segundo o fabricante esses micro servo q tenho, funciona entre 200 e 250mA.

Acho que nao estao duros pq eu testei eles diretamente com um potenciometro e fluiu bem, mas vou usar a dica do óleo pra ajudar mas, e vou fechar o circuito como vc disse.

flw pelas dicas!!

Com essa quantidade toda vc vai precisar de uma fonte de energia externa, que tenha uma boa corrente pra suprir isso tudo. Se todos funcionarem em uma mesma voltagem, menos mal. Estranho não funcionar no 5v do arduino, só com multímetro mesmo pra saber.

Abraço.

pois éh tbm nao entendi o pq,funcionou bem conectando o gnd como vc disse, mas infelizmente acho que nao vai servir pro meu projeto, qria fazer tipo um braço mecanico, ou robótico como seja, para servir de base para movimentar o braço da minha vó que perdeu os movimentos de um lado.

se puder me dar umas dicas.. mas ja valeu muito.obrigado!

Desculpe, não entendi o que não vai servir para o seu projeto.

Para movimentar tudo isso realmente vai precisar de uma fonte externa, seja uma fonte de tomada 5V (pode até usar carregador de celular) ou então um pack de pilhas ou baterias em série, pois o Arduino não consegue fornecer tanta corrente que os motores consomem, mal dá pra conectar um servo no Arduino para realizar movimentos que exijam muita força, estes consomem mais energia e puxam mais corrente, podendo chegar a um pico e reiniciar seu controlador.

Para a questão de energia vamos considerar o seu pack de pilhas, a conexão deve estar em paralelo em todos os servos que deseja usar (considerando que as pilhas consigam suprir a energia). Mas não deve fazer só isso, é necessário puxar o negativo da pilha ao GND do Arduino, assim fecha corrente. O mesmo para a fonte, se desejar usar. Fazendo isso coce poderá controlar todos eles tranquilo. Pra isso também, posso te recomendar o botão de Joystick que vende aqui no Lab de Garagem. Não sei bem como programa, mas é o jeito mais fácil pra se controlar. E é isso, mais dúvidas poste aí.

Abraço

a questao do GND deu certo, ja controlo o angulo como eu qria.

estou usando uma fonte externa de 1A, será q é poco? me parece q sim pelos testes q fiz, e ainda falta conectar o servo maior o de tamanho stander.

eu preciso deles pra fazer força,no momento pra movimentar no braço a parte do cotovelo e do punho, só q nao sei se estao trabalhando com torque maximo pra fazer esse movimento.

nao pensei no joystick, pq queria que fosse automatizado, eu programar uma serie de movimentos e pronto.

vc axa que esses servos sao apropriados pra essa finalidade? de torque tenho o grande de 10kg e tres micro de 2,5 kg..no caso uma fonte de quantos A  vc axa q poderia usar!?

vlw, obrigado!!

Realmente, se ainda tem o stander pra colocar, 1A é pouco. Se é pra fazer força, deve considerar a corrente maxima (de pico ou de torque máximo). Os servos podem sim dar certo, mas não deve usar tensão nos micro servos inferior a 5V pois ele não terá torque bom. Para calcular a corrente necessária considere a corrente em torque máximo: Nos micro servos vc falou que era 250mA. Somando a corrente dos 3 (porque estarão conectados em paralelo) você precisará de 750mA só para eles. Veja a corrente máxima necessária no servo stander com o fabricante, some a esses 750mA e veja a corrente necessária para alimentar os servos. Se ainda quiser conectar o Arduino a fonte (O que pode não dar certo por ser uma fonte de 5V e ele precisar de 6V ou mais) some a este mais 250mA. Terá a corrente total no final. Essa corrente é a minima que a sua fonte terá que ter para o seu sistema funcionar. A fonte poderá ter uma corrente maior que a calculada, sem problemas.

Abraço

bom vo seguir em frente espero q de certo, infelizmente nao tenho nenhuma outra fonte de mais de 1A, vou ter q comprar e axei uma certinho de 6V/3A, a corrente do servo stander nao achei em nemhum lado,mas com essa fonte nao vai fazer falta.

qndo tiver tempo para terminar eu coloco aqui, mas valeu mesmo pelas dicas..obrigado pela ajuda! flw abraço.

Marlon amigao, tavo tendo o problema pq nao estavo conectando o GND da fonte externa ao arduino, mas ja resolvemos essa parte. a ideia era fzer tipo um braço mecanino e usar como base para prender o braço da minha vó p ela poder movimentarlo.ela teve derrame e perdeu movimentos de um lado.

eu comprei servo motores pq axo q sao mais comuns para tal movimento, mas ja nao sei se será possivel fazer por causa da força q é necessaria para movimentar o membro inferior ao cotovelo e o punho.

esses motores de passo eu sei como funciona, mas ñ me parece q seria p tal finalidade.. o q vc acha?

vlw!!

Olá Diego, como li rápido o tópico, pensei que você estava usando motor de passo...
Para sua solução acho melhor o servo motor mesmo...

[]s!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço