eu tava com uma duvida aqui se tem um modo de limpar uma placa de circuito ou seja, tirar seus componentes ( e aqueles trequinhos verdes atrás dela q eu esqueci o nome ) e tudo para só ficar a placa para poder usá-la novamente ,como tirar componentes eu já sei ,agora como tirar o cobre do verso da placa já tentei de tudo: álcool, agua quente, ácido sulfurico, limpa vidros, gasolina, etc, 

 mas nada foi sufisciente para tira-los alguem tem uma idéia?

obs: eu sei q  placas em branco custam barato, mas até elas chegarem no fim de mundo q eu moro já vo ta aposentado

Exibições: 6149

Responder esta

Respostas a este tópico

Quando o cobre estiver brilhante mergulhe em percloreto de ferro e depois da corrosão apenas ficará a placa de fibra sem pistas de cobre.

mas não tera como usar a placa para uma nova montagem de outro circuito,,, a menos que tenha um modo de criar uma nova camada de cobre virgem nela para desenhar um novo circuito e corroer novamente

Juntando as informações dos dois colegas, podemos dividir o processo em 3 etapas:

  1. Remover Componente
  2. Remover a camada de proteção com tinner (solvente) e depois remover o restante do cobre com acido percloreto de ferro ou xixi de ruck (agua oxigenada 50% 100ml, acido cloridrico 100ml (água sanitária) e água 100ml)
  3. Colar uma nova camada de cobre necessitaria ter esta, já pensei em fazer com papel laminado mas não sei funciona com a solda. Também não sei que cola usaria.

Olá,

Bom, se na placa foi usado um verniz profissional para a máscara de solda (verde, azul, vermelho, preto, branco, etc) o mesmo dificilmente vai sair com solvente, pois são usados vernizes bicomponente, isto é, verniz mais um catalizador que após ser exposto a luz U.V. é polimerizado, ficando muito resistente contra temperatura, ação mecânica e solventes.

Outra questão é como tampar os furos existentes na placa.

Fora a dificuldade de se aplicar uma nova camada de cobre que tenha uma espessura constante e que esteja aderida a base de forma a resistir o processo de corrosão, solda, vibrações mecânicas e variações de temperatura que a placa deve ser capaz de absorver de forma confiável durante a vida útil.

Na verdade, acho que não compensa o trabalho, e os custos devem ser maiores que se usar uma placa nova.

Eu apenas retiraria os componentes das placas velhas para reciclar em novos projetos, descartando adequadamente a placa.

Essa a é apenas a minha opinião.

Abraço à todos os colegas.

também acho que sairia mais caro, assim como qualquer reciclagem, quanto aos furos eles seriam parcialmente tapados pela nova camada de cobre se fosse utilizado uma folha, mas mesmo assim para trabalhos profissionais acho que não daria certo.

Quanto ao problema das distancias se demora muito a chegar compre em uma quantidade razoável que ai compensa a demora.

veja este video bem legal um cara fez um pcb em um pedaço de vidro mostra como colar a folha de cobre.

valeu pelas respostas galera, vou testar hoje a tarde, seguindo as instruções do rodrigo pinheiro, e depois posto os resultados, quanto aos furos, para mim nao tem problema nenhum, tanto que um pouco de durepóxi possa resolver o problema

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço