Adquira estes componentes na Loja do Lab de Garagem

Este tutorial tem o intuito de mostrar como é simples e fácil soldar componentes eletrônicos e que não há nenhum segredo nesta habilidade que é de suma importância, pois, com um pouco de prática, você poderá soldar qualquer componente.

 

Lista de Materiais

Estação de Solda de Temperatura Ajustável - 50W

Você pode utilizar qualquer um dos kits de ferramentas disponíveis ...

Kit avançado 

Kit intermediário

 

O que é a soldagem 

É uma prática simples, que tem como objetivo unir duas peças de maneira mecânica (para mante-las juntas) e ainda eletrônica, com o intuito de poder conduzir os elétrons entre os componentes e o circuito.

É uma habilidade indispensável, tanto para hobbistas como os usuários mais avançados que devem domina-la e para isto, devem praticar muito.

No vídeo acima, você verá na prática, como devem ser soldados componentes e abaixo verá mais informações sobre as ferramentas necessárias para soldar.

 

A solda 

Existem muitos tipos de solda no mercado, a maioria delas são feitas com um composto de chumbo, estanho e resina (também conhecido como fluxo). Elas são comercializadas em carretéis, cartelas ou ainda em pequenos tubos. A solda mais usada em eletrônica tem um a liga de resina + 63% estanho e 37% chumbo.

Há também as solda sem chumbo (Lead Free) e com outras ligas que são para aplicações especias. A proibição do chumbo é devido a contaminação que ele pode causar ao meio ambiente quando uma placa de circuito e descartada sem os devidos cuidados. Se ingerido, o chumbo é tóxico ao ser humano, por isto, sempre lave as mãos após manusear a solda.

 

O ferro de soldar

Eles são a ferramenta básica para as soldas em eletrônica. Em sua grande maioria são elétricos e há desde os simples, que podem ser comprados segundo sua potência (30, 40 e 60W são os mais comuns), como os mais modernos com controle de temperatura, ponteiras intercambiáveis e outras calibrações (estes são chamados de estações de solda).

 

Abaixo temos vários modelos de ponteiras que podem ser trocadas em alguns modelos de estação de solda. Cada uma tem sua aplicação específica. A mais comum é a ponteira em forma de lápis (2ª da esquerda para direita). Evite de lixar as ponteiras de soldar.

 

 

 

É importante também ter uma esponja vegetal ou lã de bronze específica para limpeza das ponteiras de solda, assim como um suporte para que ele não fique solto no pela bancada.

 

 

Outros acessórios

Alicate de corte: Para cortas as "pernas" dos componentes que ficam sobrando após a soldagem.

 

 

Suporte (3ª mão): Ajuda que você sempre precisa quando esta soldando, ele segura a placa enquanto você segura a solda e o ferro.

 

Cuidados

  • O ferro chega a altas temperaturas (até 600 ºC), então sempre segure ele pela base plástica ou senão você pode se queimar. Proteja a mesa e afaste outros objetos que possam estar perto. Tome cuidado!!!

  • Após manusear solda, não deixe de lavar as mãos pois ela contém chumbo que é prejudicial a saúde.


  • Evite inalar a fumaça da resina que esta presente na solda.

Como Soldar

Há também um resumo do que foi falado aqui com um passo a passo em quadrinhos, criado por Mitch Altman, com adaptação aos quadrinhos de Andie Nordgren e tradução de Maurício Martins.

Clique aqui para fazer o download.

 

Conclusão

É isto pessoal!!! É simples, rápido e com um pouco de treino vocês soldaram da maneira perfeita. Um bom método para treino é com o uso de uma placa velha, onde você pode soltar e recolocar os componentes algumas vezes.

Até a próxima. 

\o/

 

Referências

https://www.sparkfun.com/tutorials/106

http://www.soldabest.com.br/tecnicas_soldagem.htm

https://learn.sparkfun.com/tutorials/how-to-solder---through-hole-soldering/what-is-solder

http://cornfieldelectronics.com/cfe/projects.php?PHPSESSID=v8r3s8e7j14ko8h34o2vj67vu4

http://www.hikariferramentas.com.br/extensions/ferros-de-soldar/30-soldagem-02/228-ferro-de-soldar-hikari-plus-30

Exibições: 35450

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Nuno Gomes Ferreira em 11 novembro 2016 às 19:53

obg pela dica

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço