Automação Residencial

Informação

Automação Residencial

Entusiastas da automação residencial.

Local: São Paulo
Membros: 197
Última atividade: 22 Nov, 2013

Fórum de discussão

Sistema de Controle para Residencias(Arduino x CLP)

Iniciado por Wellington Santos 22 Nov, 2013. 0 Respostas

Prezados, sou muito novo no mundo do Arduino, iniciei esta semana com as programações e configurações deste pequeno microcontrolador.Estou estudando a possibilidade de trabalhar com automação…Continuar

controladora residencial

Iniciado por danilo da silva cabral. Última resposta de Anderson Ribeiro 24 Ago, 2012. 9 Respostas

boa noite a todos estou aqui para apresentar a vcs o sistema de controle residencialeste sistema trabalha com controle remoto via infra vermelho ( nesta primeira versão)optei por ultilizar um…Continuar

Assim conectaremos nossa casa à internet

Iniciado por Luís Henrique Rodrigues Senko 16 Maio, 2012. 0 Respostas

Senhoras e senhores, trago a revolução. Vou parar de abobrinha e colocar à matéria. Acompanhem.É assim que você conectará todas as coisas da sua casa à internetOs caras que trouxeram até você o…Continuar

Padrão RS485 - Protocolo de comunicação

Iniciado por Gabriel Ricardo Hahmann 26 Out, 2011. 0 Respostas

Estou elaborando um projeto de automação residencial com Arduino para controle de luz, sensores de movimento, controle de consumo de energia, entre outros. Inicialmente estava pensando em utilizar os…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Automação Residencial para adicionar comentários!

Comentário de Celso Gonçalves Melero em 9 janeiro 2013 às 16:35
Olá pessoal!

Antes de mais nada quero pedir desculpas por usar este espaço para divulgar um sorteio de 2 microcontroladores ATmega328 que estou fazendo para promover meu blog. Quer dizer participar, clique no link abaixo onde tem todas as informações.

http://robomaniablog.blogspot.com.br/2013/01/feliz-ano-novo-chegamo...

Abs
Celso Melero
Comentário de Celso Gonçalves Melero em 30 agosto 2012 às 11:25

Caro Enio,

No meu caso, pretendo colocar no forro de geso (muito ruim?). O complicado é fazer com que os fios dos interruptores cheguem todos ao arduino. Teria que ter 1 arduino para cada comodo da casa.

Celso Melero

Comentário de Enio Benatti em 29 agosto 2012 às 22:20

A ideia de usar o Arduino para automatizar não é nova , mas esbarra em um problema ENORME , onde colocar o arduino ( e sua respectiva fonte ) ?

Onde colocar os módulos de potencia ( reles ou triacs ) ?

Quem tiver uma resposta que não seja em um quadro de automação auxiliar , pode postar aqui , vamos analizar com carinho.

Abração

Enio.

Comentário de Celso Gonçalves Melero em 29 agosto 2012 às 19:26

Pessoal

Posso sugerir que criemos uma discussão de como iniciar um projeto básico de automação residencial com Arduino? Minha sugestão é um protótipo que possa ligar uma lapada através de um interruptor e um controle remoto ligados em paralelo. O controle remoto estaria ligado no Arduino. Estou montando um desenho esquematico dessa sugestão para compartilhar aqui.

O que acham? Gostariam de participar com idéias para essa montagem?

Abs

Celso Melero

 

Comentário de Celso Gonçalves Melero em 29 agosto 2012 às 12:21

Pessoal

Acompanhei a discussão com relação ao custo e confiabilidade discutidas até agora neste grupo. Realmente achei que não agregou nada ao tópico (ou quase nada). O custo de soluções de automação residencial é um ABSURDO, muito mais pelo GLAMOUR que este tipo de solução proporciona do que do custo de produção dos equipamentos envolvidos e pela tecnologia envolvida.

No ano passado (2011) estava montando meu apartamento e pesquisei algumas soluções. A mais barata (e menos agressiva a instalação já existente) ficou em torno de 5 mil reais, para apenas 4 pontos de luz.

Por esse valor eu comprei toda a iluminação (lampadas, spots, luminarias, reatores e até 2 sensores de presença) para o apartamento de 128 m2.

Sem querer estender a discussão, será que podiamos usar este espaço para discutir as soluções que podiamos criar com nossos Arduinos? Acho que seria mais produtivo.

Eu tenho algumas idéias e muitas dúvidas (rs).

Se estas idéias ajudarem pessoas a criar produtos (confiaveis) que sejam comercializados e façam com que a industria nacional se desenvolva, por si só, já seria uma grande recompensa para todos os garagistas.

 

Abs

Celso Melero

Comentário de clpduino em 17 maio 2012 às 21:00

Sei uma coisa sobre automação onde tem componente Eletrônico pode falhar a qual quer momento e por-iço que mesmo   SIEMENS com seus milhões de teste sobre sua linha de automação quando precisa uma coisa de alta segurança coloca seus CLPs uma ligado a outro  pelo processo de redundância, para garantir uma segurança suprema, mais no meu ponto de vista acho que em uma casa a segurança não precisa deste Nível infalível bem acredito que não a nada neste patamar no nosso mundo.

creio que o mais importante para uma residencia e colocar um sistema que tenha o requisito básico de  segurança um exemplo básico disso são as proteção elétricas com disjuntores e fuse para não ocorrer o incêndio na residencio ou o comprometimento da rede elétrica da mesma.  

Comentário de clpduino em 17 maio 2012 às 20:34

ALLAN concordo com você eu criei o CLPDUINO para ser uma alternativa utra -barata para classe C e D

Comentário de clpduino em 17 maio 2012 às 20:30

Bom gostaria de saber qual seria o problema de usar o CLPDUINO para automação residencial ele pode ser programado em Ladder, FBD, ou pelo proprio IDE do arduino.

E barato e fácil de usar.

Comentário de ALLAN DAVID SILVA DA COSTA em 19 dezembro 2011 às 13:47

Acabei de entrar no grupo e pretendo ajudar no que for possivel, mas antes gostarai de opinar depois de lido todos os posts....

a confiabilidade dos produtos finais ja foram testados, mas em partes separadas... sera que os criadores do arduino nao fizeram testes e testes? Outro ponto, iremos confrontar a SIEMENS ou desenvolver produtos com preços, bem mais acessiveis aos "nossos" clientes? acho tbm que pensar em valores dos produtos finais agora não justifica! antes temos que desenvolve-los! Pensar em atingir a classe emergente (classe C) seria um ótimo inicio, pois 60% da pupulação esta nessa faixa! Fazer um produto sendo um conjuto de pequenos produtos seria uma boa,....

bem, espero so inicia uma conversa, uma especie de braim storm.

aguardando....

Comentário de danilo da silva cabral em 4 setembro 2011 às 21:40

joão boa noite hoje o brasil não esta investindo muito em tecnologia do meu ponto de vista pois temos muito potencial tecnologico aqui mesmo vejo pessoas com capacidade extraordinarias  que muitas vezes acabam sendo desmotivadas pelas dificuldades financeiras este projeto em que estou trabalhando é exatamente um plano de interaçào de outras classes financeiras com estes tipos de tecnologia sei que o meu projeto ainda é muito primitivo comparado as grandes impresas gringas que ja tem uma credibilidade no mercado e investem muito dinheiro em testes e desenvolvimento eu sempre carreguei uma mensagem comigo e que sempre me inspirou

''se outros conseguem eu tambem consigo''

este projeto é um exemplo disto o tempo gasto se torna um grande prazer depois que vc ve uma coisa feita por vc funcionando e este é um pagamento sem valor

confiabilidade é so uma consequencia que se devidamente observado alguns aspectos vem sozinho

abraços

 

Membros (196)

 
 
 

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2018   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço