Saudações a todos, queria uma ajuda gostaria de saber se existe algum sensor que eu possa usar com o Arduino para automatizar uma garagem. Seria colocada algum sensor no carro que ao se aproximar a porta se abriria automaticamente.

Exibições: 2479

Responder esta

Respostas a este tópico

sensor de proximidade eu n sei se tem numero de serie, mas o Bluetooth, wifi, esse tipo de periférico eles possui um numero UNICO que creio que pode ser usado pra o que vc quer, GPS deve ter tmb, pra falar a verdade nunca pensei nesse detalhe de identificação UNICO, mas fiquei ate curioso de saber, vou pesquisar sobre o assunto.
Abraço.

Interessante o tópico....  Acredito que vc possa usar o celular para abrir o portão da sua casa. Basta deixá-lo em modo identificável e comparar o MAC dele com um valor pré estabelecido no Arduino. Como fazer? Não sei... com o tópico do amigo Renyer me deu essa "luz"....

 

Gostei. Qualquer novidade, poste para nós !

Sim, por isso o modo "identificável" deve estar habilitado. Realmente existem outras formas mais simples, mas sou movido a desafios..rs ;o)

Uma ideia seria utilizar um transceptor de RF em cada ponta (um no carro e outro no modulo  da garagem). O transceptor da garagem estaria enviando a cada certo tempo (a cada dois segundos, por exemplo) uma 'mensagem' para procurar o tranceptor do carro, quando o transceptor do carro estiver dento da area de atuação (você consegue mudar a area de atuação pela configuração da potência de saida do transceptores) o mesmo recebe a mensagem e devolve outra mensagem indicando que esta na area de atuação e que o portão pode ser aberto. Obviamente devera ser definida toda uma lógica para o acionamento.

Na Sparkfun tem varios transceptores, você pode definir algum deles e encomendar a compra na loja do LDG. Segue link do tranceptor que achei interessante, o segundo link refere-se ao software exemplo para configurar os tranceptores.

Transceptor:

http://www.sparkfun.com/products/9582

Código exemplo:

http://www.sparkfun.com/datasheets/BreakoutBoards/RFM22-Example-Cod...

Essa solução é bem mais economica, comparada com bluetooth ou wifi, porem existem soluções mais economicas ainda, se você pretende produzir como produto para o mercado.

Espero isso ajude,

Samuel

A sua ideia é boa e viável caro  Samuel Ramirez , vou ver essa semana como funciona a placa que controla o motor da garagem para ver como posso modificá-la e dou um retorno para o fórum.

Eu tava pensado aqui, Eu, COMIGO MESMO, rssssss imaginemos a situação. vc entra na area de atuação para a porta abra automaticamente e na hora ta passando um ladrão, rsssssss, Será que o mesmo iria entrar? Lembrando que dependendo do alcance (metros) que seria esse raio de atuação n teria ninguem nem perto do portão, eu n sei se isso seria uma ideia boa viu...

Mas funcionaria perfeitamente se vc mora em um condominio que vc entra com segurança pela entrada principal e so ai vc vai abrir o tal portão da sua residencia...

Bom é isso ae, é muito funcional mas acredito que a segurança vai deixar a desejar...

Abraço.

VC pode colocar no Farol Alto de seu veiculo o controle do portão tipo PPA são codificados.

Quando aciona o farol alto abre o portão ou fecha......  estes transmissores funcionam em curta distancia acredito que fique legal e mais fácil pois ja estão prontos.... 

Já se encontra este tipo de produto para venda....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213855112-controle-transmiss...

Concordo com Maurício. Se for pensar em economia e praticidade o ideal seria usar TX Car que está em torno de R$10. Agora se o objetivo é aplicar o sistema em um Arduino, existe aparelhos de RFID que faz esta função, mas extremamente caro...são os mesmos aparelhos usados para instalação do SEM PARAR dos Pedágios. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço