Boa tarde galera,

Gostaria de saber qual o tipo de sensor e de leitura que um condutivímetro realiza para que eu possa montar o meu próprio que converse com uma placa Arduino para automação da adição de sais em uma horta hidropônica.

Espero que alguém possa me ajudar.

Valeu.

Exibições: 8910

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi BD, boa noite,

fiz o seguinte teste:

Montei um arduino simulando um equipamento enviando dados pela serial.  (Usei a softserial).

O arduino envia "Teste Resultado" na serial.

Aí montei outro arduino lendo estes dados.

Usei o code anexo para ler os dados e mostrar no serial monitor:

Funcionou ok.

Segue também o diagrama de como liguei ambos.

Rui

Anexos

Rui,

se prestar atenção existe algumas diferenças entre este diagrama que voce postou aqui e o que utilizei.

alguns capacitores estao invertidos, pode ser o problema com o meu. outro detalhe que o diagrama que utilizei usa um capacitor de 10uF para a corrente (pino 2 ligando ao terra) e no seu pede um de 0,1uF.

nao possuo o de 0,1, apenas o de 1uF e o de 10uF, acha que terei problema? posso usar o de 10 sem problema correto?

tidando a questão dos capacitores invertidos (pino 4 para o 5) o sentido + esta invertido nos dois diagramas (seu e meu) as ligações estão iguais.

Amanha vou tentar trocar e testar novamente, te atualizo.

Obrigado.

http://sodoityourself.com/max232-serial-level-converter/

Oi BD, bom dia.

Primeiro;

Ambos capacitores C1 estão desenhados invertidos. (distração ao desenhar).

Nas minhas montagens eles estão montados da mesma forma que estão na sua montagem.

Segundo:

O capacitor de 10uF a que você se refere, vai do +5V para gnd e não do pino 2 para Gnd.

Pode manter este de 10uF, e pode acrescentar um de 0.1uF, mas não é amndatório não.

A sua montagem está correta.

Deve ter alguma outra razão para o não funcionamento.

Rui

Oi BD, boa noite,

este code anexo, lê os dados da softserial, 

separa os valores e salva em duas variáveis  Valor1 e Valor2.

Rui

Anexos

33
2E
33
34
20
2C
20
31
39
2E
37
0
20
20
20
20
0
D

Esses são do medidor de PH,

Precisa acionar o Rele quando o valor do primeiro lido for maior que 5.8 e desliga no 5.5

agora os dados do condutivimetro 

32
2E
30
32
20
2C
6D
53
2C
31
37
2E
38
2C
FFFFFFBA
43
0
D

Preciso acionar o Rele quando o valor for menor que 1590, e desliga no 1600.

http://pastebin.com/CEjmv2Pm

Rui, 

CONSEGUI, utilizando o seu code como base inclui um RELE (na verdade fiz um teste com LED) no pino 13 que liga quando o "valor1 <= 1590" e faz nada se for "valor1 > 1590).

E deu certo,  quando você retornar voltamos a mexer no resto que preciso.

MUITO OBRIGADO!!!! 

eu levaria um ano pra chegar aqui sem sua ajuda!

Ficou maravilhoso.

ele agora ajusta condutividade? Qual é esse valor mostrado?

é o da condutividade, e o da temperatura

1579 uS

mas nao criei o condutivimetro, estou utilizando a saida Tx de um condutivimetro comercial, que custa caro por acaso, o proximo passo será criar meu próprio condutivimetro, mas esta tarefa não é simples eu acho.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço