..

Exibições: 254

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

1. As massas tem potencial de terra (0V = GND) por tanto a indicação é para não colocar uma ponta de massa em 0V ou GND, e a outra massa (Supondo que é um osciloscópio de no minimo 2 traços, por isso duas massas ou GND) em um potencial acima de GND pode danificar o osciloscópio.

2. Imagino que tem o mesmo proposito que 1.

3. Por segurança contra danos físicos que a corrente de rede (110, 220, 380, etc.) pode provocar no ser humano quando acima de 24V, o tutorial esta recomendando sempre desligar a rede do circuito para depois manipular(desligar) a fonte de baixa tensão que alimenta a parte eletrônica, desta forma não se corre risco de choque, também esclarece que se fizer modificações mesmo em baixa tensão, desligue a fonte para não provocar danos no circuito ao tentar soldar, ligar algum componente em fim...

4. A mesma resposta do ponto 3 é valida, ligue antes a CC que não tem risco de choque eletrico e depois a rede que poderia causar danos por contato fisico entre fase a pessoa e terra.

5. A mesma resposta da resposta 4 se aplica.

Resumo, todas as instruções visam resguardar as pessoas e equipamento contra falhas por contato físico com a rede elétrica. É minha interpretação sobre o seu texto e pergunta.

Espero ter ajudado.

Saudações.

Creio que o melhor exemplo é repassar a você este PDF anexo, que entre outras coisas te explica de forma mais didática alguns fundamentos ao utilizar o osciloscópio na rede elétrica, e responde as suas perguntas de certa forma.

Mas sinta-se a vontade para continuar indagando sempre que considerar necessário, todos estamos aqui para aprender e ensinar mutuamente.

Saudações.

Anexos

Mais uma informação importante:

Se estiver usando o osciloscópio, não conecte as pontas na rede elétrica.

Pois assim, o chassi do osciloscópio poderá ficar energizado e existe o risco de choque elétrico.

O massa da ponta esta conectado no chassi do osciloscópio. 

Osciloscópios antigos tem o chassi metálico - os novos são de plastico.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço