Pessoal estou começando a usar esse módulo ESP, eu venho do Arduino Mega 328, encontrei a venda o módulo ESP já pronto com o firmware NodeMCU que é para Lua, mas realmente para mim ficaria muito mais simples utiliza-lo na IDE do arduíno com a linguagem C própria. Até por que pouparia boas horas de adaptação de código de projetos já escritos. Eu encontro muita informação que não funciona e antiga na Internet, eu estou usando a IDE 1.6.9 do Arduíno, apesar de já ter instalado as bibliotecas ESP, pelo endereço: http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

Pelo que percebi o firmware não serve para a IDE do arduino, ai minha dúvida, alguém aqui já conseguiu fazer esse processo e utilizar a IDE do Arduíno? Gostaria de uma ajuda pois realmente estou perdendo muito tempo procurando informações e não estão me ajudando muito.

Eu coloquei uma imagem da placa atual que estou usando.

Exibições: 1959

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Edilson,

Compartilhei com você e com quem tenha o link, uma pasta no Google drive, vai encontrar o firmware para IDE Arduino, um software para subir o firmware, mas se tiver um pode usar o seu mesmo.

Após subir este firmware, você deve pressionar o botão Flash e o Reset simultaneamente, o LED azul embutido na placa ira piscar rapidamente, indicando que o modulo esta no modo programação, sugiro que abra a IDE do arduino, e use o exemplo blink, apenas mude o pino 13 para pino 2, desta forma o LED do ESP8266 piscara de acordo ao delay estabelecido no código, e você estará seguro que esta tudo funcionando bem, depois disso divirta-se!

LInk Firmware

Fico a disposição.

Boa sorte!

Abs.

Da uma checada no Driver da interface usb, pois seu nodeMcu é genérico e utiliza aqueles chips CH340g, o mesmo usado no Wemos D1.

Tive bastante dificuldade para conseguir programar o meu Wemos D1-mini porque o driver recomendado não era compativel (irônico isso!) consegui utilizando o disponível nesse site aqui 

http://www.arduined.eu/ch340-windows-8-driver-download/

Depois de muito trabalho com ajuda do  Carlos kwiek e um video do Pedro minatel que vou deixar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=xi2s1P57XPE

Consegui fazer funcionar na linguagem nativa do arduino.

Os passos que segui que deram certo foram os seguintes no windows 7 64bits:

1 - Atualizei o Firmware pelo arquivo do Carlos, usando o programa dele, apenas selecionando o arquivo de Firmware na segunda linha na aba "Config" do programa, e selecionando a porta COM correta.


2 - Removi totalmente a IDE do Arduino para evitar conflitos e instalei a versão 1.6.10 limpa. Deletei inclusive a pasta de bibliotecas que fica nos documentos do usuário e a pasta arduino15 que fica oculta no seu usuário/

Appdata/Local/

3 - Segui o vídeo do Flávio para instalar a IDE e a placa ESP12, o modelo da minha é a mesma da foto em anexo no primeiro post.

4 - No menu "Ferramentas" da IDE Modifiquei as opções:

- Reset method para nodemcu

- Upload speed = 115200

Parabéns!

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço