Viva

Utilizando o esquema em anexo da fonte de alimentação com este transformador:

http://aliatron.pt/e-biz/product_info.php/products_id/829/osCsid/gtb3

Será possível obter 12 V à saída dado que cada diodo provoca uma queda de tensão na ordem dos 0,7 volts?

O LM7812 suporta 1 A?

Exibições: 1363

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Pelos meus cálculos você precisaria 18V AC no secundário para obter os 12Vcc na saída, regulados, também pelo meu calculo você vai ter uma queda de tensão no regulador, de aproximadamente 16-12=4V, supondo que você vai ter um consumo de 1 amper na saída, 4X1=4W é o calor que terá que dissipar o regulador, é uma potencia considerável para dissipar, precisara de um bom dissipador, mas voltando a pergunta, se o trafo é de 12V na saída acho que não vai dar certo, e quanto ao regulador sim, a folha de alguns fabricantes assumem que podem trabalhar até com 1 amper, outras marcas muito menos, então.. sugiro olhar a folha de dados antes de comprar determinada marca.

Bom,

Os valores de tensão indicados nos transformadores são via de regra,valores eficazes (Vef).

Isso significa que o no caso do transformador indicado no link a tensão de saída eficaz seria 12Vef.

Realmente irá ocorrer uma queda de tensão de aproximadamente 0,6V a 0,7V sobre cada diodo como em uma ponte retificadora sempre teremos 2 diodos conduzindo em cada semiciclo da onda senoidal teremos uma queda de 1,2V a 1,4V. Desta forma, chegariam aproximadamente 10,6V a 10,8V no capacitor e na entrada do regulador...

Mas tem o capacitor de filtro na jogada, e ele tenderá a se carregar com o valor de pico da senoide (Vp), tentando manter a tensão o mais próximo possível deste valor, e Vp=Vef*1,414

A tensão na entrada do regulador seria algo próximo de 14,98V a 15,27V...

Olhando o datasheet do 7812 fabricado pela Fairchild, podemos ver que a tensão de entrada (Vi) recomendada deve estar entre 14,5V a 30V, e a tensão entregue pelo nosso retificador está dentro da faixa de trabalho recomendada, melhor ainda, pois a dissipação de potência será a menor possível para um dispositivo desta classe, ou seja, menos perdas e menos aquecimento, mas ainda será preciso um bom dissipador para quando a corrente de saída estiver alta.

Então, com certeza funciona sim com um trafo de 12V.

Em relação a pergunta sobre a corrente máxima do 7812, varia conforme o fabricante e com o encapsulamento do chip.

Os 7812 (TO-220) normalmente são para no máximo 1A, embora existam fabricantes que garantem 1,5A.

Os 78L12 (TO-92) são versões para no máximo 100mA, e existem versões em SMD também.

Uma consulta ao datasheet do fabricante é sempre recomendada.

Abraço.

No circuito acima está faltando o capacitor de 100nF (não eletrolítico) na saída, que serve para melhorar a regulação e respostas a transientes....

Veja os circuitos de exemplo dos datasheets.

Abraço.

o Wichert tem razão quanto ao trafo, esqueci do velho e querido Capacitor que além de filtrar elevara a tensão 1.41, não levei isso em conta na hora do calculo.

Simulado no Proteus. Na entrada 18VAC na saída coloquei um resistor de 15 ohms 7W simulando um consumo de 800mA aproximadamente.

O pino inferior do secundário do trafo não deve estar aterrado, ok!

Sim tem razão, esqueci de deletar na realidade o trafo, já que não tinha como simular com ele, como pode ver coloquei sinal de AC na entrada da ponte, o trafo ficou sobrando e não deletei, mas valeu pela dica porque pode levar a confusão.

Desenho melhorado com correções 

Anexos

Desenho melhorado com correções. Acima.

Viva

Obrigado aos dois pelas dicas e agradeço alguns esclarecimentos do novo esquema:

1- Altero C1 de 1000 micro para 100 micro?

2- Não existe problema em por dois condensadores em paralelo em que um é para corrente continua e outro para corrente alternada?

3- Aconselham por um dissipador de que dimensão no LM7812?

Olá Rui,

Desculpe erro de digitação, mantenha 1000 miro farad sim, eu errei na hora de digitar no desenho.

Segue um video ilustrativo onde você pode ver um tipo de dissipador, existem varios modelos já prontos, embora no seu caso a dissipação vai ser pouca, lembre de usar pasta termica caso coloque dissipador, sem ela o mesmo perde muito a aficiencia de transferir o calor.

Segue também um PDF que sempre é util e como sempre digo o saber não ocupa espaço em nossas mentes, então... Da minha parte um grande abraço e boa sorte no seu projeto, se um dia puder post aqui os resultados porque sempre serve para outros, com erros e acertos o principal é colocar aqui resultados.

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=820VUzYJDDg 

PDF anexo.

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço