Olá,

Meu kit stater chegou sexta-feira (01/03/13) e hoje é (03/03/2013).

Estou no início do aprendizado e já percorri um bom caminho dessa jornada.

Meu intuito em estudar o Arduino, além da automação em si, é criar uma espécie de GPS indoor para meu cachorro.

Não irei entrar nos méritos do pq disso, mas gostaria de monitorá-lo dentro de casa.

Trocando em miúdos, gostaria de acessar do trabalho uma página na internet e ver exatamente em que cômodo ele está e mais precisamente onde ele se encontra dentro desse cômodo.

Sou da área de tecnologia e sei o projeto envolve questões como calculos, fórmulas e etc.

Estou bem confortável com isso, mas gostaria de saber qual tecnologia poderia usar com o Arduino para começar a estudar.

Que tipo de sensores seria melhor indicado para esse cenário e coisas do tipo.

Será que alguém tem alguma experiência com isso e poderia me orientar por onde começar a estudar?

Como exemplo, anexei uma planta(que peguei na internet) e nela estaria identificado meu cachorro em azul.

 

Exibições: 4163

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi, vsa senhoria deve primeiro criar um software para trabalhar a posição junto com a planta da residencia. Algo que use os valores do gps e definam em qual lugar da casa se encontra o sinal do mesmo. Veja alguns exemplos usados por estudantes e empresários que usaram este sistema em shopping center. 

Bom é isso,  exige um pequeno potencial na área de programação.

Mall Mobile Apps

O problema de GPS é que com o erro natural entre 5 e 15 metros, fica impossivel saber se ele esta no salão ou na suite :P

O que eu faria seria colocar leitores de rfid nas postas, e um tranmissor de rfid na coleira do cachorro, assim vc saberia qual porta ele atravessou por ultimo.

Olá Wagner Felix Pereira de Souza.

Pesquisei o transmissor de RFID como sugeriu e entendi que ele precisa de uma distância consideravelmente curta e meio direcionado para funcionar direito.

Agora consigo entender sua sugestão mas essa solução não me atenderia agora e nem para a expansão do projeto.

De qualquer forma agradeço a sugestão que acabou colaborando com meus estudos.

Bom Dia Felipe,

Creio que em uma aplicação Indoor o GPS em si necessitaria de um grau maior de programção como o amigo Jaciel citou já. Já pensei em uma aplicação semelhante a que vc está buscando e recomendaria vc a também pesquisar sobre RSSI (Received Signal Strength Indication). o RSSI é um recurso presente em alguns modelos de módulos de comunicação sem fio como Zigbee, Wi-Fi e etc. Esse parametro indica atráves de uma porta, a força do sinal recebido pela antena. Vamos dizer então que vc coloque uma antena em cada cômodo e uma em seu cachorro. Usando este parametro, pela monitoração da força do sinal, vc teria uma estimativa de onde seu cão está. O empecilho aqui é que para aumentar sua precisão de posição exata, vc necessitaria de mais antenas e isto acaba encarecendo o projeto. Mas é uma sugestão para se iniciar ou pelo menos vc dar uma estudada. Já vi estudos da utilização deste parametro em armazéns para localização de produtos. Se alguém mais tiver alguma idéia falem aí.

RSSI dentro de uma casa é complicado, teria que triangular por comodo.

Sim essa é a ideia...

Bom dia Srs.

Primeiramente gostaria de agradecer o tempo que dispuseram em me responder.

Pelo tempo de respostaXquantidade já vi que esse fórum é bastante movimentado. E isso é muito bom.

Bom... vamos aos pontos expostos até agora.

Jaciel Ferreira entendi sua preocupação. Não vejo o fator programação como um problema.

Na verdade o maior problema, ao meu ver, é a formula que será usada e como será usada(pura Física e Matemática daí). Programação é apenas processar a fórmula e mostrar o resultado(essa parte é a mais facil).

Fernando Nunes Jose Leitao, era disso que precisava. Uma referência para estudo. Irei fundo nesse quesito se o Jonatas Freitas expor pq acha que seria difícil.

Gostaria de acrescentar mais um ponto a questão, que foi mencionado acima e acredito que possa ter a relação com o ponto de vista do Jonatas Freitas. Não tenho o intuito de gastar pouco ou muito no projeto.

Meu intuito é que ele funcione. E se para isso for necessário colocar 25 antenas em um comodo para recepção do sinal para haver exatidão(ou algo bem próximo disso) na acuracidade, tudo bem.

Não é nada para ontem e posso adicionando aos poucos cada um desses os módulos. Minha precisão irá melhorando aos poucos.

É claro que a quantidade de antenas pode ser, ou não, a resposta para a melhor acuracidade. Mas meu objetivo é saber qual tecnologia.

Se com a experiência e/ou conhecimento de vcs, me disserem que o Zigbee é uma solução em potencial mas o empecilho seria a quantidade de antenas, irei atrás dele.

Se tiverem outras soluções, irei atrás delas e avaliar qual se adequaria melhor a minha necessidade.

Ao final, posto o código completo aqui na rede com os merecidos agradecimentos nele.

Mais uma vez gostaria de agradecer a todos pela disposição.

Felipe.

Felipe, estamos aqui sempre pra ajudar! Sempre vai ter algo que eu nao vou saber e vc tb vai poder me ajudar, o espirito é trocar experiências. O Jonatas quis dizer que como a casa é um ambiente q tem comodos , há a necessidade de se discretizar cada comodo, pois as paredes impedem, por exemplo q eu instale apenas 3 ou 4 antenas nos 4 extremos da casa para fazer a medição do sinal. O mais recomendável seria por exemplo, 3 antenas por comodo no mínimo, assim , ao seu cão entrar em um comodo as 3 mediriam a força do sinal,e após algum tratamento de software poderia obter que seu cão está , por exemplo a 1m da antena 1, 1,5m da antena 2 e 3m da antena 3 , e vc tendo as posições de onde instalou suas antenas tem assim uma estimativa bem proxima da posição do cão. Quanto mais antenas vc colocar, mais área irá cobrir e terá valores mais próximos do real. Já aviso que isso é uma visão bem superficial do assunto, e que eu apenas pesquisei sobre ele, nunca cheguei a montar um projeto do tipo. Mas acredito que toda ajuda é bem vinda.

Perfeito Fernando Nunes Jose Leitao!!!

Irei atrás desse cara então(Zigbee).

Vou deixar o post aberto caso alguém tenha alguma outra idéia/solução.

Muito obrigado!!!

Vale dizer q não é soh o zigbee q conta com esse recurso, alguns módulos wi-fi também tem. Devem haver outros, pesquise um pouco mais também rs. Nos mantenha atualizado dos avanços!! Se houverem outras soluções mais práticas não deixe de verificar também, dei apenas uma idéia.

Não sabia que o Zigbee serve tbem como possível informantes de posição.  

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço