Boa noite galerinha, no ano passado eu pedi uma ajuda para corrigir um pequeno erro que tinha no código de uma bobinadeira, graças ao mestre Rui RV, a maquina está funcionando perfeitamente, agora estou fazendo uma modificação, troquei os botões de programação por um teclado matricial, (volto a dizer que sou muito fraco em programação) a maioria das funções já estão funcionando, falta a principal função, o numero de espiras,

ex. quando digito 158 espiras, só retorna 8 e não 128 como foi digitado, ou seja, qualquer valor que é digitado só retorna o ultimo digito, 

veja abaixo a parte do código;

else if (key != NO_KEY) {
lcd.leftToRight();
numEsp = key - 48;
lcd.print(numEsp);
delay(500);
}

segue a baixo uma sguencia de fotos

está entregue nas mãos das feras, rsrs

Exibições: 10364

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

ainda tenho que faze a instalação do eixo e do sensor

qual motor  vc vai usar

BOM DIA JUARES DESDE JAGRATO PELA AJUDA DOS COMPANHEIROS DO GRUPO! EU FIZ UMAS ALTERAÇÕES NA PARTE MECANICA DA MAQUINA, ESTOU USANDO O CODIGO QUE VOCÊ POSTOU, MAIS NÃO TA DANDO CERTO, MOTOR DE PASSOS NEMA 17 DRIVER TB6560 FUSU TR8 PASSO 2 SO QUE MFAÇO O TESTE COMO VC EXPLICOU PRA OUTRA PESSOA AQUI NO FORUM ( 10 ESPIRAS FIO1MM E CARRETEL 40MM, ELA SO ANDA 10MM, TEM COMO AJUDAR COM ISSO, FICAREI MUITO GRATO

Bom dia Luciano, pelo que entendi, voce fez os teste com os valores descrito acima e a guia avançou 10mm, e depois disso soponho que tenha desligado, se sim, isso significa que a maquina está funcionando corretamente, agora é só fazer teste com valores diferentes, de preferencia baseado em um carretel ebitolas diferentes.

OBS: não esqueça de ajustar a guia para o inicio do carretel antes de começar a programação

SIM ,EU FIZ OUTRO TESTE, A RESOLUÇÃO DO DRIVER ESTA EM FULL STEP COLOQUEI (10 VOLTAS,FIO 1MM CARRETEL 10MM, SO ANDOU 3MM, ESTOU PECANDO EM ALGUMA COISA, ESTOU USANDO O CODIGO QUE VC POSTOU, T13 FUNÇÃO 13 E FUNÇÃO 14

Boa tarde Sr. LNB,

perguntas.

1. Que tipo de encoder o Sr. está usando no seu projeto?

2. O Sr. sabe o significado " informal"  de escrever em chats e posts com letras maiúsculas?

RV

não entendi, no primeiro teste com 10 espiras e com fio de 1mm ele avançou 10mm, e agora avançou somente 3mm, 

no primeiro teste indica que toda configuração esta correta, se voce mudou alguma coisa, é só voltar como estava antes,

no codigo não precisa mexer, o mais provavel é que a configuração das chavinhas da placa TB6560 não esteja correta para o código

desculpas pela letras maiúsculas, o sensor eu retirei de uma impressora hp, ele faz um pulso por volta do motor do carretel, e a configuração do driver esta com passo completo 1.6amper como pede o motor de passo meu arduino é o mega mais ja configurei as portas,na verdade so a porta do brk que ficou na porta A0 do arduino

o encoder é o  PHCT203 e fiz a ligação como esta no diagrama que o Juarez postou

a unica diferença na configuração das chaves é a SW1, eu uso em OFF as demais estão iguais, e o código que eu uso é esse que deixei no topico,

como que estava a configuração quando voce fez o primeiro teste?

Boa tarde JMC,

qual driver vc está usando para o step?

A4866 ou TB6560?

RV

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço