Alguém está desenvolvendo algum produto/protótipo com PLC (power line communication), ou já fez algo semelhante?

A poucos meses eu comprei esse adptador de ethernet PLC http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223475662-powerline-adaptado... e para mim ele funciona muito bem, já faz algum tempo que ouço falar de PLC mas ainda não vi muitos produtos com essa tecnologia? Estamos desenvolvendo alguns protótipos e ficamos interessados com essa tecnologia, por isso gostaria de saber do pessoal se alguém já fez algum projeto para que possamos trocar idéias nesse sentido. Desde já obrigado

Exibições: 1697

Responder esta

Respostas a este tópico

Janderson,

Eu estou desenvolvendo dois shields para Arduino (e de fato tambem para outras plataformas).

Existem quatro tipos de dispositivos diferentes de PLC (Audio broadcasting, Video broadcasting, data broadcasting e controle) os dispositivos que estamos desenvolvendo se encontram dentro do grupo de controle e estão orientados principalmente ao 'comando a distancia via rede elêtrica' com uma taxa inferior a 128kbps numa rede de ate 256 nodos de controle.

Com os dispositivos que estaremos disponibilizando a partir do segundo semestre deste ano, será possivel fazer o comando das cargas num estabelecimento residencial ou comercial a traves da rede elêtrica via PLC e os shields compativeis com Arduino poderão ser utilizados para adicionar dispositivos ou funcionalidades ao conjunto de controle PLC.

Um shield adicional que vai ser lançado com o do PLC e o TV-terminal / VGA-terminal. Com esse shield pode ser feita a organização do controle domótico direto da TV ou de um monitor VGA, eliminando a necessidade do uso do PC para fazer o gerencialmento do controle.

Samuel

Boa noite Samuel, obrigado por suas informações, e fico interessado em saber mais sobre seu projeto, vocês desenvolveram toda tecnologia de plc tipo circuito de acoplamento, comunicação ou compraram "pronto" de algum fabricante?

E minha grande dúvida (por isso queria fazer um protótipo) e como o sistemas PLC reagem com relação a interferências externas como motores, microondas, lampadas com dimmer e afins?

Se você souber de  algum kit para desenvolvimento com plc, manda ae

Obrigado

Olá Janderson,

O PLC para controle de cargas e comunicação de dados para comando conta basicamente com dois estágios, o transceptor com interface para rede AC e o controlador do protocolo de rede mais modem.

Já que a rede elétrica não foi feita para comunicar dados mais sim para transportar energia, o estagio do transceptor cuida basicamente de três elementos: atenuação da tensão, filtragem de ruído e compensação da distorção do sinal. Em nossos produtos compramos esse transceptor do fabricante (existem vários, Maxim, ST, Texas Instruments, Cypress, Echelon, etc). Pelo menos 90% dos problemas numa rede PLC encontram-se no estagio de interface (muito ruído, sinal muito atenuado, etc.) No conceito tudo esta OK porem na prática, você encontra muitos problemas de interferência, baixo nível do sinal etc. que sem o uso de algum transceiver dos fabricantes indicados você ira ficar com uma grande dor de cabeça. Por isso decidimos adotar o uso dos transceptores tanto da Cypress quanto da Echelon. O transceptor da Maxim é muito bom, só que é muito caro e o suporte deles e meio fraco.

O segundo estagio, que é controlador de protocolo de rede mais o modem foi desenvolvido pela nossa empresa e baseia-se num processador ARM que tem interface para Arduino, Wire, Mapple, assim como para diversas plataformas de MCU tais como Microchip e Freescale.

Samuel

Janderson,


Segue links para os kits de desenvolvimento dos fabricantes indicados na mensagem anterior:

http://www.cypress.com/?rID=38024

http://www.echelon.com/products/tools/development/power-line-dev-ki...

http://www.maxim-ic.com/datasheet/index.mvp/id/6568/t/al

http://www.ti.com/tool/tmdsplckit-v3

Infelismente os kits não são baratos, mais ainda com os custos de importação.

Samuel

Bah Samuel, muito obrigado pelas informações estão sendo muito úteis, eu realmente procurei para saber se tinha algo de plc aqui no brasil, mas fazer o que, vamos comprar no states.

Fico a disposição se precisares de alguma ajuda, ou algo que eu possa colaborar e ser útil, será um prazer.

Att Janderson

Samuel se possível me mantenha informado sobre os lançamentos destes shields, obrigado!!!

Fala Janderson,

Depois que vi seu tópico aqui relembrei de uma palestra que vi na faculdade sobre o assunto e dava de bobeira a tarde no serviço aproveitei para dar uma pesquisada sobre o assunto e relembrar algumas coisas.

Achei esse link bem interessante, pois a Maxim desenvolve um Max para a comunicação com o powerline muito bacana, estou lendo ainda (meu inglês não é dos melhores, por enquanto!) mas se a ideia for como a do max232 e o 485 vai ser muito mais facil usar essa tecnologia.

http://www.maxim-ic.com/products/powerline/

Abraços 

pois é wilian eu até conhecia esses chips da maxim, e também acabei encontrando alguns outros como a Yitran(www.yitran.com.br) e a likesprite  que inclusive fabrica um shield para Arduino Mamba(http://www.linksprite.com/product/showproduct.php?lang=en&id=69), em um outro grupo um cara de SP falou que usa PLC com esses chips da maxim para medidores digitais, mas confesso que eu achei pouco materia de como usar os chips ou de onde comprar eles no BR, principalmente se tratando do circuito de acoplamento, (transformador).

Outra coisa que ví muito frequente nos grupos foi o pessoal desistir dessa tecnologia por que dizem que não é viável, mas em contrapartida o aparelho que comprei da tp-link funciona muito bem e isso me faz acreditar que essa tecnologia é viável sim só é mal explorada.

Janderson,

Não conheço muito sobre powerline usei algumas vezes na faculdade em demostrações, mas acho uma ótima ideia. Curti o saber que já tem um shield. Acredito que o preço é que desanima a galera pois os equipamentos tem um preço salgado aqui no Brasil.

De uma boa olhada nisso é PLC e é show , já vi funcionando , e vc pode implementar um com o arduino , já que eles abriram o protocolo.

http://www.insteon.net/pdf/insteondetails.pdf

Este compara o protocolo INSTEON com os outros PLC/wireless

http://www.insteon.net/pdf/insteoncompared.pdf

Abração

Enio.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço